Iniciamos esse “capítulo” – Mulheres na Arte – no século XIX, com Berthe Morisot*, e neste artigo voltaremos alguns séculos para trás, a fim de olhar para uma das grandes pintoras do período BARROCO: Artemisia Gentileschi que representou o feminino em sua produção pictórica, e as últimas retrospectivas da artista realizadas na Europa, têm buscado valorizar a dimensão de sua obra e sua relevância para a história da arte.
A artista conviveu desde muito jovem com a arte, pois seu Pai, Orazio Gentilheschi, era um famoso pintor em Pisa, e foi ainda discípula de Caravaggio, artista bastante transgressor, para a época. Importa ressaltar que Artemisia foi abusada sexualmente por um colega, aos 19 anos, e sua vingança evidenciou-se por meio de composições visuais, em que figuras femininas tiravam a vida de seus inimigos, a exemplo Judite degolando Holofernes.
Na obra Jael & Sísera, outro exemplo, Jael esperou o exausto Sísera cair num sono profundo, e com um martelo cravou uma estaca de sua tenda na têmpora de Sísera, que morreu ali mesmo. O texto bíblico informa que a violência do golpe foi tão grande, que a estaca cravou na terra (Juízes 4:21). A destreza de Jael ao manusear o martelo e a estaca, provavelmente tinha a ver com o fato de que geralmente era tarefa das mulheres montar e desmontar as tendas.
O corpo feminino é um dos elementos triunfais na obra de Artemisia, que também desenvolveu estudos de anatomia, perspectiva e claro-escuro, com a potência, persuasão e teatralidade BARROCA.
Não temos dúvidas quanto aos embates de gênero que ela deve ter enfrentado ao atuar no universo da Arte, espaço majoritariamente masculino. Investigar a trajetória profissional de Artemisia na pintura, nos permitiu conhecer uma artista inserida no contexto das cortes da península italiana e da Europa como um todo, tendo desenvolvido uma produção à altura das exigências de alguns importantes líderes políticos e colecionadores de sua época.
* Primeiro “capítulo” – Mulheres na Arte – no século XIX, com Berthe Morisot , clique aqui para ler.
Lourdes Luz / Katia Souza / João Torres
Você já conhece nossas redes sociais?
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.