Casa de veraneio minimalista

0 Ações
0
0
0
Hutan

Casa de veraneio minimalista, com interior inspirado nas casas de Punta del Este, foi construída do zero em Rifaina, interior de São Paulo, explora texturas naturais,  tem iluminação zenital e integração da área social

O imóvel de 377,56 m², com projeto de interiores da designer Cacau Ribeiro e projeto de arquitetura da C4 Arquitetos, é usado pela família aos finais de semana e para receber amigos, localizado a 464 km de distância da capital São Paulo. Divisa com Minas Gerais, a pequena cidade fica em uma região chamada “Alto Mogiana”, conhecida pela produção artesanal de café, queijo e cachaça. Banhada pelo Rio Grande, onde a represa forma o Lago do Jaguara, Rifaina é um destino turístico tanto pelas atrações da praia artificial quanto pelas cachoeiras, grutas e trilhas da região.  

Os clientes (casal com 48 anos e dois filhos homens com 19 e 22 anos­) chegaram à designer de interiores através da indicação de outro cliente, e pediram a Cacau uma decoração low profile, minimalista e charmosa, que também fosse prática e com os ambientes sociais integrados.

Casa de veraneio minimalista, com interior inspirado nas casas de Punta del Este, foi construída do zero em Rifaina, interior de São Paulo, explora texturas naturais,  tem iluminação zenital e integração da área social. Paredes em pedra e piso em cimento
Foto: Ligia Sponchiado
Casa de veraneio com ambientes integrados, janelas de correr integram o exterior.
Foto: Ligia Sponchiado
Parede com bancada da cozinha, toda em madeira, armários e prateleiras bancada em inox
Foto: Ligia Sponchiado
Area eterna de uma casa de veraneio, gramado, piscina e chaise loungue
Foto: Denílson Machado / MCA Estúdio
Casa de veraneio com espaço ara guardar pranchas
Foto: Ligia Sponchiado

A casa tem um grande living com espaço gourmet e área de jogos integrados; um “aquário” na fachada, com brises de madeira voltados para a sala de jogos, onde são guardados os objetos de ski, coletes e remos; lavanderia e lavabo atrás da cozinha gourmet, escondidos pelo grande painel de marcenaria; sala de TV; quatro grandes suítes; sauna e piscina.

Sala de uma casa de veraneio, com paredes de pedra, iluminação zenital com ripas em madeira, cozinha integrada
Foto: Denílson Machado / MCA Estúdio
Sala de uma casa de veraneio com todos os espaços integrados, piso em cimento, parede de pedra, mesa redonda e ao fundo , área externa
Foto: Ligia Sponchiado
Sala de tv de uma casa de veraneio, piso e paredes em cimento, ao fundo, janela com banquinho na sua extenção
Foto: Ligia Sponchiado

Com o projeto de interiores inspirado nas casas de Punta del Este, uma das principais solicitações da cliente foi uso do cimento queimado no piso e em parte do mobiliário, alcançando um visual minimalista e elegante.

A designer se orgulha em “ter conseguido o efeito esperado pela cliente. A simplicidade, da forma mais elegante e sofisticada, através de um conjunto de ideias que proporcionou este efeito gostoso de olhar”, e aponta como destaques do projeto: “Uma das solicitações da cliente foi o uso de cimento queimado no piso e no mobiliário. Desta forma, fizemos as bases das camas e as mesas de cabeceira em alvenaria. Usamos pranchas de placas cimentícias para obter uma espessura mais delicada e fazer o rack da sala de TV e os bancos, recobertos com nata de cimento”, conta Cacau

Banheiro todo revestido em pedra, cuba de mármore e iluminação natural
Foto: Ligia Sponchiado
Banheiro com cuba e bancada em cimento, no box. parede de pedra com bambu
Foto: Ligia Sponchiado
Quarto com decoração minimalista, paredes revestida em palha
Foto: Ligia Sponchiado
Quarto com cabeira feita em cimento, em cima da cama, voal branco
Foto: Denílson Machado / MCA Estúdio
Quarto com cabeceira em cimento e cortinas de voal em cima da cama
Foto: Denílson Machado / MCA Estúdio

Nos banheiros, apesar de não ser indicado devido às trincas que o material pode apresentar com o tempo, o cimento queimado também foi utilizado a pedido da cliente.

“O ponto alto do projeto foi a marcenaria. Nos quartos, grandes painéis de carvalho com palha separam o dormitório do banheiro, camuflando a entrada. O mesmo recurso é usado na cozinha gourmet, escondendo o acesso ao lavabo e à lavanderia”, descreve a designer.

Claraboias no living, nos corredores e nos banheiros otimizam o uso da luz natural, conferindo a sensação de amplitude e a integração com a natureza, favorecendo o ciclo circadiano.

Parede de pedra, no teto, ripas de madeira criando luz e sombra dependendo da luz
Foto: Denílson Machado / MCA Estúdio
Corredor todo branco, com teto em ripas de bambu
Foto: Denílson Machado / MCA Estúdio

 

“A iluminação zenital proporciona acolhimento e leveza quando bem projetada. Idealizamos, juntamente com os arquitetos responsáveis, a ideia de trazer essa iluminação natural para dar amplitude aos espaços. Utilizamos biribas por baixo, o que criou um efeito de sombras lindo que muda a cada minuto de acordo com a incidência do sol”, explica Cacau.

Designer de interiores: Cacau Ribeiro

Arquitetura: C4 Arquitetos

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.

Celina Mello Franco

 

tag: Casa de veraneio minimalista

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR