Feng Shui indiano no Loft de Bianca da Hora para a CasaCor São Paulo

0 Ações
0
0
0

Depois de marcar presença em oito edições da CasaCor Rio, a arquiteta carioca Bianca da Hora (do escritório Da Hora Arquitetura) estreia na edição paulista 2023 apresentando o Loft Vastu, segundo a filosofia do Feng Shui indiano.

Sofá com almofadas
Fotografia: Denilson Machado
Vista ampla da sala
Fotografia: Denilson Machado

Trata-se de um espaço de 120m² que reflete a essência descontraída do Rio de Janeiro, tendo sido idealizado para ser a residência da própria arquiteta em São Paulo. Para evocar esta atmosfera com sofisticação, e já surfando na onda do “luxo silencioso”, Bianca incorporou elementos naturais (como madeira, pedras, algodão, linho, couro e plantas) à arquitetura de interiores, e ainda lançou mão da técnica indiana vastu shastra (que deu nome ao espaço) na concepção do projeto.

Plantas
Fotografia: Denilson Machado
Ilha de cocção e poltrona Jangada
Fotografia: Denilson Machado
Mesa Pétala e poltrona Jangada
Fotografia: Denilson Machado

Também conhecido como ciência do bem estar ou feng shui da Índia, o vastu shastra é um sistema tradicional de arquitetura baseado em textos antigos que descrevem princípios de design, layout, medições, arranjo do espaço e geometria espacial”, explica ela. “Através da orientação de portas e janelas, escolha de cores e materiais e disposição dos móveis, esta técnica busca criar um ambiente harmonioso e equilibrado para quem vive ou trabalha nele”, acrescenta.

Poltronas Ouro Preto e mesa Pétala
Fotografia: Denilson Machado
Poltrona Jangada, mesa Pétala e banco Dominó
Fotografia: Denilson Machado
Ilha de cocção
Fotografia: Denilson Machado

Integrado por living, cozinha com ilha de cocção, lavabo e varanda, o loft explora diferentes texturas e tons naturais – em versões rústicas e contemporâneas – e aposta na elegância dos móveis brasileiros de design assinado, com destaque para a poltrona Jangada (de Jean Gillon para a Passado Composto Sec XX), o par de poltronas Ouro Preto e a mesa de centro Pétala (de Jorge Zalszupin, reeditadas pela Etel Design e fornecidas pelo Arquivo Contemporâneo), além das cadeiras de jantar em jacarandá-da-bahia com detalhes em latão (também de Zalszupin), garimpadas na Galeria Teo.

Mesa Pétala, poltrona Jangada e poltronas Ouro Preto
Fotografia: Denilson Machado
Quadros da Mata Atlântica a sob o sofá Duna
Fotografia: Denilson Machado

E ainda há espaço para criações contemporâneas, como o banco Dominó em mármore (de Claudia Moreira Salles para a Dpot Brasil), a mesa de jantar Rino em freijó (criação de Arthur Casas Design para a Etel) e o sofá modular Duna (de Danilo Lopes e Paula Gontijo para o Arquivo Contemporâneo).

Mesa de jantar com luminárias Kumo
Fotografia: Denilson Machado
Detalhe da ilha de cocção
Fotografia: Denilson Machado

Entre as obras de arte, a arquiteta destaca as gravuras fotográficas de Cássio Vasconcellos, que reproduz o interior da Mata Atlântica, fornecidas pela Galeria Nara Roesler. Por fim, a iluminação do loft é totalmente indireta, para deixar os ambientes ainda mais acolhedores, e sobre a mesa de jantar, rouba a cena a composição de luminárias escultóricas Kumo, feitas com cúpulas de papel arroz amassado pelo artista plástico Thomaz Velho.

Banheiro
Fotografia: Denilson Machado
Persianas
Fotografia: Denilson Machado

Projeto: Arquiteta Bianca da Hora, do escritório Da Hora Arquitetura

Fotografia: Denilson Machado, do MCA Estúdio

Produção visual: Aldi Flosi

36ª CasaCor SP 2023

De 30 de maio a 06 de agosto de 2023

Local: Conjunto Nacional / Av. Paulista, 2073 –  Cerqueira César

Você já conhece nossas redes sociais?

Já segue a Conexão Décor?

Siga o  nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.

Celina Mello Franco

 

TAG: FENG SHUI INDIANO

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR