Apartamento com décor contemporâneo chique, ampla vista do jardim externo e integração da varanda com o living e o quarto de casal
criam um clima de casa neste imóvel de 170m2, totalmente reformado e decorado
pelo escritório Bezamat Arquitetura.
Durante 6 meses de obra, as arquitetas Cristina e Laura Bezamat, do escritório Bezamat Arquitetura renovam o antigo apartamento de 170m2 com um projeto de reforma completa e decoração.
O Casal entre 50 e 60 anos com uma filha em torno de 30 anos, trocaram de casa, com uma história curiosa. As arquitetas foram apresentadas à cliente no salão de beleza, por um profissional em comum. Logo depois, a cliente, que estava procurando apartamento em Ipanema, chamou as arquitetas para visitar um imóvel, que acabou não comprando. Um ano depois, a cliente voltou com outro apartamento no mesmo prédio, que não comprou também.
Foi então que arquitetas lembraram deste apartamento no Leblon, que tinham visto para outra pessoa e indicaram para ela, que o visitou no sábado e deu o sinal de compra no domingo.
A maior preocupação das arquitetas foi conceituar os ambientes sociais, já que o apartamento original era muito mal distribuído.
Trocaram o lavabo de lugar e instalaram uma divisória vazada no acesso ao apartamento para delimitar o hall de entrada.
Além disso, trabalharam com painéis de madeira para disfarçar a porta que leva à área íntima e revestem a viga onde ficava a porta da varanda, que foi retirada. Desta forma, integraram o ambiente, criando uma moldura para a vista do verde do jardim do prédio.
Hall social:
Ao realocar o lavabo e seu acesso, a porta do lavabo e a porta social ficaram lado a lado.
Para melhorar o resultado, painéis em freijó foram instalados para camuflar as portas.
A instalação de uma divisória vazada e um aparador estreito no acesso ao apartamento criam um hall de entrada, mas sem a sensação de confinamento.
Living:
Instalação de painéis de freijó disfarçou a porta para a área íntima, forrou a viga de passagem para a varanda e criou um requadro que valoriza a vista do jardim do edifício.
A instalação de estante atrás do sofá criou uma área de depósito disfarçada pelo sofá e um bar com duas adegas embutidas.
O acréscimo, com nivelamento do piso e fechamento com cortinas de vidro, da área da varanda para o living, onde foram colocadas duas chaises.
Nas laterais da varanda, instalação de painéis ripados em laca branca escondeu a condensadora do ar condicionado de um lado e deu privacidade ao quarto do outro lado.
Varanda:
Fechamento com a cortina de vidro, que viabilizou nivelar o piso (mantendo o piso de mármore Travertino do living) e colocar mobiliário que complementou a funcionalidade do living.
Como a varanda atendia a sala e dois quartos, as arquitetas fecharam uma parte para ampliar o quarto da filha e o restante funciona como expansão do living e do escritório.
Lavabo:
A bancada tem cuba esculpida no mesmo mármore do piso para dar unidade ao ambiente.
Marcenaria mais detalhada com iluminação embutida para dar visual mais intimista.
Para acentuar essa atmosfera, um papel de parede mais escuro e metais ouro velho.
Cozinha:
É um projeto funcional, porém com ênfase no lado gourmet do proprietário.
Mesmo com esta preocupação, as arquitetas especificaram um revestimento que lembra um bistrô e armários com padrão madeira para aquecer o ambiente.
Suíte Master:
Para criar estes ambientes foram usados dois quartos do apartamento, invertendo o local do quarto do casal.
Foi criado um closet próximo ao banheiro para garantir que um cliente não incomode o outro quando usando estes espaços.
O quarto tem lambri de madeira laqueada na cabeceira da cama e também no fechamento do closet, o que criou um nicho com armário, local para a televisão e penteadeira com banqueta para a moradora no lado do quarto.
A simetria deste armário em frente à cama possibilitou que haja duas portas independentes para se entrar no closet.
A escolha dos painéis laqueados de branco bem como dos tecidos em paleta de tons de off white e azul claro criaram um clima repousante e acolhedor para o casal.
Quarto Filha:
Este quarto foi ampliado, ocupando parte da varanda do apartamento.
Graças a isso, ele tem fechamento de vidro em toda sua extensão, privilegiando a entrada abundante de luz natural e o verde do jardim do edifício.
Logo na entrada do quarto, as arquitetas instalaram o closet da filha e separaram o ambiente de dormir do ambiente de trabalho.
Da mesma forma que no quarto dos pais, optaram por uma paleta de tons claros entre brancos e cinzas, usando um pouco de laranja na poltrona de leitura e na almofada com tingimento shibori.
Escritório:
Este ambiente é o quarto mais próximo do living e foi escolhido para ser um misto de escritório e quarto de hóspedes para a família.
As arquitetas abriram um grande vão para a circulação íntima, de forma que no dia a dia sua integração ajude a tornar a circulação menos confinada e escura. Quando recebe hóspedes, é só fechar a porta de correr.
No ambiente, a arquitetas instalaram um armário para abrigar, além dos objetos da família, itens de uso pessoal do hóspede. Escrivaninha e sofá-cama completam as funções do espaço.
“É muito gratificante, porém difícil encontrar, clientes que desde o início confiaram em nosso trabalho de modo indiscutível. Todas as dificuldades inerentes à obra em si foram sendo contornadas graças ao excelente relacionamento que tivemos. Desenvolver este projeto foi um privilégio para nós, além da alegria de ver um trabalho integralmente executado como descrito nas perspectivas iniciais”, conta a arquiteta Cristina Bezamat.
Você já conhece nossas redes sociais?
Celina Mello Franco
Liliane Abreu