PRODUÇÃO: PRA QUE TE QUERO?

0 Ações
0
0
0

No nosso métier, o décor, existem mais do que apenas palavras bonitas e definitivas em francês. A brasileiríssima PRODUÇÃO parece permear e, às vezes, até mesmo dominar os interiores — das casas e apartamentos, inclusive aqueles para alugar ou vender, às lojas e mostras do setor, e às diversas mídias.

Para entender melhor suas semelhanças e diferenças, fui ouvir o que dizem os especialistas. Porque hoje a produção determina o resultado final de um ambiente residencial, comercial ou de entretenimento — verdadeiro cenário que se transforma no principal fator de percepção e atração, para um ambiente, por moradores ou pelo público em geral que procura algo mais além da estética, do conforto e, mais recentemente, da tal fluidez necessária e obrigatória. Vamos lá?

Produção de Suzana Schermann na loja Entreposto; Ambiente de quarto com muitos objetos decorativos, papel de parede listrado, colcha estampada de flores.
Ambiente de Suzana Schermann na loja Entreposto. / Fotografia: Romulo Fialdini
Ambiente de uma loja . Sofá, poltrona e cadeiras com tecidos diferentes, mesa de jantar com tampo em madeira, ao fundo estante verde com um nicho forrado de tecido estampado e objetos decorando.
Ambiente de Suzana Schermann na loja Entreposto. / Fotografia: Romulo Fialdini

Na casa, segundo a designer de interiores carioca —radicada por uma vida em São Paulo — SUZANA SCHERMANN: “Não existe uma produção premeditada. Para mim, ela é fundamental em qualquer decoração, desde que flua de acordo com o “modus vivendi” do cliente . Do moderno ao clássico, em todos os estilos, ela tem que estar em compasso com a história, muitas vezes com as memórias e as lembranças dos clientes. Busco a harmonia em relação a cada peça, e a valorização dos objetos garimpados ou já existentes”.

Produção de décor; um armário em madeira com louça branca empilhada
Produção: Kika Mattos
Lavabo decorado com vários quadros na parede
Ambiente: Kika Mattos

Para a a arquiteta baiana KIKA MATTOS, apaixonada pelo assunto a ponto de ter criado o nome Loveprodu para seus cursos, bem como para suas próprias produções ou as voltadas para outros profissionais, produção é: “A etapa de finalização do projeto, com os móveis já colocados e a chegada do profissional com os objetos (adornos), livros, obras de arte, almofadas, tapetes, luminárias decorativas e folhagens dando alma/vida para a casa. A produção é a arquitetura em pequena escala, e deixa o projeto acolhedor, aconchegante e com afeto”. Kika continua, dizendo o que a produção tem que ter: briefing do cliente, peças afetivas e proporção. “Assim a produção se torna única e com personalidade”. 

Uma fotografia de produção de décor; bancos e sombras
Produção de Wair de Paula para a loja Saccaro. / Fotografia: Gui Jordani
Mesas de centro redondas com alturas diferentes, compondo uma produção de decoração. Um vaso de planta ao lado..embaixo das mesas, um tapete colorido
Vitrine de Wair de Paula e Lenora Lohrisch para a loja Natuzzi no CasaShopping. / Fotografia: Denilson Machado

WAIR DE PAULA, arquiteto paulista com grande experiência em interiores de residências e lojas também, resume o trabalho mais voltado para o comércio assim: “Traduzir, através da seleção de cores / móveis / objetos / arte, o DNA de uma marca, com o objetivo de seduzir o cliente e, consequentemente, vender os produtos desta. Isto é visual merchandising, o VM, ou set design para mim. E é um trabalho onde não se pode usar o Ctrl-C / Ctrl-V, cada trabalho é — e deve ser — diferente do outro”.

Produção de revista de décor;
Fotografia: Casa Vogue
Cadeira em madeira e estofada em veludo vinho. ao fundo, uma papel de parede estampado
Fotografia: Casa Vogue

Já a Diretora de Estilo da revista Casa Vogue ADRIANA FRATTINI resume a produção editorial da seguinte forma: “Difere de uma produção de um ambiente ‘real’ (real no sentido de realidade mesmo, dos objetos / móveis estarem ambientados coerentes com o que habitualmente se usa) no que diz respeito à liberdade que se tem para quebrar padrões, regras. No editorial o que prevalece é a estética, a capacidade desta de demonstrar um raciocínio, surpreender, provocar emoção. Me incomoda muito a despersonalização dos espaços em geral, com suas cores neutras e mobiliário trivial. E acredito que os editoriais têm o poder de chacoalhar as ideias de quem os vê, pelo menos gosto de imaginar isso”.

Quarto de casal bem claro, com grandes janelas e cortinas brancas, uma cama com cabeceira com painel em madeira
Produção: Ilana Bessler
Produção de décor
Produção: Ilana Bessler

A produção de apartamentos e casas para alugar e vender se chama “home staging”, e chegou há pouco como novidade no Brasil, mas é uma técnica comum nos EUA desde os anos 1970. Para a fotógrafa ILANA BESSLER, habituée das revistas de décor: “Muito utilizada por imobiliárias de alto padrão para acelerar as vendas e agregar valor emocional aos imóveis, tornam a compra uma experiência mais prazerosa e incorporam uma pitada de subjetividade na decisão financeira”. Ilana finaliza: “A ideia é preparar os ambientes para que a experiência da visitação ganhe fluidez, com um passeio agradável e um roteiro inteligente. Como um curador, o profissional de home staging trabalha harmonizando os ambientes para despertar todos os sentidos. Aromas, cores, sons também são frequentemente incorporados nos projetos. Podemos criar novos layouts com as peças e mobiliário já existente ou levar um caminhão de produção caso o imóvel esteja vazio ou muito cru”.

Atualizados sobre a produção, podemos assim aprender a entendê-la, analisá-la e apreciá-la de forma mais prazerosa e útil para cada um de nós — os loucos pelo design de interiores…

 

Post sobre FLUIDEZ – clique aqui

Profissionais:  Suzana Schermann / Kika Mattos / Wair de Paula / Adriana Frattini / Ilana Bessler

 

Sergio Zobaran

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

 

 

Tag: produção

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR