A “Casa Darya”, apresentada por Beta Arquitetura na 33ª edição da CASACOR Rio de Janeiro, é um espaço de 100 m² concebido como um refúgio para acolher e inspirar “memórias no agora”.
Inspirados pelo tema “De presente, o agora”, que convida à reflexão sobre o impacto de nossas decisões cotidianas no futuro, os arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida criaram a “Casa Darya”, um espaço onde tempo, alma e mente se encontram em perfeita harmonia, pilares fundamentais que orientam o projeto.
O ambiente de 100m² leva o nome de uma divindade persa, que significa “aquela que cuida do que ama” e representa o cuidado e a preservação do que é precioso, refletindo-se em uma arquitetura que se propõe a ser um lar.
Sua identidade tem muita bossa e é definida por uma rica mistura de texturas, cores e materiais, onde paisagismo, artesanato e arte se unem para criar um espaço sofisticado, simples e harmonioso. Cada detalhe é pensado para acolher e inspirar, convidando à introspecção e à conexão com o presente.
“A Casa Darya desafia a pressa da vida moderna, nos convidando a desacelerar e valorizar cada momento. Aqui, morar se torna uma experiência sensorial completa, onde cada elemento do espaço se conecta às nossas emoções, celebrando a simplicidade, a elegância e a profundidade do ser”, explicam os arquitetos.
Essa visão foi concretizada em parceria com a Criare, por meio da escolha dos materiais desenvolvidos pela marca, que foram essenciais para a criação do ambiente, composto por um hall de entrada, living integrado com cozinha e sala de jantar, e uma área íntima com suíte e closet, tudo adornado por um rico paisagismo assinado por Maira Castro, do escritório Horto Girassol.
Ao entrar na “Casa Darya”, o visitante é recebido por um hall que remete a uma caixa revestida com painéis de muxarabi (elemento arquitetônico característico da arquitetura tradicional do mundo islâmico) no padrão Branco da Criare, inspirados na cultura árabe. O desenho vazado das treliças de madeira se harmoniza com o piso cerâmico da Lepri, presente em todo o projeto. Em seguida, encontra-se um amplo living integrado à cozinha e à sala de jantar, que conduz para a suíte com closet.
A marcenaria é um dos pontos altos do projeto, tendo o padrão Freijó da Criare como protagonista, utilizado para solucionar a questão arquitetônica dos contrastes entre os pés direitos do espaço. Ele reveste toda a parte mais baixa, forrando tanto o teto como também as paredes, além de desenhar os armários, bancadas e estantes, aquecendo e trazendo aconchego ao ambiente.
Na área íntima, o closet, o destaque é a escolha da laca fosca Blush, lançamento da Criare, um tom neutro rosado que representa a arte de corar, que contrasta com o amadeirado e destaca o interior aberto do armário.
Já na parte alta, onde se encontra o living e o quarto, paredes e tetos recebem uma pintura num tom off white da Coral, que proporciona amplitude e evidência a decoração, com móveis contemporâneos da Novo Ambiente, como o sofá Chapada de Roberta Banqueri e a icônica poltrona Zeca de Zanine Caldas, além de tapetes naturais paquistaneses feitos à mão, da Galeria Haith, que trazem textura e um toque artesanal.
O projeto luminotécnico conta com arandelas e pendentes de Waldyr Júnior, que valorizam cada canto e também contribuem para evidenciar ainda mais a escolha das obras de arte, que conta com a curadoria da galeria Mathias Brotas.
“É um espaço com personalidade e, ao mesmo tempo, suavidade e naturalidade, uma mistura charmosa e sofisticada que permite criar experiências, estimular as pessoas através da vivência no morar e, principalmente, formar memórias no agora”, concluem Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida.
Projeto: Beta Arquitetura
Fotografia: MCA Estudio
Serviço CASACOR RIO 2024:
- Visitação: de 24 de setembro a 24 de novembro de 2024
- Local: Shopping Fashion Mall – Estrada da Gávea, 899 – São Conrado, Rio de Janeiro – RJ, 22610-001
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco