Realizadas pelo artesão mineiro Luiz Vieira, as obras da Corte da Terra são oriundas de troncos de árvores reaproveitados em vários locais, inclusive de seu sítio, localizado na zona rural da cidade turística de Poços de Caldas, Minas Gerais.
Inquieto, curioso, inventivo e com muita personalidade.
Assim é o mineiro Luiz Vieira, dentista há mais de 40 anos, que encontrou na natureza um novo hobby.
Uma nova paixão!
Apaixonado pela natureza e morador da cidade mineira turística de Poços de Caldas, Luiz começou a dividir sua jornada diária entre os atendimentos no consultório e os momentos de artesão em seu sítio.
Em sua propriedade e nos arredores da zona rural, ele passou a coletar troncos de árvore que,transportados ao seu ateliê, tornaram-se a matéria-prima para o início do seu hobby.
Posteriormente, a atividade, a princípio de lazer, serviu de ponto de partida para a criação da marca Corte da Terra.
“Muitas pessoas fazem terapia. No meu caso, eu faço gameloterapia”, brinca Luiz.
O respeito à natureza e às questões ambientais motivam a execução das peças elaboradas com madeiras nobres.
De suas mãos são esculpidas diversas linhas de gamelas, banquinhos e outros objetos decorativos, como abajures.
O diferencial e a característica da produção das peças consistem em partir da madeira em estado bruto, prezando suas formas, cores e texturas originais.
Além disso, como sua matéria-prima deriva de resíduos florestais, em suas peças Luiz Vieira faz deferência às marcas de agentes naturais, efeitos do tempo e até mesmo da ação humana na natureza.
Por meio desses rastros é que o artesão dá forma às suas obras, sem a pretensão de eliminar os vestígios das intempéries a que a madeira está sujeita na natureza.
Assim, as peças são elaboradas conforme inspiração e particularidades do material disponível.
“Antes de iniciar a esculpir a obra, devoto toda minha atenção para compreender os veios e a história que a madeira traz. Essa análise é primordial para indicar a direção do trabalho que vou realizar”, afirma o artista.
A paixão do mineiro pela madeira se reflete não apenas na transformação da madeira como um todo, mas também na lapidação de cada peça.
“Com o processo de polimento, consigo obter um efeito marmorizado que só a madeira proporciona”, finaliza
Veja mais imagens no nosso Pinterest.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu