Cadogan é um tipo de bule de origem chinesa usado para servir vinho, também conhecido como pote de vinho. A peça não tem tampa e a bebida é colocada através de um furo na base do bule, que depois é vedado com uma rolha.
Ganhou o nome de “Cadogan”, pois era uma das peças da coleção de porcelana chinesa do Conde de Cadogan, membro da nobreza britânica. Posteriormente, esse modelo de bule foi muito reproduzido pelas principais manufaturas da Europa e usados no ritual do chá. As peças se destacam pelo seu formato diferente, alguns em forma de frutos, e decorados com pinturas e relevos.



A importância da cerimônia do chá:
Era um símbolo de status e refinamento. Oferecer chá de boa qualidade, em belos serviços de porcelana, demonstrava riqueza e sofisticação. Sem dúvidas, era uma oportunidade para encontros sociais discretos onde se tratavam assuntos familiares, casamentos arranjados ou até alianças políticas.
Normalmente, eram servidos em salas de estar ou jardins privados, por volta das 17 horas, muitas vezes com música suave ao fundo, decoração cuidada, toalhas de linho, flores frescas, louça de porcelana delicada. Nos séculos XVIII e XIX, com a influência do Império Britânico, o chá tornou-se moda entre a aristocracia europeia.
A anfitriã, dama da casa, era quem preparava e servia o chá, demonstrando elegância e boas maneiras, os criados auxiliavam trazendo os tabuleiros, aquecendo a água e servindo os convidados com discrição.

Curiosidade: O chá chegou a Portugal com forte influência inglesa, especialmente após o casamento de D. Catarina de Bragança com Carlos II de Inglaterra em 1662 – ela própria levou o hábito do chá para a corte britânica.
Nas casas aristocráticas portuguesas, o chá era um sinal de refinamento e uma certa modernidade, servido em momentos de recepção ou em fins de tarde. À mesa encontravam-se os bolinhos conventuais (como queijadas, toucinho do céu, pastéis de Santa Clara), pão de ló e papos de anjo.


Que Delícia !!!
Autores: Lourdes Luz e Katia Souza
Lourdes Luz / Katia Souza / João Torres
Você já conhece nossas redes sociais?
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.