Sig Bergamin celebra a história do banheiro nas últimas três décadas na CasaCor SP
Através do resgate de memórias afetivas e, com olhar atento ao futuro, a Deca celebra 30 anos como patrocinadora da CasaCor, com uma trajetória que ajuda a narrar a evolução do morar brasileiro, propondo uma nova forma de ver e viver o design. Como marco, Sig Bergamin, um dos principais nomes da arquitetura e do design de interiores do Brasil, que assinou o primeiro espaço Deca na CasaCor, em 1995, traz em sua terceira parceria com a marca na mostra, sua interpretação sobre as mudanças nos banheiros ao longo de décadas e projeta o futuro, unindo natureza, design e cores.
Em uma nova relação de afeto com nosso corpo e mente, com as pessoas e com as nossas moradas, Ciclos Deca resgata memórias e ainda projeta o banheiro como espaço de protagonismo através da constante busca pelo autocuidado e reconexão entre corpo e natureza. “Antes só existia o cromado, depois veio o dourado, um pouquinho de preto. Mas hoje, com tantas tonalidades, você pode usar a sua imaginação, unindo bom gosto e tecnologia. Os produtos Deca representam um lifestyle e ajudam o consumidor a se expressar por meio das cores”, destaca Sig Bergamin.
Para materializar este enredo que aborda a natureza do tempo, o espaço de 420m² traz a biofilia brasileira e a estética acolhedora de revestimentos das marcas Portinari e Ceusa, além de piso Castelatto em tons de verde. Dia e noite são representados pelas transições de iluminação e sonorização, e despertarão bem-estar, como um convite a reflexão sobre a importância da integração da natureza com o design e a funcionalidade nas moradias.
Ao centro, um amplo espelho d’água concentra a singularidade dos metais em cascatas. Bicas em formato curvo e alongado, se misturam ao verde do espaço. A abundante vegetação que também reveste essas margens acomoda as floreiras. Cada passo aproxima de referências temporais retratadas em seis ambientes que narram a evolução do banheiro e como a relação com este espaço tão íntimo foi mudando sua configuração: ganharam protagonismo como locais de valorização do cuidado consigo e com o outro.
A Sala de Banho Clássica traz uma releitura do banheiro da década de 1990, combinando o branco das louças com o dourado dos metais. Na bancada, a cuba de embutir dá lugar à versão de apoio retangular , com bordas mais finas e base flutuante. Para compor, o misturador, inspirado na alta joalheria, se destaca por manter a memória afetiva do acionamento em cruzeta que marcou a época. Já a bacia e o bidê, que antes eram itens comuns nas residências, se apresentam em uma única peça, com uma proposta atualizada e eletrônica.
Os chuveiros para área externa setorizam e integram o banheiro, agora livre de paredes. Já a área de relaxamento concentra a banheira na cor-conceito Sálvia, tonalidade que amplia a conexão com elementos naturais. Acessórios, como o conjunto para bancada redondo e bancos, somam a praticidade e dão o toque de beleza atemporal.
No Banheiro Compacto, uma leitura contemporânea mescla louças na cor branca e metais em inox, numa alusão à combinação dos tons de caramelo e cromado também muito utilizada nos anos 1990. O design clássico do tradicional lavatório com coluna ganha ainda nova
interpretação com a cuba de piso redonda, retratando sua evolução ao longo das décadas.
No terceiro ambiente, o Banheiro Tom sobre Tom, o destaque é a harmonização das louças e metais numa tonalidade acinzentada e sofisticada. Com a bica instalada na parede e o acionamento para misturador na bancada, a liberdade de escolha vai além das cores e amplia as possibilidades de personalização dos projetos. A área de banho, centralizada ao fundo, traz o chuveiro quadrado.
Inspirado nas salas de banho dos anos 2000, o SPA Social retrata uma nova maneira de interagir com o banheiro. O ambiente deixa de ser um local de individualidade dando lugar à integração da família. Ao centro, banheiras com degrau e monocomandos de piso convidam a um banho de imersão.
Nos últimos dois ambientes, Sig Bergamin traz um olhar provocativo sobre o uso das cores. O banheiro Contraste e Ousadia, pensado para área de lavabo ou residencial, revela a tendência marcada por tons contrastantes que se complementam. Propositalmente, o tom intenso da bica cria um visual elegante junto à cuba branca. Do outro lado, o inovador branco perolado no metal soma beleza à cuba em ébano fosco. Na área de banho, o contraste segue presente nos dois acabamentos para registro, em composição com o chuveiro, criando um visual harmônico e vanguardista.
A sala de banho Cor como Linguagem, que segue a tendência do uso das cores com personalidade, encerra a visitação. Neste ambiente, cada detalhe foi projetado para criar uma atmosfera futurista, com total protagonismo para os metais.
Projeto: Arquiteto Sig Bergamin para DECA
Fotografia: Fran Parente
36ª CasaCor SP 2023
De 30 de maio a 06 de agosto de 2023
Local: Conjunto Nacional / Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César
Você já conhece nossas redes sociais?
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco
TAG: história do banheiro