Seja para separar ambientes, proteger paredes, esconder fiações ou até mesmo trazer um ar de sofisticação e aconchego para a decoração, os painéis ripados seguem como um dos materiais queridinhos pelos brasileiros no design de interiores.
Não à toa, na rede social Tik Tok, a #painelripado já conta com mais de 109 milhões de visualizações. E para ajudar nessa tarefa de inserir a ripas de MDF nos ambientes, a arquiteta Aline Zanoni esclarece quatro aplicações para deixar a decoração elegante, assim como os melhores materiais e cores.
“As ripas de madeira geralmente ( painéis ripados) são usadas na vertical nos projetos de interiores e costumam ter a espessura de dois a cinco centímetros entre cada uma – garantindo que o projeto fique em evidência. Contam com diversos estilos e tonalidades e por serem versáteis, podem ser colocados tanto em bancadas como em paredes. Funcionam muito bem em toda a superfície, como também em apenas um detalhe na sala, quarto ou até banheiro”, explica Zanoni, que está à frente do Aline Zanoni Arquitetura e Interiores e já educou mais de 3 mil arquitetos e designers sobre gestão e administração de escritórios de arquitetura e marketing digital.
Banheiro: Aline garante que o ripado vai bem em qualquer cômodo, inclusive no banheiro: “O ripado no banheiro oferece aquele quê de spa ao cômodo, trazendo acolhimento e naturalidade. Por ser um local mais úmido, é preciso um pouco mais de atenção na escolha do material. Existem porcelanatos e cerâmicas que se assemelham ao ripado, o que é vantajoso para o banheiro, já que podem ser molhados sem danos”, esclarece a arquiteta.
Sala de Estar: “Na sala de estar é comum utilizar as ripas no painel da televisão para esconder a fiação e dar um destaque à parede. Mas também é interessante o uso desse material de MDF em colunas, garantindo um toque de decoração em partes estruturais, ou até mesmo em bancadas de cozinhas americanas. Gosto do ripado em lâmina de madeira natural e tons de fendi, são possibilidades que se encaixam bem em muitos dos nossos projetos” comenta Aline.
Quarto: “Para o quarto, utilizar o painel ripado nas cabeceiras da cama garante um clima natural e leve ao ambiente. Também são excelentes para esconder fiações na parede da televisão. Vale investir em roupas de cama que ‘conversem’ com esse material e ofereçam a sensação de amplitude”, explica Zanoni.
Escritório: “O ripado pode ser uma boa opção em painéis de fundo, ou até mesmo nas portinhas dos armários” comenta.
Em relação à posição das ripas, Aline é enfática: “Tudo depende do gosto do cliente, mas é sempre importante estar atento ao efeito visual. As ripas, quando colocadas na horizontal, rementem a um ambiente mais profundo. Já na vertical, dão a impressão de que o pé direito é mais alto”, explica a especialista em interiores.
Zanoni também alerta para a cor que será usada, já que o tom influencia no resultado. “As cores mais escuras como preto ou grafite podem dar impressão de que o cômodo é menor, já os tons claros proporcionam a sensação de amplitude”, diz.
Arquiteta: Aline Zanoni
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco
TAG: PAINÈIS RIPADOS