A ARTE DE DIZER NÃO

0 Ações
0
0
0

Aprendi, trabalhando como redator de chamadas na Rede Globo, a nunca começar uma frase com um NÃO, e jamais dizer MAS no meio da mesma ou de qualquer outra.Por motivos óbvios, segundo meus chefes.

Para eles, adeptos da linguagem direta, reta e sem volta da TV, negar algo de cara traduz sempre um pensamento do qual você dificilmente consegue se desvencilhar. E colocar depois um senão deveria ser evitado pois é sinal claro de que você não precisava ter enunciado qualquer coisa contrária no início – pra quê, se você sabia que iria dizer um MAS depois?

No entanto, nossas vidas e nossas frases são cheias de vícios e chavões, e NÃOS e muitos MAS frequentam nossos pensamentos e bocas, não é mesmo?

Um exemplo que engloba as duas expressões:

“NÃO gosto de cerâmica e palha para um apartamento na cidade, MAS se for para uma casa de praia, acho super OK”.

Vamos de novo, seguindo a sugestão global e a nova ordem mundial de generosidade colaborativa:

“Adoro cerâmica e palha, especialmente para as casas de praia!”.

Voilà! A sentença lá de cima quer dizer a mesma coisa. Mas a maneira atual de se expressar – que às vezes consideramos chata, ‘politicamente correta’, faz tanta diferença…

No varejo da decoração, ‘linda e lindo’ são as palavras mais usadas. Depois vem: ‘eu’ e ‘acho’ juntas ou separadas. Mas o que você acha importa tanto assim para quem ouve (a menos que ela pergunte a sua opinião, claro)?

E quando o consultor de vendas (não falamos mais a palavra vendedor) afirma: “eu teria”, “se fosse você, eu levaria” … Que peso real, que credibilidade tem essa afirmação de uma pessoa que às vezes nem nos conhece nesta nossa decisão de compra?

Seguir as/os influencers também pode ser uma maneira de entender – e concordar ou não – e compartilhar meus pensamentos acima. Não se deixe iludir: normalmente elas/eles acham lindo tudo o que informam, apresentam, recebem ou ganham.

E nunca dizem NÃO ou MAS. No primeiro caso, por quererem sempre dar dicas e conselhos úteis e positivos. E preste atenção: muitas daquelas ‘opiniões’ são patrocinadas, e daí uma negativa ou a dúvida e/ou colocar senões não cabem mesmo!

Exercite sua capacidade de dizer NÃO seguida de alguma palavra simpática, por exemplo ‘obrigada/obrigado’. MAS nunca deixe de ser você mesma/mesmo ao expressar suas opiniões, pensamentos e sentimentos.

Saiba dizer NÃO, MAS com aquela mesma gentileza que gera gentileza.

 

Sergio Zobaran

 

 

 

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça  também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR