O estilo cottagecore busca trazer a simplicidade da vida do campo para o dia a dia da cidade grande
Quem nunca desejou ficar alguns dias longe de tudo, principalmente das grandes metrópoles e de toda a agitação que a cerca? Atualmente, existe um estilo que representa muito bem essa vontade de uma vida mais simples, porém mais feliz, chamada de cottagecore.
Apesar de já ter sido apresentada em meados de 2015 pela WGSN, responsável por prever tendências de moda e comportamento, ela ganhou mais força durante o período de pandemia, no início de 2020.
Grande parte disso é devido às pessoas estarem buscando mais conforto durante o isolamento social. Esse desejo acabou sendo traduzido nessa nova forma de tendência, não somente de moda, mas também de estilo de espaços internos e comportamento.
Durante a pandemia, com tempo mais disponível, as pessoas buscaram um conceito de vida mais simples, experimentaram suas habilidades em artesanato, cuidaram de plantas, fizeram arranjos florais, tornarem-se chef de cozinha…ansiaram por uma vida mais idílica, explorando o desejo de estar em harmonia com a natureza e de viver em um mundo fora daquele que atualmente é habitado.
Como identificar o estilo cottagecore?
Se você vir alguém, com um vestido branco arejado, em um campo de flores, ou então dentro de uma cozinha, com uma camisola de linho amassada, em uma linda noite de verão, você pode atrelar esse estilo ao cottagecore.
Porém não precisa uma pessoa aparecer na fotografia para que ela possa ser considerada parte dessa tendência. Roupas penduradas para secar na brisa do quintal, ou então frutas silvestres, ou tudo aquilo com relação direta com a natureza e o simples pode ser considerado como parte deste estilo.
Mas o que realmente é a cottagecore?
Esse é um movimento cultural que louva um estilo de vida mais simples, romantizando a vida no campo. Ele também pode ser traduzido como a busca de um contato mais harmônico com a natureza e tudo que ela tem para oferecer.
Ela busca dar valor a conceitos considerados simples, como cuidar de plantas, brincadeiras no campo com animais, piqueniques e outras coisas como algo mais próximo da felicidade.
Mas também ela significa um estado de reflexão interna sobre o nosso modo de enxergar a realidade e buscar prazer em coisas mais simples. É basicamente procurar se preocupar com o seu bem-estar e o de todos ao seu redor.
Como ele pode ser colocado em prática?
Na decoração de interiores podemos ver o cottagecore presente no conforto, na decoração afetiva, no saudosismo trazido por lembranças da família. As flores são um ponto alto para a tradução do estilo, seja na louça florida, no arranjo em cima da mesa, o uso de tecidos naturais, como o linho e algodão.
O cottagecore traz um ambiente mais íntimo, com tons suaves e terrosos, materiais naturais e até mesmo rústicos, que podem ser desde das torneiras da sua casa até mesmo a um guarda-roupa, que remetem a um estilo de vida mais simples do que o que encontramos nas grandes metrópoles.
Esse contato com a natureza domina toda a decoração da casa de quem escolhe adotar esse estilo para o interior de sua residência, desde a moda até mesmo o cheiro dos ambientes, que devem ser escolhidos para esse propósito.
Alguns itens que separei para você seguir o estilo:
Almofadas 100% algodão, da coleção Conexão Décor + SttilloRio.
Você já conhece nossas redes sociais?
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco