Estar, jantar, varanda, hidromassagem. A área social deste imóvel é bem diferente do usual. Exatamente como desejavam os moradores, que não abriram mão de um espaço zen dando o tom deste apartamento de 300m² na Barra da Tijuca (RJ) .
Por isso, a arquiteta Fernanda Medeiros criou uma parede de cobogós artesanais para separar a área de relax da sala principal, mantendo uma certa privacidade entre os ambientes e trazendo ainda mais charme para a decoração.
“A ideia inicial era instalar a hidro na varanda, mas por questões estruturais do prédio (que não suportaria esse peso), optamos por abrir um dos quatro quartos do imóvel, integrando o ambiente com a sala e a varanda para criar o espaço zen, tão fundamental para os moradores. A tubulação vem do banheiro que fica logo ao lado”, explica Fernanda.
O espaço ganhou ainda uma parede de pedra que termina em um jardim vertical, conferindo um ar mais aconchegante e natural ao ambiente. E essa foi apenas uma das modificações feitas na planta do imóvel, cujo design era bem anos 80, com sancas, colunas no meio da sala, marcenaria antiquada e ambientes muito divididos.
A grande área de convivência inclui estar e jantar. Ambas ganharam marcenaria com detalhes ripados em carvalho e móveis em freijó. No jantar, o louceiro até o teto esconde um pilar e serve como aparador. O estar faz ligação com a varanda e ganhou tons mais neutros e alguns detalhes em terracota.
“Na cozinha, prevaleceu um verde bem clarinho. Como não era possível integrar o ambiente à sala, foi criada uma copinha e ilha central. Assim, quem estiver cozinhando fica de frente para a copa” , conta a arquiteta.
Aconchego e muita bossa na área íntima, que ganhou três suítes. A do casal tem cabeceira com o mesmo ripado usado na sala e um décor em tons terracota e turquesa. A da filha, uma jovem médica de 24 anos, tem toques boho com móveis em palhinha e detalhes decorativos de cestaria. E finalmente a do filho, que mora fora mas visita a família com frequência, tem um design mais clean.
Projeto: Arquiteta Fernanda Medeiros
Fotografia: Luiza Schreier
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco