TRiART assina a Cozinha Matriz destacando a construção original do Jockey, na CasaCor SP

0 Ações
0
0
0

TRIART ARQUITETURA ASSINA COZINHA MATRIZ, QUE DESTACA A CONSTRUÇÃO ORIGINAL DO JOCKEY CLUB NA CASA COR SP 2018

Em sua terceira participação na mostra, o escritório contrapõe o rústico da estrutura com uma produção reconfortante e cheia de detalhes

Para a edição 2018 da CASACOR, o jovem trio formado por André Bacalov, Kika Mattos e Marcela Penteado, aposta em uma cozinha transformada em espaço de convivência, que serve como ponto central de todo o projeto.

Com 40m² e área externa de 21,94 m², os arquitetos se inspiraram em conceito muito presente na Europa, em que antigos casarões e galpões são transformados em outros ambientes.

Dando, assim,  novos usos à essas edificações que já não funcionam, os espaços são modificados, certamente, sem perder a arquitetura original e aparência destroyed.

Em síntese, a ideia foi transformar o Jockey em uma cozinha marcada pela história do edifício.

A TRiART ARQUITETURA desenvolveu o projeto pensando no convívio real que o ambiente proporciona, principalmente.

escadaria da cozinha matriz da Triart arquitetura na casa cor sp

Com a finalidade de oferecer funcionalidade e ornamentação, produziu o espaço com utensílios como jarras, pratos, diversas colheres de pau e temperos coloridos como tomilho, alecrim, lavanda e pimenta vermelha, que trazem frescor e naturalidade.

O trio investiu nos pendentes e arandelas para modernizar o espaço.

As luminárias decorativas são pretas e assinadas pelo DSGN Selo Light Lab., por consequência, a Clip foi criada especialmente para a CASACOR pelos designers curitibanos.

Luminaria Clip na cozinha matriz da Triart Arquitetura para casa cor sp

Por outro lado,  o aspecto rústico do piso vai ao encontro das paredes e tetos descascados, resgatando a identidade do Jockey Club.

As partes que já estavam desgastadas pelo tempo, foram propositalmente deixadas em evidência e algumas camadas de pinturas antigas foram retiradas até chegar à estrutura original.

“Nossa intenção foi apresentar o espaço como ele realmente é, foi por isso também escolhemos o nome ‘Cozinha Matriz’, que remete ao local onde algo se gera”, destacam os arquitetos.

paredes descascadas na cozinha matriz da Triart Arquitetura para casa cor sp

Com o conceito de ter tudo na cozinha ao alcance das mãos, os módulos abertos variam entre as cores cinza chumbo e preto.

Desenvolvida pela Lider Interiores, a estrutura foi produzida em laminado decorativo, madeira ebanizada e recebeu
puxadores cava, nos mesmos tons da marcenaria.

armarios da cozinha matriz da triart arquitetura para casa cor sp

A ilha de três módulos traz gavetas com acessórios para talheres, além de porta pratos e kit de despensa, com divisores
para panelas, inseridos para proporcionar economia de espaço.

Essa é a primeira vez que um ambiente na CASACOR SP recebe uma cozinha da marca, que ofereceu aos arquitetos a liberdade de compor a linha 100% personalizável, ou seja, puderam escolher todos os materiais e texturas.

A cuba em cobre da Debacco e o banco de concreto goiaba, assinado pela designer Claudia Moreira Salles, trazem elegância e leveza à cozinha escura, tendência que entrou com tudo em 2018.

Ilha da cozinha matriz da triart arquitetura para casacor sp

A poltrona em veludo verde oferece sofisticação ao aspecto detonado da arquitetura, assim como o tapete cinza.

Já o uso das obras de arte na decoração, ponto marcante nos projetos do escritório, está presente por meio das esculturas ‘Trapézio’,  do artista plástico cubano Jorge Mayet, ‘Vulcão Arenal’, de Luiz Hermano, do grafite em papel do artista Gal Oppido, intitulado como ‘Desenho Vidro’ e na obra ‘A cor ao cubo’, de Claudio Alvarez, o projeto contou também imagem assinada pelo fotógrafo baiano Kiolo.

Grafite de Gal Oppido, intitulado como ‘Desenho Vidro’ na cozinha matriz da Triart Arquitetura para CasaCor sp
Grafite de Gal Oppido, intitulado como ‘Desenho Vidro’

Para trazer a natureza à decoração e homenagear ‘A Casa Viva’, tema da CASACOR 2018, a TRiART ARQUITETURA enfatizou a cor verde em diversos detalhes da ornamentação, como na grande estante no estilo farmácia, garimpada no Arnaldo Danemberg Antiquário, que ganhou a espécie teceronio lambari.

As duas áreas recebem paisagismo assinado por Clariça Lima, a profissional conta que a ideia foi trazer vida e decorar os ambientes com plantas pendentes.

Paisagismo de Clariça Lima para a cozinha matriz da Triart Arquitetura para casa cor sp

Outro elemento que auxiliou nessa composição, foi a escultura do artista plástico cubano Jorge Mayet: uma árvore construída com fios de cobre, papel mache, tinta acrílica, poliuretano e fibra sintética.

A peça de 75×60, que fica em destaque suspensa no centro da escada, foi escolhida propositalmente pela importância que o artista plástico dá aos elementos da natureza.

Para dar ainda mais história a esse cenário, o trio optou por fazer um recorte em color block verde, compondo a parede localizada atrás da obra, tendência apresentada pelos arquitetos e que dá a sensação de volume ao local.

Todo esse conjunto, escultura + recorte verde, sugere a interação do visitante com o espaço, pois é ali o melhor local para se posicionar e obter o enquadramento perfeito do registro que ficará como lembrança da temática da mostra.

“Pensamos em deixar o tema da CASACOR ainda mais em evidência, onde as pessoas não serão apenas espectadoras, mas agentes participativas, propagando sua mensagem por meio das redes sociais”, explicam.

O mobiliário do ambiente também é da Lider Interiores, à exemplo de peças como a Mesa Eixo, do estúdio Nada se Leva, escolhida pela Triart com o tampo de cerâmica assinado por Lea Diegues e o Sofá Mark, também do Nada Se Leva, peça com acabamento metalizado fosco desenvolvido especialmente para a CASACOR SP.

Já a Mesa de Centro Slim, peça em aço de carbono e metal cora, foi feita em tamanho diferenciado para o trio, assim como a mesa de centro Ekos, que leva a sustentabilidade como principal elemento.

Moveis da lider interiores na cozinha matriz para casa cor sp 2018

A Cozinha Matriz conta ainda com área externa, um corredor em pórtico de metal com aspecto enferrujado, usado para criar formas, volume e reforçar o conceito destroyed.

Esse ‘cantinho extra’, convida os visitantes a irem do espaço interno ao externo, passando por uma área verde cuidadosamente construída pensando na necessidade da proximidade com a natureza.

Com composições de vasos e plantas, o paisagismo conta com espécies longilíneas, como o bambu negro, que harmoniza com o pé direito do Jockey Club.

jardim com paisagismo de Clariça Lima na cozinha matriz da Triart para casa cor sp

A varanda destaca a Poltrona Poema, assinada por Nada Se Leva, móvel que traz a praticidade como norte, idealizado para relaxar e curtir.

Escolhida na cor rosa, tom presente na cartela de cores do espaço, a poltrona foi desenvolvida com traços simples e detalhes suaves.

 

Sobre a TRiART Arquitetura

Em 2016, o trio estreou na CASACOR SP com uma adega de blocos de concreto capaz de suportar mais de 600 garrafas, aposta simples e original que marcou a edição na época e continua sendo referência nos dias de hoje.

Em 2017 a TRiART ARQUITETURA investiu no design brasileiro e em móveis multifuncionais para o desenvolvimento do Estúdio +55, um espaço de 38m² dedicado ao design e à arte contemporânea.

André Bacalov nasceu em São Paulo e é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Filho de Beatriz Dutra e Ciro Augusto, integra a terceira geração de arquitetos da família formados na mesma universidade.

Durante os primeiros três anos de faculdade, estagiou com a mãe, Beatriz Dutra, e posteriormente trabalhou no escritório de David Bastos.

Kika Mattos nasceu em Aracaju, capital de Sergipe, e é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia.

Também estudou arquitetura em Madrid, na Universidad Alfonso X el Sabio.

Trabalhou dois anos como estagiária no escritório David Bastos em Salvador.

Marcela Penteado nasceu em São Paulo e é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP.

Estagiou com João Armentano e no escritório Archea Associati em Firenze, na Itália.

Marcela completou seu estágio com David Bastos e foi efetivada no escritório, onde trabalhou por dois anos.

 

Veja mais imagens no nosso Pinterest.

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

TAG: TRiArt

comentários

0 Ações
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR