Um casal na faixa dos 50 aos 60 anos comprou um apartamento 360m², de frente para a praia de São Conrado (RJ), já com a intenção de fazer uma reforma completa antes da mudança. Para esta missão, entrou em cena a arquiteta Carolina Gouvea, do escritório Carolina Gouvea Arquitetura.
“Este é o segundo projeto que fizemos para eles. O primeiro foi corporativo”, conta Carolina.




Carolina revela que os clientes pediram uma sala de estar versátil com a possibilidade de esconder a tv, permitindo o uso do espaço apenas para convivência. Como eles adoram receber amigos, solicitaram também uma cristaleira funcional, com louças e acessórios à disposição dos convidados em dias de evento.
A lista de desejos incluía também uma sala de banho confortável para o casal e uma cozinha acolhedora e prática para receber. Com relação aos acabamentos, fizeram questão que o piso fosse de madeira em praticamente todo o apartamento, incluindo a cozinha.





Com a reforma, a planta foi reconfigurada para otimizar os espaços e atender os desejos dos moradores. A suíte do casal foi adaptada para abrigar dois closets e os dois banheiros existentes nela foram integrados para criar uma sala de banho espaçosa.
A cozinha e a área de serviço também foram modificadas para melhorar a circulação, otimizar área de cozinha com bancadas e aumentar a área da copa. A varanda principal foi incorporada à sala, assim como as varandas de duas suítes, para ampliar esses cômodos.






A decoração é um mix de móveis clássicos que já faziam parte do acervo dos clientes com peças contemporâneas de design assinado adquiridas especialmente para o projeto, com destaque as cadeiras Bossa (do Jader Almeida), a mesa de jantar Fio (da Jacqueline Terpins) e luminárias pendentes (do Fernando Prado).
“Já eram dos clientes o aparador de madeira do jantar, o recamier do estar, as cadeiras da cozinha, a cadeira de balanço, a mesa lateral e a luminária de piso da sala íntima com tv e, no dormitório do casal, as mesas de cabeceira e luminárias”, detalha Carolina.


Entre as obras de arte, ela destaca o díptico do artista Marcelo Solá (fixado no painel deslizante de marcenaria em laca preta que esconde a tv do living) e o quadro da artista Jeane Terra, acima do aparador de madeira da área de jantar.




Com relação à paleta de cores e materiais, para criar uma unidade visual neutra, elegante e atemporal em todo o apartamento, foi usado o mesmo piso em taco de Carvalho natural (paginado em espinha-de-peixe) na cozinha e nas áreas social e íntima, e as marcenarias desenhadas pelo escritório ganharam acabamento fosco, predominantemente em laca branca ou preta. Com isso, foi possível destacar o verde em alguns itens da decoração – como o estofamento das cadeiras e do recamier, as almofadas e os objetos – para estabelecer uma conexão dos espaços com a vista do mar.
“O conceito geral do projeto partiu do desejo do casal de ter um lar funcional, acolhedor e conectado com a vista do mar, equilibrando o design contemporâneo com toques clássicos e afetivos, em ambientes integrados, personalizados e pensados para receber. Importante ressaltar também que os moradores participaram ativamente de todas as etapas do projeto, imprimindo a personalidade deles em cada escolha”, conclui a arquiteta Carolina Gouvea.
Projeto: Carolina Gouvea | Carolina Gouvea Arquitetura
Fotografia: Denílson Machado / MCA Estúdio
Produção visual: Camila Niskier
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco
TAG: apartamento, praia, elegância, madeira