Meu Coração Bate Forte Por ÉVORA!

0 Ações
0
0
0

Saudades de Portugal:

Meu Coração Bate Forte Por ÉVORA!

Novamente em Portugal, desta vez, a cidade eleita é ÉVORA, no Alentejo.

 

A primeira vez que visitei a Cidade era um julho, um calor que eu nunca havia sentido igual, cheguei a me jogar no chafariz e minha roupa secou numa rapidez incrível. Na segunda vez, pude dar mais atenção ao que vi diante dos meus olhos. Era inverno.

O coração de Évora é a Praça do Giraldo de grandes dimensões

O coração de Évora é a Praça do Giraldo de grandes dimensões. Este lugar tem sido testemunha de importantes momentos da história de Portugal, como: a execução de Fernando, Duque de Bragança, em1483 e a queima pública das vítimas da Inquisição no século XVI.

A magnitude do casario e das arcadas em cantaria (pedra) compõem com as galerias e a fonte de mármore do século XVIII (obra barroca de Afonso Alvares). Elementos que abraçam este espaço urbano que ainda é coroado pela Igreja de Santo Antão.

As paredes da Capela dos Ossos e os oito pilares que a constituem encontram-se revestidos com ossos e crânios humanos, cuidadosamente dispostos, ligados por cimento pardo. Calcula-se que sejam cerca de 5000 caveiras, entre inúmeros ossos provenientes das sepulturas da igreja do convento e de outras igrejas e cemitérios da Cidade

A Capela dos Ossos foi edificada no século XVII por iniciativa de três frades franciscanos cujo objetivo era transmitir a mensagem da transitoriedade da vida humana. Essa mensagem é passada aos visitantes logo à entrada, através do aviso: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”. Mostra, no fundo, o macabro gosto do homem barroco pela necrofilia.

As paredes da Capela dos Ossos e os oito pilares que a constituem encontram-se revestidos com ossos e crânios humanos, cuidadosamente dispostos, ligados por cimento pardo. Calcula-se que sejam cerca de 5000 caveiras, entre inúmeros ossos provenientes das sepulturas da igreja do convento e de outras igrejas e cemitérios da Cidade.

A Catedral de Nossa Senhora da Assunção ou Sé de Évora f

A Catedral de Nossa Senhora da Assunção ou Sé de Évora foi construída nos finais do século XIII até inícios do século XIV no estilo gótico, contendo elementos românicos.

ÉVORA é uma das joias de Portugal, uma cidade museu, cercada por muralha, considerada patrimônio mundial pela UNESCO em 1986.

Lourdes Luz

 

Arte IN FORMA 

Lourdes Luz / Katia Souza / João Torres

Você já conhece nossas redes sociais?

Já segue a Conexão Décor?

Siga o  nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.

Celina Mello Franco

 

Tag: Évora

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR