Uma advogada, com uma filha recém-formada em Direito, morava em Belo Horizonte até que se aposentou e comprou este apartamento com 160m2, na Barra da Tijuca (bairro na zona oeste do Rio de Janeiro), no mesmo prédio em que moravam seus pais idosos.
No início, ela usava o imóvel para passar alguns dias com eles, mas, logo depois, como a filha começou a estudar na capital carioca, surgiu a necessidade de deixar os espaços mais bonitos, confortáveis e funcionais.
Para esta missão, a nova proprietária solicitou um projeto ao escritório Bezamat Arquitetura. “A cliente queria uma casa acolhedora, onde pudesse receber melhor a família, e que a filha estivesse bem acomodada na sua ausência”, conta a arquiteta Cristina Bezamat. “Hoje em dia, como ela passa mais tempo no Rio do que em BH, decidiu se desfazer do apartamento na capital mineira”, acrescenta.
Originalmente, o apartamento de três quartos tinha dois banheiros, sendo um social e o outro da suíte principal. Com as modificações de layout do novo projeto, foi adicionado um terceiro banheiro na planta para criar uma segunda suíte, além de um closet para a proprietária.
O projeto segue um estilo contemporâneo, acolhedor e chic, com predominância de tons neutros na área social, com toques de azul e uma manta rosé. No décor, praticamente todas os itens são novos, dos móveis aos adornos, passando pelas obras de arte.
“Aproveitamos apenas a coleção de pratos pintados à mão pela mãe da cliente na parede da sala de jantar e o abajur com base prata na mesa lateral do sofá”, conta a arquiteta Cristina Bezamat.
Na varanda, roubam a cena o sofá Deck, assinado por Bernardo Figueiredo, e a poltrona Tajá, assinada de Sergio Rodrigues. Na sala, a estante em marcenaria com palhinha foi desenhada pelo escritório especialmente para abrigar todos os acessórios de mesa do acervo da cliente. “Ela adora decorar a mesa em cada ocasião”, informa a arquiteta.
A parede principal da área social foi revestida com tijolinho off white, deixando o ambiente mais moderno e, ao mesmo tempo acolhedor. Já na sala de jantar, o quadro colorido da artista plástica Gabriela Machado causa grande impacto visual, fazendo um contraponto à paleta suave que domina o espaço.
Na área íntima do apartamento, o sofá-cama estofado em linho na cor berinjela se destaca no escritório, enquanto as almofadas tye dye, e a mini penteadeira roubam a cena no quarto da filha.
Já no quarto da advogada, se destacam o enxoval confeccionado com tecidos da Entreposto, o painel de cabeceira estofado em tecido cinza (com uma prateleira de madeira no topo para apoiar quadros e objetos) e as mesas laterais com pegada colorida e cozy.
Projeto: Escritório Bezamat Arquitetura
Você já conhece nossas redes sociais?
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco