O proprietário deste imóvel de 250m² em Copacabana, Rio de Janeiro, é também o arquiteto responsável por sua reforma. Muitos não sabem, mas David Bastos – que desde criança reside em Salvador, nasceu no Rio e por isso tem forte ligação com a cidade.
O grande desafio do projeto foi preservar a originalidade do apartamento, construído em 1940 e que hoje encontra-se em fase de tombamento.
Na sala de TV, o telão desce na frente da tapeçaria quando necessário.
Com maestria, David explorou a estética art déco, incorporando também itens atuais ao mix de peças decorativas, como a obra de arte da artista Nádia Taquary, a poltrona da sala de TV Papa Bear e o puff Adel, a luminária da sala de jantar com design Santa Cole, a tapeçaria de Genaro de Carvalho, as poltronas giratórias verdes da marca Galloti & Radicce na sala de estar, a escultura de porcelana Cachorro (artista desconhecido), e a obra de arte texturizada, de Leda Catunda.
Inspirado pela proposta de modernização e well living com muito espaço, o arquiteto alterou a área de serviço e quartos, mas manteve as características arquitetônicas do imóvel e a circulação que une as salas de jantar, estar e o escritório. “Restauramos o piso, portas de acesso às varandas e porta de entrada, fizemos pórticos de mármore e assim aumentamos a sensação de amplitude, com uma excelente iluminação natural”, conta.
A dificuldade maior de toda a obra, finalizada em outubro do ano passado, foi a troca de toda a parte elétrica e hidráulica e sistema de ar-condicionado.
Entre os materiais que se destacam, estão as pedras naturais dos pórticos, e os revestimentos dos banheiros: estes, um capítulo à parte, cujas bancadas foram desenhadas pelo próprio David nas cores que predominam em cada quarto-suíte, e executadas pela Brasigran Home. “O lavabo, todo espelhado, virou o point da Selfie”, brinca ele.
Projeto: David Bastos
Fotografia: Fran Parente
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco
TAG: copacabana