FOFOS: os móveis do século 20 até hoje. Se joga no antes e depois!

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Todo mundo sabe que a noção de conforto na casa mudou completamente… e não foi apenas durante a pandemia. Ela já vinha se arrastando há alguns anos como nós no sofá, onde hoje quase nos deitamos, em vez de sentar. Trata-se de um novo conceito de mobiliário? Ou seria uma outra concepção das antigas boas maneiras?

Se os eretos canapés com assento e encosto de palhinha já haviam sido abandonados no seu auge no século 19, os sofás e as poltronas das mais icônicas do design brasileiro surgiam nos últimos anos das décadas de 1950 e 60 respectivamente – vide os exemplares Mole (1957) e Jangada (1968), assinados por Sergio Rodrigues e Jean Gillon que, com seus almofadões de couro sobre estruturas de madeiras nobres, apontavam e ainda apontam com sucesso para o relax em detrimento da postura mais “correta” em nossas salas de estar. O próprio Sergio aparecia, em desenho de Juarez Machado, despojadamente sentado na premiada (em Cantu, na Itália) Mole – criada por ele em princípio como sofá para o estúdio do fotógrafo Otto Stupakoff – com a perna jogada sobre um dos braços da poltrona, que delícia!

Internacionalmente, na história do móvel moderno, no final dos anos 1960 e início dos 70, estes e outros designers-arquitetos-artistas fizeram e nos legaram sofás e suas poltronas-irmãs confortabilíssimos e rechonchudos que voltam à tona desde 15 anos atrás – e agora com força total – em suas versões originais ou em repetidas edições ou reedições de sucesso como os Strips (produzido pela Arflex), da arquiteta italiana Cini Boeri, projetado em 1968, hoje na Micasa; o Camaleonda (da B&B Italia) hoje na Casual, do também italiano Mario Bellini, de 1970; e o Togo, com design do francês Michael Ducaroy, da Ligne Roset, de 1973.

Sofá Strips, da arquiteta italiana Cini Boeri, produzido pela Arflex
Sofá Strips, da arquiteta italiana Cini Boeri, produzido pela Arflex
Sofá Camaleonda, da Casual Móveis. Design do italiano Mario Bellini
Sofá Camaleonda, da Casual Móveis. Design do italiano Mario Bellini.
Sofá Togo ,design Michael Ducaroy, da Ligne Roset.
Sofá Togo ,design Michael Ducaroy, da Ligne Roset.

Era inicialmente com a revolução dos materiais, como a espuma, o plástico, o alumínio, o uso do couro, e a própria madeira que a indústria se lançava em novos caminhos para a fabricação em série de peças de mobiliário tradicionalmente feitas uma a uma por mestres marceneiros e estofadores, estes que o sul do Brasil convencionou chamar de tapeceiros, uma profissão tão artesanal quanto a marcenaria, e também ainda em voga para as criações mais específicas e individualizadas, através dos poucos profissionais restantes.

Em seu livro Decoração – ideias e princípios práticos, de 1973, Geli Moreira de Souza (que organizava cursos de decoração na Florilândia, fundada por ela e seu marido, o “jardineiro” José Cândido Moreira de Souza em Petrópolis), já dizia:

A escola italiana do estilo moderno deve seu sucesso à audácia de suas formas aliada à elegância dos materiais empregados e à busca de conforto”.

E continuava: “Na França, o movimento foi retardado limitando-se às cópias, sobretudo da Escandinávia. Só recentemente – dizia Geli em 73 – começou a se fazer sentir a concepção francesa do estilo moderno (e aí cita Pierre Paulin, entre outros), sobretudo em face dos espaços reduzidos dos modernos apartamentos parisienses que usam uma grande variedade de módulos e móveis transformáveis…”.

E mais: “Nos Estados Unidos, principais precursores do estilo moderno, temos desde os móveis que já hoje conservam um aspecto clássico e refinado… (e cita Charles Eames e Florence Knoll, entre outros) até criações mais livres”.

Nos dias atuais, produzidos na Europa e na América, e com sua distribuição mundial, convivem contemporaneamente os “clássicos” do passado e outros móveis fofos e muitas vezes modulados que citamos, e os de criação recente assinados pelos ousados e aclamados irmãos Ronan e Erwan Bouroullec, e mesmo pelo chic Pierre Yovanovitch. Na Itália, pelo grande Piero Lissoni, e nos Estados Unidos pela fofíssima e sempre inovadora Kelly Wearstler, por exemplo.

Irmãos Ronan e Erwan Bouroullec, sofá PLOUM, imagem vai Ligne Roset.

Parrudos, fofos ou gordotes, o nome que quiserem lhes dar, estes móveis nos trazem conforto em todos os sentidos, inclusive para o olhar. Afinal, a estética também conforta, “para que possamos viver e morar melhor em ambientes de gosto equilibrado”, como pontua Paulo Affonso de Carvalho Machado, expert e autor de diversos livros sobre nossos temas, como as antiguidades, em sua apresentação do livro de Geli, que ele classifica como “verdadeira mestra da decoração”.

Vale lembrar que a história, mesmo quando não tem passado tão longínquo, pode nos proporcionar um banho de conhecimento e entendimento da própria contemporaneidade, na qual vivemos e em que tanto queremos nos espelhar. Aqui, antes e depois se contrapõem e, ao mesmo tempo, preservam aquilo que é essencialmente bom, moderno e eterno.

 

Sergio Zobaran

 

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