Casa em Itaipu, Niterói, ganha 310m² de área construída para abrigar a piscina e nova suíte de hóspedes com aproveitamento de terreno em declive, comandado pelo escritório J1 Arquitetura e Engenharia, o projeto inclui ainda a reforma da cozinha gourmet e estar integrados. Com a nova área, a casa ficou com um pavimento extra, correspondente ao subsolo.
A família integrada por um jovem casal (ele, designer; ela, funcionária pública) com dois filhos já morava na ampla casa de 420m2 com quatro pavimentos, em Itaipu (Niterói), mas sentia a necessidade de ampliá-la para receber os amigos e a família com mais espaço externo, pois o terreno em declive proporcionava pouca área externa útil.
Por indicação de amigos, o casal espera o escritório J1 Arquitetura e Engenharia para assumir a nova empreitada. “ O objetivo principal era criar um ambiente acolhedor e despojado para receber amigos, além da construção de uma piscina com borda infinita e uma suíte com escritório que serve tanto para o casal trabalhar em home office, quanto para receber familiares ou visitas ”, conta o engenheiro Jone Elias, à frente da J1.
O projeto de ampliação, que consumiu 11 meses no total, resultou em um acréscimo de 310m² de área construída. A piscina e a suíte foram criados no subsolo da casa, ampliando a área externa, extensão do terreno em declive. Com isso, a casa ganhou mais um pavimento. “ A área gourmet e o estar foram reformados no pavimento já existente, tornando-se mais aconchegantes e atendendo melhor às necessidades dos clientes. Já a piscina e a suíte foram construídas no anexo ao subsolo da casa, na extensão do terreno em declive ”, aula Jone.
O projeto teve como ponto de partida o visual da região oceânica e litorânea de Niterói, além da vista única para o Parque Estadual da Serra da Tiririca, de montanhas com muito verde. A ideia era criar um ambiente amplo, com materiais naturais na sua essência, e dar destaque para algumas peças do acervo do cliente.
“O cliente possui um acervo de peças de sua autoria e itens com valor afetivo, considerados na categoria do projeto. Alguns elementos com grande destaque, como a mesa de jantar e o banco que divide os ambientes, foram idealizados por nós e feitos com concreto armado ”, explica o engenheiro.
A paleta de cores da área gourmet foi escolhida com base em um quadro usado na decoração, de autoria do artista Marcelo Nadaleto – o tom de azul usado na parede, por exemplo, foi escolhido especialmente para compor com uma obra.
Em relação aos materiais, foram usados madeira nos revestimentos e marcenaria, pisos cimentícios, textura de cimento queimado e cimento natural. “ Apesar de ficarem em pavimentos diferentes, a ideia é que uma área externa se tornasse uma extensão da área gourmet. Por isso, foi mantida a mesma paleta de cores nos revestimentos, pintura e mobiliário ”, explica o engenheiro.
Já no quarto de hóspedes foram coletados os tons de madeira da área gourmet, colocado preto na parede e no teto para camuflar uma marcenaria existente no local e amarelo para criar um contraste com os outros materiais.
Entre os destaques do projeto, Jone Elias ressalta ainda a utilização do mesmo revestimento no teto e paredes da área gourmet, uma execução da mesa de jantar e dos bancos em concreto armado, o uso dos cobogós para promover uma integração com o ambiente externo e o pergolado metálico da área da piscina de borda infinita, com uma vista de tirar o fôlego.
Profissional responsável: Engenheiro Jone Elias, responsável pela J1 Arquitetura e Engenharia
Fotógrafa: Raiana Medina
Produção visual: Carina Oliveira e Bernardo Reis, do Estúdio Ca+Be
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest , repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco