Jardim de inverno virou uma agradável varanda

0 Ações
0
0
0
Hutan

Antes envidraçado e isolado, após a reforma, o jardim de inverno virou uma agradável varanda aberta, com direito a jardim vertical, integrada à circulação dos quartos.

O arquiteto e paisagista Alexandre Bianco transformou uma área com 35m2 que era ocupada por uma churrasqueira coberta no segundo piso de uma cobertura duplex, no Recreio dos Bandeirantes (Zona Oeste do Rio), em um charmoso espaço gourmet, com clima de sala íntima da família.

O projeto foi desenvolvido para uma cliente do setor judiciário (em idade madura, com uma filha de 16 anos) receber a família em reuniões e eventos, juntamente com amigos.

Jardim de inverno virou uma agradável varanda, com painel de azulejos em azul e branco na parede de fundo

Varanda incorporada a sala que virou um espaço gourmet,

Transformei um espaço estreito, de pequenas dimensões, localizado na chegada do segundo nível da cobertura, em uma área gourmet, ao lado do solarium da piscina e próximo aos quartos do imóvel, sem ser caracterizado apenas como um ambiente destinado à gastronomia”, explica Bianco.

Originalmente, o espaço era definido por quatro ambientes distintos: “hall” na chegada da escada do primeiro nível, “área da churrasqueira” (assim denominada pelo construtor por estar ao lado da piscina), “circulação” para os quartos e escritório e um “jardim de inverno” envidraçado, destinado ao hobby familiar de cultivo de plantas. 

Varanda fechada com espaço gourmet, coifa, churrasqueira e cooktop na bancada. Ao lado mesa com sofá e na parede atrás um painel em azulejos branco e azuis

Parte de cima de uma cobertura, transformada em área gourmet, destaque para a parede e azulejos decorados nas cores azul e branco formando um painel.

Espaço gourmet da varanda fechada, todo na cor branca e destaque para o painel de azulejos na cor azule branco

“Na primeira visita ao local, notei a necessidade de integração dos ambientes, eliminando paredes divisórias e portas que, mesmo sendo de vidro, não integravam os ambientes e os tornavam ainda menores”, lembra o profissional, que lançou mão de armários, mobiliários, equipamentos e complementos novos na ambientação do novo projeto.

Circulação do segundo andar da cobertura, parede revestida com painel de azulejos na cor azul e branco.

área de circulação de um segundo andar da cobertura, corredor com uma parede lateral revestida com um painel de azulejos na cor azul e branca.

A inspiração náutica foi abordada de forma sutil, com a utilização da cor azul, representada nos painéis de azulejaria, que conferem um toque modernista à ambientação. Já o deque suspenso de madeira ecológica, aplicado sobre o piso de porcelanato existente, lembra um píer, sensação reforçada pela lateral da circulação, que foi preenchida com seixos brancos.

Este recurso também permitiu realizar os desvios das novas instalações da área gourmet e jardim de inverno, sem quebrar o porcelanato existente e afetar a rotina da casa”, informa Bianco, que também desenhou o mobiliário compacto, executado em tramas de fibra sintética.

Parede em destaque com azulejos na cor azul e branco formando um painel.

Espaço aberto na circulação, parede verde de uma lado, revestimento bege com nervuras.

Destaques do projeto, tanto na decoração como na arquitetura de interiores:

  • Utilização de cores claras para explorar ao máximo a luz natural.
  • O pergolado no jardim de inverno, que proporciona mais conforto térmico do ambiente ao diminuir a incidência de luz solar.
  • Os painéis de azulejaria, dispostos de duas formas: em módulos repetitivos, dentro do padrão pré-estabelecido na sua concepção original; e o painel artístico criado pelo próprio arquiteto, com a disposição dos módulos de forma aleatória.
  • O mobiliário da área gourmet (sofá e poltronas de dimensões compactas), desenhado pelo próprio arquiteto sob medida para o espaço.
  • A sobreposição do piso em réguas de madeira ecológica, que ocultou as modificações das instalações sobre o piso existente, otimizando o tempo de obra e diminuindo a geração de entulho.
  • O jardim vertical, que tem suporte em réguas de madeira ecológica idêntica ao piso, com sobreposição de réguas para encaixe dos vasos. A drenagem da rega das plantas é feita pelas frestas do piso ripado, captada no nível inferior ao deck.

 

Arquiteto: @biancoarquiteturaedesign

Produção visual: @falchiandrea

Fotógrafo:  @mca_estudio

Azulejos com estampa geométrica: Série Onda, assinada por @monicacamargo.studio para o @studiovetro.

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.

Celina Mello Franco

 

 

 

tag: Jardim de inverno virou uma agradável varanda

 

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR