CONEXÃO DECÓR

CELINA

Tentei resistir, mas a beleza e a arte que já me envolviam desde cedo, falaram mais alto: Rolos de tecido, pranchetas, mesas caprichadas – a educação do olhar, que já vinha de família, sempre fizeram parte do meu dia a dia e do meu imaginário criativo. Assim, na primeira oportunidade, e sempre incentivada por amigas que se inspiravam em minha casa, ingressei na faculdade de Design de Interiores, da Universidade Cândido Mendes. Segui o coração que já pulsava forte! Na universidade, encontrei a Liliane, uma conexão imediata que se transformou em amizade para a vida e se traduz nesse grande desafio que é levar para vocês um pouco do nosso olhar, da nossa experiência, e das belezas que encontramos por aí.

M.Celina Mello Franco

LILIANE

Ao voltar ao Rio de Janeiro, após infinitas mudanças de casa com a família e depois acompanhando os filhos, encontrei minha realização profissional com o Design de Interiores. Formada também, em Publicidade e Propaganda, me especializei em desenho e imagens renderizadas nos cursos da KLC School of Design Inchbald e da Chelsea School os Art and Design, na Inglaterra. Ao voltar para a universidade, além da realização, uma grande conexão surgiu na amizade com a Celina. Há cerca de 20 anos nos conectamos pelas amizades em comum, viagens e, então, pelo trabalho. Criamos juntas o Conexão Décor, um espaço para trocarmos com vocês nossas impressões e nossos olhares em comum. Esperamos poder mostrar que o mundo da decoração é, antes, uma grande arte para ser desfrutada.

Liliane Abreu Ribeiro

COLABORADORES

Fabiano Ravaglia

Fabiano Prates Ravaglia, fundador do fpr Studio, é arquiteto formado pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU – UFF/RJ) e pela Faculdade de Arquitetura do Porto, Portugal. Com vasta experiência no mercado de arquitetura residencial, comercial, corporativa e de interiores, além de diversos prêmios nacionais e internacionais, Fabiano é reconhecido pelo comprometimento com o resultado final dos seus projetos. A realidade através das imagens em 3D e o minucioso detalhamento dos projetos, acompanhando os clientes desde o início do projeto até a entrega da obra, fizeram parte do grande reconhecimento profissional obtido pelo arquiteto no mercado carioca

MARILIA

Sul-mato-grossense, de Campo Grande. Com raízes no “velho oeste brasileiro”, fiz faculdade voltada às ciências agrárias – Zootecnia, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Com mais (ou menos?) juízo, resolvi me dedicar a outro amor: o Design de Interiores. Assim, em 2002, mudei-me para o Rio de Janeiro, onde começou essa conexão de amizade ligada pela decoração. Hoje, com um pé lá outro cá, me realizo unindo o orgulho de produzir alimentos, com o prazer de inspirar pessoas e por elas ser inspirada. Foi assim, com imensa felicidade, que recebi o convite da Cê e da Lili para participar nessa nova empreitada… Dividir, compartilhar o nosso olhar para coisas lindas é uma delícia. Melhor ainda, quando fazemos com confiança de que VAI FICAR BOM – e esse é o sentimento que elas sempre me inspiram. Desde a primeira conversa ficou claro que o nosso norte seria O BELO. Desde nossas aulas deliciosas, quando éramos colegas no curso de Design de Interiores, ficamos fascinadas por essa idéia, sua volatilidade através dos tempos, culturas… polêmica eterna! Espero contribuir com graça e leveza. Unimos a competência técnica e alto astral do seu escritório de Interiores com colaboradoras amigas, em sintonia mais que positiva. Uma afinada conexão. Quero trazer aqui uma experiência voltada para a simplicidade, para um universo de tudo aquilo que tem gosto bom (diferente de bom gosto…). Que é simples, mas especial. Uma mistura de sentidos – gosto, cheiros, texturas. Um encontro da memória de tudo que carregamos com um olhar que traduza sua essência para a vida contemporânea. Em pauta, decoração se mistura com culinária, fotografia, arte, cerâmica, livros, chás, flores, jóias, sapatos…ufa! Luxo também é bom – Peças incomuns compõe um ambiente singular e pessoal. Porque a vida é essa mistura deliciosa. Vi, e gostei. Amo/sou*. * A expressão vem da minha sobrinha amada, antenada, intensa, que quando gosta tanto, tanto de alguma coisa, diz assim… “A Bê Ésse”, abreviando o que transborda o coração.

Pedro

Pedro Galaso deu início à sua jornada acadêmica na faculdade de Design de Interiores, em 2006, e desde então não parou de estudar. Após concluir a primeira etapa, entrou para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Estácio. Entre as graduações, Pedro morou em Buenos Aires e Londres, o que lhe permitiu ampliar sua visão artística e apreço pelos detalhes. Sempre em busca de conhecimento,frequentou a faculdade de Oxford e possui duas pós graduações em Design Mobiliário e Design de Espaços, ambas pelo Instituto Europeo di Design Na bagagem, Galaso carrega mais de 10 prêmios, entre eles o prêmio de melhor design de mobiliário pela Art Basel – Miami, com sua Banqueta Ubá.

Pedro Galaso

SERGIO ZOBARAN

Sou um faz-tudo da Comunicação Social. Afinal, a PUC tinha esse curso polivalente nos anos 1970, e de lá pra cá tenho trabalhado em Publicidade, Jornalismo, Editoração e Relações Públicas. Hoje dedicado à mostra Modernos Eternos (SP e BH), e às minhas colaborações, como para o Conexão Décor: GOZTO por Sergio Zobaran.

SUZETE ACHE

Só para me apresentar, começo dizendo  que depois de nove anos de ballet, minha mãe achou  que a carreira não era indicada para uma moça de respeito. Acho que o Municipal ficou no lucro mas eu sonho até hoje com o Lago dos Cisnes. A matemática me afastou da arquitetura e acabei nas páginas de jornais. Formada pela PUC RJ, em Comunicação Social. Pelas trapaças da sorte, há 27 anos transito entre o design, a decoração e a…arquitetura. Uma sorte ou não? Passei por grandes empresas jornalísticas, inclusive no querido Jornal do Brasil, onde fui editora de moda.  Já plantei uma árvore ( um pinheiro que ficou enooorme), já escrevi um livro ( Aquim uma família apaixonada pela gastronomia  ) e já tive um filho ( e dois netos, pelo menos até agora). Ou seja, essas regras mandatórias estão cumpridas, mas na vida nada é conclusivo. Ainda bem, porque é sinal de que existe muita coisa ainda a ser compartilhada. Vou dar uma passadinha pela Conexão Decór toda semana trazendo meu olhar sobre a casa, que ao fim e ao cabo, é onde encontramos nossa tranquilidade. Espero que gostem pois Tia Suzete vem com todo gás.

Suzete Ache