CONEXÃO DECÓR

CELINA

Tentei resistir, mas a beleza e a arte que já me envolviam desde cedo, falaram mais alto: Rolos de tecido, pranchetas, mesas caprichadas – a educação do olhar, que já vinha de família, sempre fizeram parte do meu dia a dia e do meu imaginário criativo. Assim, na primeira oportunidade, e sempre incentivada por amigas que se inspiravam em minha casa, ingressei na faculdade de Design de Interiores, da Universidade Cândido Mendes. Segui o coração que já pulsava forte! Na universidade, encontrei a Liliane, uma conexão imediata que se transformou em amizade para a vida e se traduz nesse grande desafio que é levar para vocês um pouco do nosso olhar, da nossa experiência, e das belezas que encontramos por aí.

M.Celina Mello Franco

LILIANE

Ao voltar ao Rio de Janeiro, após infinitas mudanças de casa com a família e depois acompanhando os filhos, encontrei minha realização profissional com o Design de Interiores. Formada também, em Publicidade e Propaganda, me especializei em desenho e imagens renderizadas nos cursos da KLC School of Design Inchbald e da Chelsea School os Art and Design, na Inglaterra. Ao voltar para a universidade, além da realização, uma grande conexão surgiu na amizade com a Celina. Há cerca de 20 anos nos conectamos pelas amizades em comum, viagens e, então, pelo trabalho. Criamos juntas o Conexão Décor, um espaço para trocarmos com vocês nossas impressões e nossos olhares em comum. Esperamos poder mostrar que o mundo da decoração é, antes, uma grande arte para ser desfrutada.

Liliane Abreu Ribeiro

COLABORADORES

SUZETE ACHE

Só para me apresentar, começo dizendo  que depois de nove anos de ballet, minha mãe achou  que a carreira não era indicada para uma moça de respeito. Acho que o Municipal ficou no lucro mas eu sonho até hoje com o Lago dos Cisnes. A matemática me afastou da arquitetura e acabei nas páginas de jornais. Formada pela PUC RJ, em Comunicação Social. Pelas trapaças da sorte, há 27 anos transito entre o design, a decoração e a…arquitetura. Uma sorte ou não? Passei por grandes empresas jornalísticas, inclusive no querido Jornal do Brasil, onde fui editora de moda.  Já plantei uma árvore ( um pinheiro que ficou enooorme), já escrevi um livro ( Aquim uma família apaixonada pela gastronomia  ) e já tive um filho ( e dois netos, pelo menos até agora). Ou seja, essas regras mandatórias estão cumpridas, mas na vida nada é conclusivo. Ainda bem, porque é sinal de que existe muita coisa ainda a ser compartilhada. Vou dar uma passadinha pela Conexão Decór toda semana trazendo meu olhar sobre a casa, que ao fim e ao cabo, é onde encontramos nossa tranquilidade. Espero que gostem pois Tia Suzete vem com todo gás.

Suzete Ache

Fabiano Ravaglia

Fabiano Prates Ravaglia, fundador do fpr Studio, é arquiteto formado pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU – UFF/RJ) e pela Faculdade de Arquitetura do Porto, Portugal. Com vasta experiência no mercado de arquitetura residencial, comercial, corporativa e de interiores, além de diversos prêmios nacionais e internacionais, Fabiano é reconhecido pelo comprometimento com o resultado final dos seus projetos. A realidade através das imagens em 3D e o minucioso detalhamento dos projetos, acompanhando os clientes desde o início do projeto até a entrega da obra, fizeram parte do grande reconhecimento profissional obtido pelo arquiteto no mercado carioca

MARILIA

Sul-mato-grossense, de Campo Grande. Com raízes no “velho oeste brasileiro”, fiz faculdade voltada às ciências agrárias – Zootecnia, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Com mais (ou menos?) juízo, resolvi me dedicar a outro amor: o Design de Interiores. Assim, em 2002, mudei-me para o Rio de Janeiro, onde começou essa conexão de amizade ligada pela decoração. Hoje, com um pé lá outro cá, me realizo unindo o orgulho de produzir alimentos, com o prazer de inspirar pessoas e por elas ser inspirada. Foi assim, com imensa felicidade, que recebi o convite da Cê e da Lili para participar nessa nova empreitada… Dividir, compartilhar o nosso olhar para coisas lindas é uma delícia. Melhor ainda, quando fazemos com confiança de que VAI FICAR BOM – e esse é o sentimento que elas sempre me inspiram. Desde a primeira conversa ficou claro que o nosso norte seria O BELO. Desde nossas aulas deliciosas, quando éramos colegas no curso de Design de Interiores, ficamos fascinadas por essa idéia, sua volatilidade através dos tempos, culturas… polêmica eterna! Espero contribuir com graça e leveza. Unimos a competência técnica e alto astral do seu escritório de Interiores com colaboradoras amigas, em sintonia mais que positiva. Uma afinada conexão. Quero trazer aqui uma experiência voltada para a simplicidade, para um universo de tudo aquilo que tem gosto bom (diferente de bom gosto…). Que é simples, mas especial. Uma mistura de sentidos – gosto, cheiros, texturas. Um encontro da memória de tudo que carregamos com um olhar que traduza sua essência para a vida contemporânea. Em pauta, decoração se mistura com culinária, fotografia, arte, cerâmica, livros, chás, flores, jóias, sapatos…ufa! Luxo também é bom – Peças incomuns compõe um ambiente singular e pessoal. Porque a vida é essa mistura deliciosa. Vi, e gostei. Amo/sou*. * A expressão vem da minha sobrinha amada, antenada, intensa, que quando gosta tanto, tanto de alguma coisa, diz assim… “A Bê Ésse”, abreviando o que transborda o coração.

PATRICIA

“CONECTAR:- estabelecer conexão entre,unir,ligar … estabelecer conexão entre com o objetivo de transferir dados, interligar…” (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa) Ele disse e elas vão cumprir! Essa é a proposta e eu me conectei imediata e absolutamente com o convite dessas duas amigas queridas para me conectar com o “Conexão Decor”! Séria responsabilidade!? Sim! Insegurança? Sim! Mas o projeto delas é tão! tão! tão sedutor que eu me joguei de coração e gratidão! Falar de lindezas, do inusitado, do que provoca o olhar da gente e através disso – olha a palavra aí de novo – nos conectarmos! Tem melhor que isso? Tem! Como? Vocês se conectarem com essa proposta! Aí vai ser o Céu! Aqui o Céu pode ser azul…pode ser vermelho de bolinhas brancas ou com listras furta-cor! Aqui cada um escolhe o Céu que quiser! Aqui pode! Ah! Elas pediram que nós, as colaboradoras, escrevêssemos um pouquinho sobre nós mesmas, tipo uma apresentação mas pensei bem e na boa?! Só tem gente competente e eu …. Achei melhor me resguardar pra irmos nos conectando aos poucos ou ” aos muitos”! Fica a critério de vocês! Grande prazer em conhece-los! Pat Patricia Fonseca