Denise Barretto apresenta casa integrada e habitada por obras de arte na 33ª CASACOR São Paulo.
No Atelier de Morar, a arquiteta une amor à arte, afeto, sustentabilidade e o contato com a natureza em um espaço que abraça o viver contemporâneo.
A arquiteta Denise Barretto retorna à CASACOR São Paulo com a promessa de surpreender.
Denise apresenta um espaço único para uma casa, onde todos os ambientes são integrados e a arte faz parte da personalidade do projeto.
“Confraternização e introspecção se alternam nesta composição, com mote em conforto, atemporalidade, poucos elementos e no respeito à sustentabilidade”, conta Denise.
Batizado de Atelier de Morar, evidenciando a ligação com a arte, o ambiente de 130 m² flui por um mosaico espacial de texturas de madeira.
Nas paredes, o material aparece em sua forma natural e no Spazzolato cinza (lâminas de madeira natural com pintura), ambos lançamentos da Bontempo, e no assoalho em carvalho claro.
As cores cerâmica e terracota, lado a lado com vários tons de pedra, o design contemporâneo e as obras de arte dão continuidade ao fluxo proposto para o Atelier.
Com curadoria da própria Denise, trabalhos dos artistas brasileiros Denise Milan, Mariannita Luzzati, Hilal Sami Hilal, Herbert Baglioni, Vanderlei Lopes, Wagner Malta Tavares e Claudio Cretti, além de coleções de fotos em preto e branco, habitam as paredes e mobiliário do espaço.
A vista para a árvore Sibipiruna imprime individualidade para receber o visitante no hall de entrada.
Composta por uma moldura de porcelanato padrão concreto da Portobello, a fachada é vedada por um jogo de telas solares e portas da Stobag, fornecidas pela Uniflex Cidade Jardim.
Com a sustentabilidade em mente, um dos três pilares do tema Planeta Casa, o porcelanato de 6 mm de espessura foi fixado em estrutura metálica com colagem de cimento cola, evitando a construção com perdas enormes de energia e material.
À noite, acompanhadas pelos perfis de iluminação para área externa, as molduras funcionam como uma empena luminosa. A fachada se complementa na outra face do hall com a caixa dos pivôs, também de concreto.
Jabuticabeiras de um lado e um belo pocket garden, do outro, formam os pequenos jardins nos cantos do Atelier. Eles garantem a entrada de luz natural e ventilação cruzada, graças aos caixilhos pivotantes da Vidro Laser.
“Adotamos o conceito super brasileiro de ventilação cruzada, através dos caixilhos pivotantes e da tela perfurada vinílica no átrio de entrada, mantendo assim a temperatura ideal do ambiente e não usar ar condicionado”, explica a arquiteta.
O piso da coleção Ms. Barcelona, da Portobello, conduz ao interior da casa.
O living define o coração do espaço, com todos os olhares voltados à lareira, e articula os outros ambientes: de um lado, o jantar e a área gourmet; do outro, banho, quarto e closet, todos demarcados pelo desenho do forro de madeira.
O estar se organiza sobre o tapete circular e privilegia o linho e o veludo no mobiliário da Artefacto.
Os tons de verde da obra de Herbert Baglioni e as mesas de centro em toras de madeira natural conectam o morador à natureza também no interior.
O pendente Phenomena Mint Green coroa o desenho de forro, definindo o centro do living.
Toda de LED, a iluminação dramática banha os lambris periféricos e pontua as obras de arte, enquanto os perfis demarcam closet e hall.
As luminárias decorativas com valor escultórico, assinadas pelo arquiteto Dominique Perrault e pelos designers Michael Anastassiades e irmãos Castiglioni, estão distribuídas pelo projeto.
O jantar, posicionado para usufruir a vista de um dos pequenos jardins, traz cadeiras pretas de design limpo ao redor da mesa com tampo de mármore nero, da Artefacto.
Nas cabeceiras da mesa, cadeiras estofadas em off white para acender a composição.
Já a área gourmet mescla a madeira Spazzolato nas cores grafite e cerâmica, esta última lançamento da Bontempo proposto por Denise Barretto.
A cuba com acabamento estanho, novidade da Deca, e o misturador preto matte, também da empresa, revelam o estilo da cozinha em cada detalhe.
A arquiteta assina o desenho da ilha central que, junto às duas banquetas, se torna também uma bancada para refeições rápidas.
A afetividade, outro pilar do tema Planeta Casa, se faz presente na organização do ambiente ao redor do living, para estar com as pessoas e conversar, e também nos dois pequenos jardins, que garantem o contato com o verde.
“A entrada pela cozinha gourmet, bem ao modo antigo brasileiro, é outra relação forte com a afetividade do cozinhar e estar em grupo”, comenta Denise.
Na outra face do living, justapostos ao biombo de cedro e palhinha, ficam o escritório e o quarto.
Ali, a poltrona de camurça mostarda forma um canto de leitura rodeado por obras de arte e fotografias. O closet é de madeira com acabamento de pintura Laccato, outro lançamento da Bontempo.
A cuba de apoio redonda e a torneira de mesa, assinadas por Jader Almeida para a Deca, ficam apoiadas no bufê Constantin, da Artefacto, unindo conceitos na bancada de quarto. Na área de banho, o destaque é a banheira em preto e branco.
No Atelier, o uso consciente dos materiais ultrapassa a fase de projeto e execução.
Após a mostra, todo o revestimento de madeira será desmontado em módulos e remontado em outro local, com 100% de aproveitamento.
Serviço: 33ª CASACOR SÃO PAULO
Atelier de Morar
Data: 28 de maio a 04 de agosto de 2019
Jockey Club de São Paulo.
Veja mais imagens no nosso Pinterest, que está cheio de idéias para você se inspirar.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu