Quando a vida inspira a obra. E a obra inspira a vida
Lançamento livro “Bel Lobo e Bob Neri: Vida é Obra”.
São 30 anos de memórias da vida de um casal, Bel Lobo e Bob Neri. E 30 anos da trajetória de um escritório de arquitetura que se transformou em referência nacional com projetos para as mais diversas e destacadas marcas do varejo brasileiro.
O livro “Bel Lobo e Bob Neri: Vida é Obra”, escrito pela jornalista Simone Raitzik e publicado pela editora Bazar do Tempo, reúne, em 350 páginas, alguns projetos que traduzem essa inspirada trajetória, em que se cruzam experiências pessoais e profissionais. O lançamento será dia 20 de março, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon – um dos projetos do casal.
O projeto do livro começou com a tentativa de organizar três décadas, muito bem vividas e registradas, de histórias e projetos. Mas, frequentemente, conta Simone Raitzik, surgia a dificuldade em categorizar o que era “Bel”, o que era “Bob”, o que era “Vida” e o que era “Obra”.
“Quando a casa vira escritório, quando os clientes viram amigos e os amigos viram clientes, quando o marido vira sócio e os filhos viram parceiros de projeto, não tem jeito: vida é obra mesmo”, diz a autora.
Assim, o livro tem dois começos e dois fins: de um lado, o livro abre com a parte “Vida”, que apresenta a trajetória pessoal de Bel e Bob: o encontro na faculdade, os espetáculos que faziam no coral Coro Come, o casamento, os filhos, as viagens e a arquitetura. E de outro, virando o livro de ponta-cabeça, o livro revela a “Obra”, inventariando uma série de projetos criados pelo escritório de Bel e Bob, be.bo, que se tornou uma referência nacional no campo da arquitetura de ambientes comerciais, para algumas das mais importantes marcas do mercado brasileiro.
Essa trajetória apresentada no livro começa na Richards, nos anos 1980, quando Bel foi contratada como arquiteta pela marca. Depois do nascimento do primeiro filho do casal, João, Bob assumiu o lugar da mulher na empresa, levando a marca a ser reconhecida por vender não apenas peças de vestuário, mas um estilo descontraído e sofisticado de ser e viver.
A partir daí, são apresentados mais de 50 projetos − entre eles, Salinas, Boticário, Farm, Arezzo, H.Stern, Livraria da Travessa, Phebo, Biblioteca Parque Estadual, Bob’s, Bebê Básico, Hotel Ipanema Inn −, passando por mostras de arquitetura e decoração e pelos programas de TV “Decora” e “Lá Fora”, que Bel apresentou no canal GNT. Os projetos são apresentados por temas, desvendando a essência de cada um.
O livro revela as curiosidades dos nossos projetos e conta as histórias por trás da história… As inspirações, os acasos que acontecem e definem novos caminhos para nossas criações”, conta Bel.
Simone Raitzik explica que, como Bel e Bob trabalham muito na área de arquitetura comercial, cada projeto tem um estilo próprio. A curadoria foi feita por ela junto com Marina Piquet, designer que atuou na be.bo e que foi também responsável pela pesquisa iconográfica, junto com Mariana Travassos, coordenadora do escritório.
“Criamos ‘guarda-chuvas’ temáticos e escolhemos projetos que os representassem: os que foram inspirados na arte, os clássicos, os feitos em parceria, os que buscam uma invisibilidade das formas, os efêmeros, entre outros princípios. E o critério de seleção variou, incluindo desde os que eram muito especiais para Bel e Bob até os que tínhamos boas fotos para apresentar. Mas foi difícil fazer a seleção, pois eles assinam quase 5 mil projetos. Dava para fazer 10 livros” brinca Simone.
Dividido entre os capítulos Bel, Bob, BelBob, os frutos (os filhos João e Antonio) e be.bo (o escritório da dupla), o lado “Vida” conta um pouco da história de cada um e a trajetória de Bel e Bob como marido e mulher, parceiros e sócios.
O livro traz ainda uma série de QR Codes com vídeos que complementam a história: o casamento de Bel e Bob, há 30 anos, a concorrência que a dupla participou para fazer o projeto da Quem disse, Berenice?, a nova marca do grupo Boticário, o casal cantando para uma propaganda em rádio, uma série de estudos para a loja Farm Ipanema, palestras que ministraram.
“Produzir esse livro foi como fazer uma terapia em grupo. Muitas histórias vieram à tona histórias que nem nossos filhos conheciam. E muitas vezes eu pensei em desistir. Mas, no fim, sobrevivemos e ficamos muito felizes com o resultado”, comemora Bel.
Lançamento “Bel Lobo e Bob Neri: Vida é Obra”
Data: 20 de março, às 19h
Local: Livraria da Travessa do Shopping Leblon: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – loja 205 A – Leblon, Rio de Janeiro
Celina Mello Franco
Liliane Abreu