Evento, que acontece até 26 de maio em Recife, reúne as novidades da arquitetura de alto padrão contextualizada no jeito pernambucano de morar.
Trazendo para Recife as tendências mundiais de arquitetura e decoração, adaptadas ao jeito pernambucano de morar, a Mostra RioMar Casa pode ser visitada até o próximo dia 26 de maio.
Com 38 projetos de arquitetos e designer de interiores, que aliam a arquitetura de alto padrão com a experiência de morar com conforto, praticidade, estética, automação e conectividade, o que não falta no evento são inovações.
Os espaços oferecem o que há de melhor da decoração e paisagismo, em ambientes como flat, quarto de casal, sala de jantar, loft, estúdio, cozinha, entre outros.
Ao todo, foram montados cinco apartamentos completos inspirados na casa contemporânea.
A mostra é aberta à visitação e ocorre no Shopping RioMar.
Confira os destaques:
Aconchego da família
A cozinha da Mostra RiomarCasa foi planejada pela Maddena Planejados e tem assinatura da arquiteta Ana Paula Vasconcelos, sendo um dos ambientes que se destacam no evento, trazendo para uma perspectiva contemporânea a lembrança das antigas cozinhas que abrigavam as refeições, reunindo as famílias.
Ana Paula Vasconcelos uniu modernidade e sofisticação ao aconchego e acolhimento para formar um ambiente único.
O centro da cozinha é a mesa em madeira, agregando o aconchego dos elementos da natureza, complementado pelas plantas que figuram no ambiente. Em torno dessa grande “ilha” se desenvolve de forma agregadora o projeto.
“A cozinha não precisa ser dura, branca, fria. Ela pode ser um local de acolhimento, que transmite paz e alegria. É o lugar onde a família e os amigos se reúnem, conversam e comem juntos. Fiz o projeto pensando em uma pessoa para quem cozinhar e receber seja importante, seja algo prazeiroso”, afirma a arquiteta.
Para agregar sofisticação, Ana Paula escolheu o cinza, tendência forte na decoração, presente nos equipamentos de aço inox e também no balcão e nos armários planejados.
O ambiente conta ainda com uma parede verde, e com um painel adega em madeira.
As cadeiras em aço são móveis de design, dando a sensação de que o ambiente se integra à sala e completando a sofisticação do projeto.
Estilo atemporal
O ambiente intitulado “Quarto principal do casal”, assinado pelas arquitetas Ana Moura e Ana Carolina, foi pensado para atender profissionais liberais e executivos que necessitam de uma atmosfera propícia para recarregar as energias para o dia seguinte.
Sua ambientação utilizará o espelho Vivix Spelia incolor.
“Escolhemos o produto Vivix pela qualidade, durabilidade e por sabermos que o espelho quando bem utilizado em um projeto arquitetônico se torna atemporal, sem contar na valorização do espaço”, destacam as arquitetas, explicando como se deu a concepção do projeto: “Quando projetamos o nosso espaço, pensamos no conceito de um quarto para relaxar, pois, com a rotina intensa e tão atribulada, as pessoas ao chegar em casa precisam ter um espaço que alie conforto, relaxamento e levem ao prazer”.
Aproveitando pequenos apartamentos
Compartilhamento e funcionalidade, essas são palavras-chaves do Estúdio Alma, planejado pelo escritório Albuquerque + Malvim Arquitetura.
Com uma área de 36 m², esse projeto mostra como aproveitar bem cada canto de um apartamento pequeno com elegância e espaço para todos os itens necessários para uma pessoa ou um casal viver com conforto.
O projeto é cheio de surpresas, que garantem a organização e praticidade do ambiente.
A ‘parede’ que separa a sala do quarto esconde um amplo guarda-roupa.
A formica cinza ripada não revela para os convidados que estão na sala, o móvel visível no quarto de casal.
Há ainda outros segredos, como a lixeira, adega e frigobar escondidos no mobiliário da cozinha, que garante um ar gourmet para o local.
O painel de madeira da marca Castinni aplicado na sala, cozinha e quarto cria um clima intimista no estúdio.
Estilo retrô
O estilo retrô é uma forte tendência na arquitetura de interiores.
A LR Arquitetura trouxe essa inspiração para um Lounge Bar.
Fazendo uma releitura dos anos 60 e 70, o projeto mistura o clássico com elementos mais nobres.
O mobiliário, as luminárias, os materiais cromados, tecidos com texturas aveludadas e a paleta de cores utilizados no projeto retratam características marcantes dessas décadas.
O ponto chave é a harmonia que pode existir entre elementos do passado com os contemporâneos sem perder a sensação de aconchego e conforto.
Essa é uma boa inspiração para montar um ambiente agradável para reunir os convidados e interagir de maneira relaxada e descontraída, mas com glamour.
Cimento
O cinza que imita o cimento está em alta.
Eles aparecem nos móveis, na parede e no piso.
E nada mais urbano do que o concreto.
Não à toa, a Poligonus Arquitetura buscou essa inspiração para o projeto do Apartamento Urbano.
A tonalidade está presente na chapa cimentícia aplicada na parede da sala e da cozinha.
O revestimento, o porcelanato Itaúnas, também segue essa linha.
Essa foi uma decoração pensada para um imóvel próximo do trabalho, dentro de uma metrópole e com esse clima de modernidade.
Além das cores, a composição do apartamento, que é todo integrado também garante a funcionalidade do espaço.
Apesar da pouca área, 54 m², a decoração permite uma circulação fluída, evitando que o ambiente fique apertado e garantindo conforto. S
Seguindo essa linha, o guarda-roupa foi substituído por uma estante do tipo arara e a cozinha oferece um padrão gourmet.
Toques de cores na decoração institucional
Funcional, versátil, amplo e bonito. Essas características presentes no projeto do Pavilhão projetado para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE) na RioMar Casa mostra que é possível montar um ambiente institucional com elementos que se destacam e valorizam a decoração.
O projeto é das arquitetas Adriana Porto e Luciana Neves da PortoNeves Arquitetura.
Elas priorizaram a praticidade do espaço, que pode ser arrumado para atender diferentes eventos corporativos de forma confortável. Para isso, os móveis são modulados e podem ser reorganizados conforme a necessidade, criando um ou mais ambiente, ganhando espaço para comportar o público.
A parede pintada com um tom cinza traz um painel taliscado com aplicação de luminárias de tubo LED colorida suavizando a decoração, que se destaca pelo estilo contemporâneo, mas que também preza pelas cores.
Esse elemento mostra que um projeto institucional pode ser sóbrio, mas com leveza.
Essa também é a função da jardineira instalada no mobiliário de escritório, fugindo do padrão tradicional de móveis sem “vida” que são utilizados nesses espaços.
Contemporâneo e sustentável
A sustentabilidade tem sido uma preocupação recorrente na arquitetura.
O projeto do arquiteto Kleber Carvalho para o Hall Galeria, portão de entrada da 4ª Mostra RioMar Casa, traz isso como uma máxima.
Ele instalou um jardim vertical em uma das paredes do espaço, humanizando o ambiente e tornando-o mais agradável, já que a vegetação ameniza a temperatura.
O porcelanato Nero Portoro, da nova coleção da Tecnogres, marca do Grupo Fragnani com fábrica na Bahia, também se alinha a proposta de minimizar os impactos ambientais.
Com uma tonalidade escura que varia do cinza ao azul e com veios singulares, esse revestimento leva a beleza de uma pedra para a decoração, sem precisar tirar esse elemento da natureza.
O uso de um espelho com vidro transparente bronze é outro ponto alto do projeto.
A peça reflete outros aspectos do ambiente, valorizando a composição e ajudando na iluminação.
Veja mais imagens no nosso Pinterest, que está cheio de idéias para você.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu