“Sentimento do Mundo” – individual do artista plástico carioca Dudu Garcia

0 Ações
0
0
0

Em série inédita, o artista carioca apresenta pinturas em pequeno formato e ocupa  integralmente o subsolo da galeria Verve com uma instalação.

A Verve Galeria exibe a exposição “Sentimento do Mundo”, individual do artista carioca Dudu Garcia com texto crítico de Fernando Cocchiarale.

A mostra contará com um conjunto de pinturas de pequeno formato e uma instalação no subsolo da galeria.

Essa instalação trás referência a minha estória na industria têxtil, são pinturas em um expositor de tecidos. Faz parte de uma grande instalação, que quero fazer num museu, chamada Estocagem“, contou Dudu Garcia com exclusividade para o Conexão Décor.

Depois de participar em 2019 do circuito das feiras com a Verve, Dudu Garcia volta a expor na galeria paulistana apresentando a série RA135, toda composta de pinturas inéditas em pequeno formato. O título, uma homenagem ao livro homônimo do poeta Carlos Drummond de Andrade, faz referência às possibilidades narrativas a que estes pequenos fragmentos da realidade podem aludir.    

Nas pinturas de Dudu Garcia, as superfícies apresentam-se enquanto lugar do encontro improvável  entre o abstracionismo informal e o hiperrealismo. O artista trabalha desta forma sobre o deslocamento de paisagens urbanas despercebidas para o interior de seu trabalho. A ferramenta básica utilizada em sua pesquisa pictórica se dá desta forma através do diálogo entre a ação do tempo e as superfícies.

 

 Em suas pinturas, Dudu utiliza materiais orgânicos: pó de pedra, poeira, petróleo, borracha e limo sobre telas de linho, cânhamo e canvas de algodão.

Durante a ArtRio de 2019, o crítico Paulo Herkenhoff, que selecionou um trabalho do artista para integrar o acervo permanente do Museu de Arte do Rio (MAR), observou que Dudu “...criou um mecanismo sintético e sofisticado para registrar, através do espaço, a passagem do tempo”.

Desta forma, o artista explora as infinitas possibilidades da sobreposição e criação de texturas, literais e sugeridas, superando restrições do plano bidimensional e oferecendo ao observador um mundo único, atmosférico, imaginado e ilusório, ainda que extraído do mundo real.

Nas palavras do curador Fernando Cocchiarale “Dudu Garcia conseguiu produzir um sistema fundado na experimentação das possibilidades poéticas de uma pintura que extrai sua ordem espacial básica das marcas do tempo e dos homens deixadas sobre paredes e outras superfícies reais. Dudu expõe aquilo que o quadro (entendido como janela móvel na Renascença), antes, costumava cobrir (parede). No lugar da janela, partes e fragmentos de paredes.” conclui o curador.

 

Texto Crítico: Fernando Cocchiarale

Coordenação: Allann Seabra e Ian Duarte Lucas

Local: Verve Galeria

Abertura: 20 de Fevereiro de 2019, quinta-feira, às 19:00 hrs

Período: 20 de Fevereiro a 21 de Março de 2020

Horários: Terça a sexta-feira, das 11:00 às 19:00h / Sábado, das 12:00 às 17:00h

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue o Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

tag: Dudu Garcia

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR