Desenhar sempre esteve presente na vida do designer de produtos Guilherme Rocco.

Desde cedo, já esboçava os primeiros protótipos sem imaginar que anos depois, a produção para consumo próprio – para suprir o conforto que faltava nas peças que costuma comprar – se tornaria seu projeto de vida.
Em sua oficina, localizada em Porto Feliz – cidade a 120Km de São Paulo, as peças são desenvolvidas uma a uma, em um delicado e apurado processo artesanal em que Rocco se encapsula para que nenhum detalhe seja perdido.
Poltronas, mesas de centro, mesas de apoio, luminárias, caixinhas de som para celular, escrivaninhas, cama e mesa de cabeceira são algumas das peças produzidas, pensadas do conforto para o design, seguindo uma linha industrial.
No portfólio, já é possível encontrar peças premiadas, como a Poltrona Débora – 1º lugar na categoria Protótipo, na 32ª edição do prêmio do Museu da Casa Brasileira. Logo em sua primeira participação em uma premiação.

Conforto e praticidade são características aliadas ao design e ao movimento marcante da assinatura impressa nos traços de Rocco.
“Jamais uma peça que não seja confortável. Acredito que seja possível pensar um design que abraça, que respeita a necessidade de cada usuário. Nas poltronas desenvolvidas por mim, é possível personalizar o conforto, ajustando os ângulos do encosto e do assento através de roscas laterais.” Comenta Guilherme.
As barras roscadas, material pouco usual, para esse tipo de produto, permitem que sejam desmontáveis e reguláveis. As peças podem ser customizadas desde a concepção até sua finalização em um processo criativo em que cada projeto pode levar até dois meses para ser finalizada.
“Bons produtos podem ser criados com pouca variedade de material”, diz Rocco. A inspiração criativa para suas handmade furniture vem da sua vivência, da sua busca incessante por conforto e da sua família.
Personificação do conforto aliado ao design, a Poltrona Débora é o resultado da busca incessante do designer de produtos Guilherme Rocco pela combinação ideal dessas duas características. A peça foi criada como um agrado para sua esposa, para compensá-la dos transtornos e das longas horas de trabalho em sua oficina.
“Passava muito tempo criando, desenvolvendo e testando minhas peças. Para me
redimir, resolvi fazer uma poltrona para ela”, comenta Rocco, humoradamente.
A barra roscada, um dos elementos comuns no mobiliário produzido por Guilherme, criou uma atmosfera industrial e moderna, contrapondo o calor da madeira e o classicismo do couro. Um convite ao dolce far niente.
Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.
Você já conhece nossas outras redes sociais?
Já segue o Conexão Décor?
Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu