Morar Mais SP – vale a visita!!

0 Ações
0
0
0

Nascida no Rio em 2004, a mostra Morar Mais por Menos (que aqui no Rio encerrou recentemente sua 16ª edição, no CasaShopping) está ganhando uma edição em São Paulo esse ano.

Será no bairro Alto de Pinheiros, de 3 de outubro e 17 de novembro, com 60 ambientes assinados por arquitetos, designers e paisagistas, acomodados em duas casas vizinhas de arquitetura modernista, construídas na década de 1960.

O local escolhido para propagar o conceito “mais por menos” proposto pela empresárias Ligia Schuback e Sabrina Schuback Rocha, idealizadoras do evento e também organizadoras da edição carioca, não foi à toa e tem seu protagonismo nesta história.

Erguidas na mesma época, as casas pertencem a duas famílias que se tornaram amigas ao longo dos anos e fizeram delas palco de muitas encontros e celebrações. Essa atmosfera de boas energias ainda está por ali. Mesmo que hoje estejam vazias, permanece o ar de festa, familiaridade e cumplicidade. É tácito o respeito e amizade que existe entre as famílias. É o clima de acolhimento que buscamos transmitir com o Morar Mais”, conta Ligia.

 

Dos Mundos assina o Dormitório do Filho

Conceitos como customização, sustentabilidade e flexibilidade formam a base do projeto inspirado na personalidade de um jovem esportista.

 

Foto: JP Image

 

Época de transição e mudanças, a adolescência é um processo de amadurecimento se reflete em todos os aspectos da vida e o quarto – refúgio pessoal – deve acompanhar toda essa transição.

Com 16 m², o Dormitório do Filho foi concebido por Carina Pederzoli e Rodrigo Amaral, arquitetos à frente do escritório Dos Mundos.

A partir da figura de um adolescente que faz parte da geração saúde, com um estilo de vida mais desconectado e apaixonado por esportes. Por mais que tenha sido pensado para um rapaz, seu décor é neutro, caracterizando-o como um ambiente agênero e que se baseia em uma estética industrial.

“O projeto explora o estilo industrial, que tem ganhado espaço na decoração de ambientes residenciais, e a mescla com outros estilos, trazendo peças vintage, materiais reciclados e objetos que mostrem a história de vida do jovem cliente”, ressalta a dupla de profissionais, que acredita que a arquitetura deve ser afetiva.

Assim, os tons fogem do infantil e trazem uma cartela de cinza e metálico, com eventuais pontos vibrantes – como o laranja da escada, que funciona como cabideiro.

Foto: JP Image

A parede recebeu argamassa italiana (Arte Venezia), produto importado com preço compatível com o mercado e que pode ser aplicado sobre todas as superfícies, de forma rápida e limpa.

Para trazer aconchego, o piso vinílico Oxford Clic (Beaulieu) é madeirado.

Foi combinado com rodapé reciclável, feito a partir de resíduos de poliestireno e poliuretano (Santa Luzia).

Foto: JP Image

“Buscamos soluções sustentáveis, pensadas para minimizar a geração de lixo e entulho. Tanto o piso quanto o rodapé podem ser reaplicados em outro local”, explicam.

Para completar o clima aconchegante, a persiana é de madeira, com inspiração mais rústica.

Foto: JP IMage

“Optamos por soluções minimalistas e soltas, dispensando os tradicionais armários sob medida, que acabam engessando eventuais mudanças de layout”, contam os profissionais.

Os mobiliários são leves e possuem rodízios, facilitando a mudança de layout sem gastos adicionais, de forma rápida e fácil – como é o caso da cama, projetada pelo Dos Mundos, que foi concebida em altura mais baixa, para se igualar a altura de cadeira.

Assim, ela também faz as vezes de sofá, garantindo conforto para quem se senta.

Foto: JP Image

 

Também com rodízios, os armários com gaveteiros seguem a estética industrial e foram executados pela Metall Designer.

Uma bancada de estudos e criado-mudo completam os mobiliários, que são poucos e extremamente funcionais.

Trazendo memória afetiva, o único item sem rodízios é a cômoda retrô, herdada da avó do jovem morador.

O destaque fica para a tapeçaria (By Kamy), que faz uso de tapetes já manchados e gastos pelo tempo. Combinados, eles criam uma nova peça cheia de personalidade, única e com muita história. As almofadas, por sua vez, foram fabricadas a partir de calças jeans que já estavam sem uso. Para complementar, uma fotografia retrata a paixão do adolescente e, na estante, objetos decorativos (Sun House) trazem graça para o espaço.

Foto: JP Image

 

Arquiteta Cris Paola convida visitantes da mostra Morar Mais, em São Paulo, para interagirem em seu Furacão de Ideias

Você já entrou em um espaço que te provocou renovação e fez com que seus pensamentos e ideias passassem por uma transformação?

Esse foi o desejo da arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, na sua estreia na 1ª mostra Morar Mais por Menos.

Sabendo que a arte e a decoração são complementares e que juntas causam um conjunto de metamorfoses – não somente em sua concepção nos ambientes, mas também no interior de cada indivíduo – Cris Paola buscou refletir o poder das duas, unidas em um único lugar, para apresentar o ambiente Furacão de Ideias.

“Ao visitar uma mostra você entra com seu repertório e após visitar todos os ambientes, você terá um novo olhar capaz de te instigar a fazer modificações em sua própria casa. Esse é o papel de uma mostra: provocar um verdadeiro furacão de ideias no visitante,” diz Cris Paola.  

 

Foto: João Ribeiro

 

Com essência lúdica, o projeto de 62 m² vai impactar o visitante graças a uma escultura instigante, que se estende do teto ao chão e mistura tecido, pintura e cadeiras.

A obra de arte é fruto da expressão artística de Cris Paola, que partiu da pintura colorida da imagem de satélite de um furacão no teto realizada pelo artista José Munhoz, retratando assim o topo do furacão.

Tecidos torcidos, que remetem ao movimento exercido pelo furacão em sua forma física na natureza, e cadeiras atadas e misturadas na escultura de tecido são partes complementares da criação que causa impacto e questionamentos.

 

Foto: João Ribeiro

 

Em seu Furacão de Ideias, Cris elegeu a cadeira como um objeto do décor que atua tanto como expressão da arte como uma maneira para sua participação na mostra rentabilizar em prol do papel solidário que cada um pode exercer na sociedade.

A arquiteta convidou arquitetos e designers de interiores que compõem os espaços da mostra para a customização de cadeiras que permitiram a cada um a expressão de arte.

As cadeiras, que além de compor a instalação, estarão dispostas como destaque em uma das paredes do espaço.  

 

Foto: João Ribeiro

Elas serão vendidas e toda arrecadação revertida para a instituição Decor Social: projeto sem fins lucrativos que transforma abrigos de crianças que aguardam a adoção em lares através da ajuda de arquitetos e designers de interiores.

Ao caminhar pela instalação Furacão de Ideias, a arquiteta também apresentará o Papo Decor, uma sala de estar reservada para a interatividade dos visitantes – não somente para admirar e refletir, mas para arregaçar as mangas e colocar em exercício o que sabem de decoração ou o que poderão aprender.

A cada semana da mostra, Cris Paola trará propostas que revelarão ao visitante como a decoração da casa pode ser transformada.  

 

Foto: João Ribeiro

“Como seres humanos, expressamos todos os dias nossos desejos de mudança. Épocas temáticas, como as estações do ano e as datas comemorativas, podem ser motivos constantes para manter a base da decoração, mas renová-la. Esses feitos fazem um bem enorme para a nossa energia e construção pessoal”, afirma a arquiteta.

 

Foto: João Ribeiro

Para tanto, a parceria da profissional com alguns parceiros possibilitará as mudanças por meio da troca de almofadas, tapetes, quadros e objetos decorativos que podem ser facilmente movimentados.

 

Foto: João Ribeiro

 

Henrique Freneda se inspira no universo das redes sociais para criar o apartamento da influenciadora na mostra Morar Mais em São Paulo 

 

Foto: JP Image

 

A personagem, dona do espaço,  mas representa um perfil de celebridade que vem ganhando cada vez mais espaço no imaginário das pessoas.

Mulheres e homens que compartilham novidades do mundo da moda, maquiagem, arqdecor e influenciam o consumo.

Pensando nas características dessa cliente fictícia, o designer de interiores Henrique Freneda idealizou o Apartamento da Influenciadora.

A decoração do espaço está repleta de tendências e inovações que atendem as necessidades da jovem conectada.

Logo na entrada do apê de 35 m², com estilo loft, o piso de pastilha de vidro (Casa Portoro) rouba a cena.

O rosa está presente em todo o projeto de forma intensa. Uma fita de LED foi instalada em volta no solo, iluminando ainda mais o tom vibrante. 

“Ficará evidente para todos os visitantes que essa mulher tem uma personalidade forte e eu queria transmitir isso na decoração”, diz Henrique.
Foto: JP Image

Acompanhando o cotidiano de trabalho nas redes sociais, a moradora ganhou um cantinho especial: uma parede instagramável.

A inovação personalizada facilitou o processo de fazer selfies e gravar vídeos, assim o conteúdo poderá ser feito e editado sem sair de casa.

A iluminação (Bertolucci) e as cores foram alteradas para melhorar o efeito.

Dessa forma, ela terá trabalho, diversão e bem estar próximos um do outro.

 

Foto: JP Image

O closet, refúgio das roupas, sapatos e acessórios da cliente, não poderia ser diferente dos demais ambientes.

Seguindo o conceito do loft trabalhado por Freneda, o móvel (Valcenter Móveis Planejados) foi concebido com vidro, deixando as peças expostas e, portanto, simplificando as escolhas dos looks no dia-dia.

 

Foto: JP Image

A cozinha prima pela praticidade.

Por ser o menor lugar do apartamento, os móveis planejados (Valcenter Móveis Planejados) são práticos e versáteis.

 

Foto: JP Image

O banheiro, único com porta, possui uma divisória de vidro (Casa Mansur) para separar o vaso sanitário do ambiente.

As torneiras metálicas e o chuveiro (Lorenzetti) ajudam a dar ainda mais conforto.

Depois de um banho relaxante de banheira (Jacuzzi), a jovem poderá deitar em uma cama de casal grande e aconchegante.

Localizada no meio do imóvel, a peça recebeu um jogo de cama especial (Mmartan).

O mobiliário moderno (Breton) foi personalizado para acompanhar o ritmo dessa mulher antenada nas tendências.

O rosa, presente no piso, compõe o projeto com os tons de prata, cinza e branco.

Ao economizar utilizando pastilhas de vidro, as mais acessíveis do mercado, o profissional e sua cliente optaram por investir a maior parte do dinheiro nos móveis.

Mesmo com um total de 35 m², o espaço foi bem aproveitado para transmitir a versatilidade da celebridade”, conta Henrique.

 

Foto: JP Image

Planejado nos mínimos detalhes para transmitir a essência da cliente, o projeto mostrou que é possível montar um imóvel com personalidade e que caiba no bolso.  

 

 

Sala Multifuncional marca a estreia de Simone Goltcher na 1ª mostra Morar Mais, em São Paulo

O ambiente parte do equilíbrio entre os estilos clássico e contemporâneo, trabalhados com foco na funcionalidade e sofisticação 

O ambiente, idealizado pela da designer de interiores Simone Goltcher, e idealizadora do grupo Diário do Arquiteto, traz toda a experiência de 15 anos da profissional para atender a principal ideologia da exposição: um espaço aconchegante e sofisticado sem gastar quantias exorbitantes.

A proposta de Simone aposta na expressão de um espaço que agregue tecnologia e interação, mas sem perder a atmosfera de lar e bem-estar.

Aliada aos conceitos de modernidade e sofisticação, a Sala Multifuncional, com 50 m², reúne 12 cadeiras, sofás, home office e sala de TV sempre prontos para promover a convivência dos visitantes durante a visita à mostra.

No projeto, fiz questão de considerar e incluir inúmeros pontos de energia para carregar os smartphones tão imprescindíveis para registrar e postar as referências e novidades da mostra, bem como proporcionar um espaço convidativo para encontros. Isto é estar atento às novas demandas do morar atual”, destaca Simone.

Foto: Celina Germer

Com estilo contemporâneo, a base neutra chama a atenção no projeto, passando por tons de cinza, bege e areia.

A profissional apostou em materiais simples, elegantes e com ótimo custo-benefício, caso do piso laminado que imita madeira, da Eucatex, um clássico na decoração aclamado por sua beleza estética e por levar conforto termoacústico nos ambientes.

Com o seu posicionamento, a luz natural completa o projeto luminotécnico e prestigia o ambiente com diálogo do interno com a natureza presente do lado de fora do prédio.

No coração do espaço, quem rouba a cena são os sofás, desenhados por Simone e executado pela loja Sylvia Design, que por sua vez, logo após a abertura da mostra, podem ser comprados.

As peças revelam um equilíbrio perfeito entre o linho no estofado e o couro sintético no encosto, além de uma sincronia de materiais que preenchem o espaço com personalidade e estilo.

Assimétrico e original, o pendente (Interpam), quebra a monotonia do ambiente.

Um dos traços que revelam a personalidade dos projetos assinados pela designer de interiores é a valorização do sofisticado.

O tapete de plush (Sylvia Design) reforça esse traço e agrega a sensação de aconchego no mix com as almofadas de couro sintético.

Simone trabalhou com referências pautadas nas inspirações que norteiam sua carreira e revisitou um clássico da decoração internacional: a boiserie usada pela realeza francesa no século XVII e executada Bela Ferragens.

Trabalhamos as boiseries apenas na parte inferior das paredes e pintamos na mesma cor da parede para criar unidade e elegância no ambiente”, diz Simone.

Foto: Celina Germer

Para sair do convencional, um pórtico foi desenhado para receber o home office com prateleiras e bancadas em marcenaria (Favorita Jardins / Casa 46).

O cantinho foi pensado para os próprios profissionais que participam da mostra, que podem trabalhar com o notebook ou receber os clientes durante o período do evento.

A pintura metalizada da Arte Venezia/Novacolor.it permitiu setorizar o home, pois o efeito agrega uma impressão contemporânea e diferente.

O espaço será o ponto de encontro dos visitantes da mostra, assim como receberá a agenda de palestras e conteúdos apresentados durante a estreia da Morar Mais Por Menos na capital paulista.

Ter um projetor era essencial, mas em vez dele sair do teto, como acontece normalmente, Simone firmou uma parceria com a Imports BR Automação, que lançou o Laser Display xTV, da marca Sims.

Ele simula uma TV de 120 polegadas e ainda possibilita a visualização na claridade.

As 12 cadeiras, que complementam os sofás para receber o público, têm estrutura de madeira e estofado de camurça, relevando mais uma vez o equilíbrio no uso de materiais que marca os trabalhos de Simone.

Foto: Celina Germer

 

Serviço:

  • Data: 03 de outubro a 17 de novembro
  • Horário: terça-feira a domingo das 12h às 21h
  • Local: Rua Pedroso de Moraes, 2188 – Alto de Pinheiros

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue o Conexão Décor? Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.  

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

TAG: Morar Mais SP 2019

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR