Décor contemporâneo com teto e paredes pintadas com textura de cimento queimado, parede de tijolinho na varanda e marcenaria no living
O bairro da Lapa é daqueles lugares onde a tradição convive harmoniosamente com a modernidade. Encontramos casarões residenciais que remetem à São Paulo antiga e novos empreendimentos, cercados de toda a infraestrutura comercial para quem deseja morar em uma região que oferece conforto e fácil acesso. Um adicional aos benefícios da região é o Mercadão da Lapa, onde é possível garimpar iguarias brasileiras e internacionais.
Diante disso, a família adquiriu um apartamento no bairro, com uma área total de 130 m2, distribuídos em 3 suítes, área social e de serviço, mas que precisava de uma reforma para adequar o imóvel as necessidades da família.
Escolheram o escritório Mao2 Arquitetura, dos arquitetos Allan Nagliati e Márcio Monteiro, para o desenvolvimento do projeto. Foram responsáveis por todo o processo de projeto e execução da obra.
Como os proprietários estavam com pouco tempo para a obra foram pensadas e propostas algumas intervenções pontuais no projeto, prontamente aceita pelos proprietários.
“O apartamento já era ocupado pela família, insatisfeita com o projeto que havia sido realizado, tanto em termos de layout quanto em linguagem e estética. O casal, portanto, indicado por vizinhos, nos procurou para iluminar – literalmente e solucionar os problemas antigos de projeto“, relata Marcio Monteiro.
A primeira intervenção foi a integração da cozinha, derrubando a parede que a separava do restante do ambiente, a segunda intervenção foi retirar os caixilhos da varanda, onde foi criada a nova sala de jantar.
Os pisos e revestimentos da cozinha foram mantidos, as paredes, que não possuíam revestimento, receberam pintura e textura na cor cinza, de cimento queimado. Novas marcenarias foram projetadas para o ambiente, aproveitando os espaços.
Com novo layout, o escritório desenvolveu o projeto luminotécnico, pontuando estrategicamente os pontos de luz, criando cenas e tornando o mais mais aconchegante.
“Mantivemos o piso e revestimentos existentes da cozinha para evitar quebradeira e diminuir o escopo de obra; ampliamos para a varanda o piso de Tauari e aplicamos nas paredes pintura e textura em cimento queimado Protecnica (Mr. Cryl). Na varanda aplicamos cerâmica Lepri, compartilhada com a marcenaria que vem do living“, finaliza Marcio.
Completando o projeto, as escolhas das peças de mobiliário e decoração, todas especificadas e aprovadas.
Projeto: Mao2 Arquitetura
Fotógrafo: Renato Navarro
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco
Tag: cimento queimado