Estilo clean e minimalista no apartamento de 170 m² em Ipanema, de um casal de advogados na faixa dos 45 anos e com uma filha de 12 anos.
A família já morava em um bom imóvel até que surgiu a oportunidade de arrematar este apartamento de 170m2, em Ipanema (Rio de Janeiro), em um leilão. Com as chaves nas mãos, os novos proprietários encomendaram um projeto de reforma completa aos arquitetos Joana Bronze e Pedro Axiotis, do Fato Estúdio.
“Originalmente, a planta tinha quatro quartos, sendo apenas uma suíte. Os clientes pediram duas suítes bem amplas e uma área social maior, com ilha gourmet integrada, para o marido cozinhar na sala nos finais de semana”, conta Pedro.
“A experiência do nosso projeto começa quando o visitante toca a campainha e aguarda a porta abrir. O número com visual minimalista da porta de entrada traduz sutileza e delicadeza, enquanto espelho com design orgânico, embutido no painel de marcenaria, faz o pequeno espaço parecer bem mais amplo”, acrescenta a sócia Joana.
Com estilo clean minimalista, o apartamento tem uma base neutra e clara – que vai das paredes pintadas de branco ao piso em porcelanato cinza claro, passando por tons off white e areia – para transmitir paz e elegância. Já os materiais naturais, como linho, algodão, mármore, cerâmica, palhinha e, em especial, a madeira contribuíram para deixar os espaços mais acolhedores.
“Usamos quartzito Taj Mahal na ilha da área gourmet integrada à sala, na cuba esculpida e frontispício alto do lavabo e nas bancadas e frontões da cozinha para acrescentar um toque elegância a esses espaços, sem pesar visualmente”, diz Pedro.
Na decoração, com exceção das cadeiras de jantar, que vieram do apartamento antigo, é tudo novo. Na área social, os arquitetos priorizaram móveis brasileiros contemporâneos, de design assinado, com destaque para as poltronas Soft (do Arthur Casas), a mesa de centro Concrete (do Estudiobola), o banco Carlos (do Gustavo Bittencourt) e as banquetas Pedrita (do Marcelo Caruso).
Outro destaque são marcenarias desenhadas pelos próprios arquitetos, executadas com acabamento em folha natural de carvalho lavado, e obra de arte seccionada, do artista plástico João Migotto (exposta acima do aparador suspenso), único elemento colorido na área social, com grande impacto visual.
Com estilo atemporal e uma base também neutra, a suíte da filha de 12 anos foi projetada para ser usada por muito tempo. Como a menina pratica balé, os arquitetos instalaram na parede em frente à cama um grande espelho com barra de apoio, fazendo o espaço parecer bem maior. As marcenarias mesclam acabamento em laca branca e carvalho natural, enquanto o piso foi revestido com tábuas corridas de madeira tauari.
“Ao deixar o apartamento, o visitante é novamente surpreendido, desta vez com o puxador da porta do elevador, desenhado por nós e executado em quartzito Taj Mahal”, finaliza a arquiteta Joana Bronze, do Fato Estúdio.
Projeto: Arquitetos Joana Bronze e Pedro Axiotis / Escritório: Fato Estúdio
Fotógrafo: Juliano Colodeti, do MCA Estudio
Produção visual: Andrea Britto Velho e Pualani Giorgio
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco