Último projeto residencial do arquiteto Noel Marinho

0 Ações
0
0
0
Hutan

Casa de 1.300m2 projetada do zero por Noel Marinho no interior de São Paulo é o último projeto residencial do arquiteto e muralista, falecido em 2018, aos 90 anos, o projeto de Interiores leva a assinatura de sua filha, a arquiteta Patricia Marinho.

O décor dessa casa em Jundiaí, interior de São Paulo, localizada dentro de um condomínio familiar, tem sido atualizado de tempos em tempos, já que a coleção de arte dos clientes continua crescendo. E, em função da pandemia, a família encomendou à arquiteta um espaço gourmet de 100m2, anexo à piscina, que já está sendo projetado.

Último projeto residencial do arquiteto e urbanista Noel Marinho em Jundiaí, interior de São Paulo. Casa com estilo arquitetônico modernista, fachada branca com muros de pedra. Volumetria em quadrados e retângulos brancos

Último projeto residencial do arquiteto e urbanista Noel Marinho. Entrada da casa, volume branco em forma de retângulo na vertical, porta de entrada vermelha e um marquise quadrada em balanço.Último projeto residencial do arquiteto e urbanista Noel Marinho em estilo arquitetônico modernista. Fachada de trás. pequena rampa em pedra portuguesa, casa em blocos revestidos de pedra ou pintado de branco. Garagem entre colunas lembrando um pilotis.

Tendo como estilo arquitetônico a releitura do modernismo, e projetada em 2010, a casa foi construída do zero (área total construída: 1.300m2) – aos poucos, em blocos – no centro do terreno de 11.500m2 da propriedade familiar. O projeto nasceu após várias entrevistas do arquiteto Noel Marinho com os clientes (casal com filho adolescente), incluindo visitas ao local para estudar a melhor implantação do imóvel.

Fachada de vidro, virada para um pátio interno de uma casa em Jundiaí, interior de SP.

Casa em Judiai, interior de SP. Planta em U, com blocos retangulares virado para um pátio interno.

Casa com fachada branca, grandes portas de correr em frete a um jardim com raia de piscina e palmeiras

Varanda da casa em formato de um bloco retangular, com grandes painéis de vidros e portas de correr.

Por se tratar de uma casa muito ampla e um terreno com vistas excepcionais, o arquiteto Noel Marinho considerou como essenciais os seguintes pontos:  privilegiar a vista para a Serra do Japi (região tombada pela UNESCO como reserva da biosfera); a casa não teria fachadas principais; tornar todas as circulações dentro da casa diretas e agradáveis.

O estilo da decoração acompanha a arquitetura moderna e se propõe atemporal. Praticamente todos os móveis da casa são novos, com prioridade para o mobiliário moderno brasileiro.

Destaques do mobiliário:

Porta de entrada e portal em vermelho abrindo para um jardim.

Ampla sala com sofá branco, atrás uma parede revestida de madeira e alguns nichos, formando uma estante. Ao lado o móvel marquesa de Oscar N

Varanda aberta, integrada ao exterior, colunas, piscina coberta e mobiliário contemporâneo composto por três poltronas baixas e coloridas.

No hall de entrada, banco de Hugo França; no living, marquesa de Oscar Niemeyer, mesas laterais de Jorge Zalszupin, mesa de centro de Ricardo Fasanello, mesa de Claudia Moreira Salles, luminária ARCO de Achille Castiglioni e poltronas Oscar de Sergio Rodrigues; na sala de jantar, aparador Scapinelli; na varanda, poltrona Corallo dos Irmãos Campana e poltronas Paulistano de Paulo Mendes da Rocha; na piscina, easy chair Float e tapete, ambos de Paola Lenti.

Escada em madeira com uma prateleira branca no meio que abriga uma obra de arte de Amilcar de Castro, no patamar, um painel de azulejos de Noel Marinho.

Hall de entrada de uma cada em Jundiaí,. Grande, claro, pintado de branco, porta de entrada ripada e pintada de vermelho, uma escultura vermelha na parede ao lado. E no outro , uma escada em madeira

Os clientes começaram uma coleção de arte que vem crescendo a cada ano. Destaques: escultura na escada principal de Amilcar de Castro, tela de Gonçalo Ivo na sala de jantar, escultura de parede de Emanuel Araujo no hall de entrada.  Também constam na coleção: Macaparana, Nuno Ramos, Ascânio, Piza, Frida Baranek (na escada principal), escultura de Tomie Otake e telas de Burle Marx e Manfredo de Souzaneto.

Varanda com deck em madeira, atrás, piscina coberta mas integrada por grandes portas de correr em vidro, e na parede fundo da piscina um painel de azulejos de Noel Marinho.

Parede de funda da piscina coberta, com painel de azulejo com desenho de de Noel Marinho.

Sala com grande painel em vidro, e no fundo, vista para o painel de pastilha de vidro de Noel Marinho.

Sobre o MURAL da piscina coberta – com 5,70m de largura x 4,60m de altura e executado com pastilhas de vidro, foi uma encomenda dos clientes e leva a assinatura do próprio arquiteto Noel Marinho.

A ideia de ter uma grande obra de arte que marcasse o ambiente com cor e expressão surgiu já na concepção do projeto. Ele deveria também ser visto de outros ambientes, como o hall de entrada e varanda do living. Noel partiu de estudos sobre tridimensionalidade, iniciados em suas telas e recortes. O espaço gerado é amplo e versátil. Através de grandes portas de correr, o ambiente é totalmente integrado ao exterior”, explica a arquiteta Patricia Marinho, filha de Noel.

A escada também é um espaço para abrigar parte da coleção de arte dos clientes.

O painel de azulejos da série CORBU, matriz criada por Noel Marinho a partir de uma pintura sobre tela de 2012, mede 1,09m de largura x 2,64m de altura e foi criado sob medida para o local, em harmonia com a escultura de Frida Baranek”, no patamar da escada de um casa em Jundiai, no interior de Sp.

O painel de azulejos da série CORBU, matriz criada por Noel Marinho a partir de uma pintura sobre tela de 2012, mede 1,09m de largura x 2,64m de altura e foi criado sob medida para o local, em harmonia com a escultura de Frida Baranek”, conta Patricia Marinho.

Sala em uma casa projetada por Noel Marinho em São Paulo. Ampla, integrada a varada por porta de correr em vidro. Parede de fundo revestida em madeira e sofá branco na frente.

Sala ampla totalmente integrada a vista do do verde do lado de fora, por grandes painéis de vidro

Mesa redonda na varanda aberta para o jardim.

Destaques do projeto de interiores: o ponto alto fica por conta de uma marcenaria especialmente desenhada para os clientes e cuidadosamente executada: desde a grande porta da entrada principal da casa (que impacta tanto por sua altura como pela cor vermelha), até as estantes que dão personalidade a ambientes (como o living e family room), passando pelas grandes portas de correr que isolam e definem ambientes, como living/sala de almoço, hall/family room e hall/área da piscina coberta.

Parte interna da casa, segundo andar com piso em madeira e guarda corpo em vidro.

Destaques do projeto de arquitetura:  A presença da cor branca tanto nas fachadas quanto no interior. Os materiais complementares escolhidos em dois planos nas fachadas (pedra portuguesa no piso e a pedra barroca em parte das paredes) dão embasamento ao conjunto.

Enorme área verde, com uma piscina. Casa em Jundiaí no interior de SP

Piscina ao lado de uma grande arvore de araucaria.

Destaques do projeto paisagístico:  Os projetos de arquitetura e paisagismo nasceram juntos e por isso estão em perfeita sintonia com o entorno. Fernando Chacel e Sidney Linhares, amigos e parceiros de longa data de Noel Marinho, trabalharam lado a lado, integrando o verde a cada ângulo do projeto.

Fotos:

  • Interiores clicados por Denílson Machado
  • Arquitetura e exterior clicados por Romulo Fialdini.

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.

Celina Mello Franco

 

 

tag: Noel Marinho

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR