A delicadeza do Estilo Provençal

0 Ações
0
0
0

As origens do estilo provençal remetem ao Sul da França região da Provença.

Uma das explicações de como iniciou o processo de formação do estilo tem relação com muitos dos camponeses na região da Provença querendo também possuir uma casa que de alguma forma tivesse em sua decoração, um pouco dos símbolos que representavam a verdadeira nobreza.

Pura Comunicação

Os móveis no estilo provençal apesar de terem como inspiração os refinados móveis estilo Luís XV e Luís XVI, recebiam entalhes mais simplificados e eram feitos de madeiras da região, recebendo uma pátina em cores claras, a fim de camuflar pequenas falhas.

Estas peças com pintura em tonalidades claras  e levemente desgastadas foram assimiladas por grande parte das pessoas, que logo passaram a reciclar peças antigas, adequando-as ao estilo.

 

 

Histórias a parte, para você compor uma decoração nesse estilo ai na sua casa, você pode reaproveitar aquele móvel antigo, que já foi da sua avó.

Pode apostar em papel de parede, cortinas com cores claras, como a de linho, almofadas com estampas florais, quadros com paisagens do campo e não podem faltar os lustres.

Armários aéreos com estilo cristaleira, móveis e para finalizar, acrescente vasos com arranjos de flores para criar um clima de campo francês no seu ambiente.

O provençal nos remete  a delicadeza, aconchego na expressão sutil dos seus desenhos, e a pinturas nos encantam com essas sensações de afetividade e acolhimento.

 

 

quartos provençal

 

 

Quarto de criança provençal

 

Provençal

 

Móveis Antigos:

Como já falamos, os móveis copiados pelos artesãos tinham qualidade inferior.

Para esconder as falhas no acabamento e os defeitos da madeira, os artesãos inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gesso-cré.

Com o tempo, a pintura aplicada nos móveis, portas e gavetas também se desgastava e criava uma aparência envelhecida e patinada.

Entrada com bufe provençal

 

 

banheiro com espelhos provençal

Armário em Estilo Provence

 

Flores:

O caráter romântico e leve da decoração provençal é garantido pela presença das flores e plantas, principalmente a Lavanda.

Por ser abundante na região de origem do estilo, arranjos de lavanda eram utilizados como decoração dentro das casas, o que deixava os ambientes bastante perfumados e agradáveis.

Com o tempo, o estilo passou a incorporar também outros tipos de flores, além de aplicá-las como estampa em móveis, louças e tecidos.

 

varanda em estilo provençal

 

Poltrona em estilo provençal

 

Agora, separamos algumas sugestões para você poder SEGUIR O ESTILO:

 

Lustre Paris, da Westwing no estilo provençal
Lustre Paris, da Westwing
Chaise Longue, encontrado na Secrets de Famille
Chaise Longue, encontrado na Secrets de Famille
Prateleira Prelé, da Westwing no estilo provençal
Prateleira Prelé, da Westwing
Manosque, da Secrets de Famille no estilo provençal
Manosque, da Secrets de Famille

 

Veja mais imagens do Estilo Provençal no nosso Pinterest.

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

TAG: Provençal

comentários

0 Ações
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR