INTEGRAÇÃO DE AMBIENTES É A CHAVE DESTE PROJETO

0 Ações
0
0
0
Hutan

O projeto de reforma desse apartamento de 167m², na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro), já era uma vontade antiga da arquiteta e moradora Virna Carvalho, pois, apesar de ser um bom apartamento, a planta apresentava algumas limitações que incomodavam não só a ela como também seu companheiro.

Ele pensava em trocar de imóvel e ela dizia que não valia a pena, já que os filhos são adultos e apenas um deles ainda mora no apartamento, mas já tem planos de seguir seu caminho. Foi quando o marido lançou um desafio: se Virna conseguisse resolver em projeto todas as insatisfações, a família permaneceria no mesmo endereço e investiria em uma grande reforma. Foi assim que a arquiteta abraçou o desafio de renovar totalmente o lar onde mora desde 2009.

Os principais problemas estavam na cozinha, que, apesar de ampla, tinha problemas funcionais sérios – a geladeira ficava em frente ao fogão; o closet (com pé-direito baixo e apenas 3,20m²) era muito pequeno para o casal; a varanda tinha uma vista deslumbrante, mas era pouco aproveitada pela família; a sala já não tinha espaço para uma adega maior.

INTEGRAÇÃO DE AMBIENTES É A CHAVE DESTE PROJETO
Fotografia: Denilson Machado

Virna, como toda arquiteta apaixonada por desafios, conseguiu apresentar solução para todos os problemas e ainda permitiu incluir alguns detalhes. Porém, para conseguir tal mudança, várias paredes e cômodos mudariam de função e a obra seria grande. Afinal, para ela, o local, a vizinhança e a vista panorâmica da varanda valiam o sacrifício.

A família se mudou por cinco meses para viabilizar a obra civil, que promoveu três integrações importantes que transformaram completamente o imóvel.

Cozinha com ilha e mesa acoplada, cadeiras em tecido laranja
Fotografia: Denilson Machado
Cozinha com ilha e mesa acoplada. Coifa, armarios brancos e cadeiras laranhas.
Fotografia: Denilson Machado

1) O quarto de serviço foi eliminado e passou a fazer parte da cozinha, que ganhou funcionalidade e charme no cooktop em ilha com mesa acoplada, em perfeita triangulação com bancada de lavagem e geladeira, torre de fornos, armários para despensa, espaço para melhor organização dos eletrodomésticos, melhor conforto e iluminação natural através da porta de correr em vidro que separa e define bem a área de serviço.

Sala de Tv com sofá em couro cinza.
Fotografia: Denilson Machado
Duas adegas e uma armário superior com portas fume, para guardar copos
Fotografia: Denilson Machado

2) A sala aproveitou 40cm do quarto de serviço eliminado para acomodar as adegas climatizadas e um cantinho com poltronas para que os proprietários pudessem saborear a dois o prazer de um bom vinho. Além disso, a varanda foi integrada à sala com nivelamento de piso e vedação com cortina de vidro, o que permitiu abrigar ali a mesa de jantar, móvel de apoio e um balanço para contemplação da paisagem. Com todos esses elementos aliados à sala de TV e estar já presentes no layout anterior, e o uso do mesmo revestimento de piso em todos os ambientes, o apartamento ganhou um living bem amplo, aconchegante e agradável para conviver e receber amigos.

Suite com vista para a lagoa da Barra
Fotografia: Denilson Machado
Quarto de casal com enxoval na cor azul
Fotografia: Denilson Machado
Espaço de leitura: parede pintada a mão com motivo de folhas
Fotografia: Denilson Machado
Fotografia: Denilson Machado

3) Duas suítes, o antigo hall e parte da rouparia foram unificadas e, com um novo layout, foi possível delimitar melhor os espaços e fazer tudo parecer mais organizado e funcional.  Além do dormitório com esquadria acústica e climatização com split modelo Artcool Gallery – lançamento da LG em formato extra fino que se passa por um quadro (repare que a tela reproduz uma obra do artista Gustav Klimt, em frente à cama) -, o projeto acrescentou espaço de escritório, de leitura, closet e banheiro dele, closet e banheiro dela, criando, assim, uma ampla e confortável suíte master.

Com toda a reforma, Virna conta que não poderia deixar de aproveitar para realizar um antigo sonho de ter uma casa inteligente para facilitar o dia a dia corrido de uma arquiteta, e, para isso, contou com a Tátil Automação para criar um sistema integrado que permite controlar iluminação, cortinas e ar-condicionado pelo telefone, assistente de voz, interruptor ou controles remotos.

A integração dos ambientes melhorou consideravelmente a funcionalidade e sensação de amplitude nos espaços, além de criar uma atmosfera leve e acolhedora”, comenta Virna.

A sofisticação chegou com o carinho na escolha de cada detalhe do apartamento, começando pelo porcelanato modelo Mármore Paraná, da Roca Cerâmica, usado nas lastras (super formatos) de 1,20 m x 2,50 m, aplicado em todo o piso da área social e cozinha.

O efeito marmorizado acobreado impresso em fundo claro me inspirou a trazer para a decoração a madeira natural, além de tons de verde, cobre e terracota. Desta forma, consegui estabelecer uma conexão direta do espaço com a natureza externa que se descortina na ampla varanda da sala”, justifica ela.

INTEGRAÇÃO DE AMBIENTES É A CHAVE DESTE PROJETO
Fotografia: Denilson Machado
INTEGRAÇÃO DE AMBIENTES É A CHAVE DESTE PROJETO
Fotografia: Denilson Machado

Com a intenção de potencializar a sensação de aconchego e acolhimento, a arquiteta apostou em móveis de linhas curvas, tecidos macios e plantas naturais. Outro destaque é a parede principal da sala, que ganhou uma pintura artística sutil de folhagens, executada pela Fernanda Ladeira, do ateliê A Casinha.

Além da beleza e contemporaneidade, Virna não renunciou à elegância e conforto na especificação dos móveis e adornos, como por exemplo: para a sala de TV, a Natuzzi Casa Shopping forneceu o sofá Leggiadro, estofado em couro natural cinza; no living, a Breton completou com a poltrona suspensa Folha (assinada pela Lattoog), entre outros. Em destaque, a tela do artista Marcelo Solá (com 100x70cm) valoriza a área da adega.

Na cozinha, a sensação de amplitude foi reforçada ainda pela combinação de cores claras (especificadas para bancadas, revestimentos, marcenaria e equipamentos) com a luz natural, que ficou mais farta após a reforma.

Fotografia: Denilson Machado

O projeto da suíte do casal cria quarto assimétrico, onde a harmonia das linhas geométricas, retas ou curvas, e a diversidade de material têm um papel fundamental na beleza do local. Cores mais sóbrias foram especificadas para marcenaria e uso na roupa de cama, porém o caramelo da cabeceira em couro e o tecido coral do pufe, por serem cores quentes, trazem equilíbrio visual ao ambiente.

Entre as obras de arte, a arquiteta destaca a tela do artista Augusto Petrillo (com 110x80cm) na sala e a fotografia impressa em canvas do fotógrafo Ari Kaye, na cabeceira da cama do quarto do casal.

A arte também está presente no escritório da suíte do casal, através da pintura artística na parede, em tons coloridos, realizado pela Nossa Bossa Art.

 

Projeto: Virna Carvalho Arquitetura

Fotógrafo: Denilson Machado, MCA Estudio

Produção Visual: Andréa Falchi

 

Já segue a Conexão Décor?

Siga o  nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Celina Mello Franco

 

 

Tag: projeto

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR