O ponto de partida é a Praça Mauá, no Rio de Janeiro, berço do Barroco e do Samba!
Seguimos para a Saúde que abriga diversos prédios históricos, igrejas e monumentos, alguns dos quais remontam aos tempos coloniais e imperiais do Brasil. A localidade foi uma das primeiras a serem ocupadas pelos colonizadores portugueses no século XVI, o que confere ao bairro, um patrimônio histórico importante.
É nessa paragem que encontramos o Caminho da Prainha, nome dado no século XVII, porque o mar chegava até ali, antes dos sucessivos aterros. Esse “distrito” estendia-se até São Cristóvão, que era ocupado por chácaras elegantes e confortáveis.
Num ponto elevado, de frente para o mar, foi erguida em 1696 a capela de São Francisco da Prainha, que foi arrasada em 1710 pelos piratas franceses e reconstruída, já como igreja, na primeira metade do século XVIII.
A igreja também é conhecida como São Francisco da Penitência, cuja Irmandade é uma associação religiosa e filantrópica fundada em 1699 para prestar assistência social e religiosa aos pobres, doentes e desamparados. O interior da igreja guarda pouca da configuração original, todavia, sua fachada principal conserva composição íntegra, formada por um corpo único, com elementos em cantaria (pedra) que conferem peso e sobriedade ao monumento.
Uma joia carioca!
Lourdes Luz / Katia Souza / João Torres
Você já conhece nossas redes sociais?
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.