Décor da área social em um apartamento alugado

0 Ações
0
0
0
Hutan

Décor da área social (com 45m2) em um apartamento alugado que fica no sétimo andar, com janelas que enquadram a paisagem de Copacabana vista sobre a copa das árvores, garantindo amplitude visual, iluminação natural e boa ventilação, projeto do arquiteto João Panaggio.

 

Os clientes, casal na faixa dos 40 anos, com dois pets, Oliver e Tomás, da raça Cavalier King Charles Spaniel, Fábio (44 anos) e Pablo (40 anos) moraram durante 10 anos com dois amigos, e durante a pandemia sentiram a necessidade de ter um canto próprio, com a presença apenas de Oliver, o primeiro pet a integrar a família.

Neste primeiro momento, eles decidiram alugar este apartamento na mesma região onde já moravam, em Copacabana, e logo chamaram o arquiteto João Panaggio para promover as primeiras mudanças, começando pela área social.

O casal deu total liberdade de criação ao arquiteto. Apenas pediram um home office na sala (em função da pandemia), um móvel-bar para receber os amigos e que fossem mantidas algumas características originais do imóvel.

Décor da área social em um apartamento alugado. Parede pintada de cinza, tv na parede, embaixo uma pratelira em madeira com móvel baixo preto.

Por ser um imóvel alugado, o arquiteto fez intervenções com iluminação, pinturas e marcenarias pontuais, combinadas com mobiliários de design soltos que podem ser facilmente transportados para um novo endereço. No décor, o projeto combina elementos clássicos (como as boiseries na parede maior da sala e as sancas de gesso no teto) com peças e materiais que remetem ao estilo industrial.

Não houve mudança na planta do imóvel, apenas no layout, que foi reconfigurado. A execução do projeto foi feita em apenas 15 dias. “Assim que pegamos as chaves do imóvel, entramos com as equipes de pintura, iluminação e marcenaria”, lembra o arquiteto.

Ambiente da sala de jantar com molduras em madeira aplicadas na parede (boiserie) pintadas na mesma cor bege das paredes. Mesa em mármore redonda e quatro cadeiras.

Em uma obra anterior, o ambiente social foi integrado a um terceiro quarto do apartamento, dando origem a uma grande sala em plano aberto, que ganhou novo projeto e intervenções. “Optamos por manter a integração dos espaços pensando em setorizações que permitissem aos moradores e visitas estarem sempre juntos, ainda que explorando funções variadas, seja no ambiente de estar com tv, home office, bar ou sala de jantar. Dessa forma, a setorização dos espaços acontece através da diferenciação dos materiais escolhidos, texturas, cores e iluminação”, explica João Panaggio .

Hall de entrada com paredes e teto pintados de verde.

Classica cadeira em madeira em frente a parede pintada de verde.

A pintura verde das paredes replicada também no teto cria um visual inesperado, com efeito de caixa, logo na entrada do apartamento. Além disso, o arquiteto adequou o pequeno espaço aos novos hábitos pós pandemia.

Ambiente da sala de jantar com molduras em madeira aplicadas na parede (boiserie) pintadas na mesma cor bege das paredes. Mesa em mármore redonda e quatro cadeiras.

Ambiente da sala de jantar com molduras em madeira aplicadas na parede (boiserie) pintadas na mesma cor bege das paredes. Mesa em mármore redonda e quatro cadeiras.

Na sala de jantar, a combinação da clássica boiserie pintada na mesma cor das paredes, mais a seleção do mobiliário, confere contemporaneidade ao projeto.

Ao lado, foi criado um canto de leitura com a poltrona Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, quadro do artista Beto Gatti e plantas em vasos de barro natural apoiados em suportes de metal preto, de diferentes alturas.

Ambiente de home officce , bancada em madeira em frente a janela e duas cadeiras .

Móvel solto em madeira funcionado como bar e um quadro abstrato colorido em cima.

detalhes de decoração, vaso com flores

No Home office, uma bancada única de trabalho se estende ao longo de uma das janelas da sala, voltada para as copas das árvores, uma bela vista para se trabalhar.  A moldura em marcenaria aplicada em ao redor do vão, deixa claro a sinalização do espaço, a transição da sala de jantar para o escritório.

O arquiteto desenhou um móvel com função de bar, que foi executado em marcenaria e fixado em uma das paredes na extremidade da sala.

Embaixo da janela e em toda a extensão da parede, um banco revestido de azulejo branco

Décor da área social em um apartamento alugado

A sala de estar com tv é assumidamente o ambiente mais descontraído da área social, com pegada sutilmente industrial. Destaque para o grande banco sob a janela (revestido com ladrilhos brancos e rejuntes pretos), as paredes com textura cimentada, a marcenaria desenhada pelo arquiteto para resolver os armazenamentos necessários e os mobiliários assinados por designers brasileiros, como a poltrona assinada por Felipe Protty.

Acima, sentado no chão, o arquiteto João Panaggio, e sentado no banco o casal de moradores Pablo (à esquerda) e Fábio (à direita) com o pet Oliver

Maior desafio do projeto: “Intervir no espaço de forma que as soluções apresentadas pudessem ser facilmente transportadas para um novo endereço, em caso de mudança, já que se trata de um imóvel alugado”, avalia o arquiteto.

Arquitetura: João Panaggio

Fotógrafo: Wallace Nogueira

 

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.

Celina Mello Franco

 

 

tag: Décor da área social

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR