COMO DEIXAR A CASA MAIS QUENTINHA NO INVERNO

0 Ações
0
0
0

Como deixar a casa mais quentinha no Inverno, profissionais dão dicas práticas que não necessitam de grandes intervenções

O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho, e as baixas temperaturas já podem ser sentidas em algumas regiões do Brasil; por isso, é hora de dar um toque no décor para deixar a casa mais quentinha para a estação.

Pura Comunicação

Uma das dicas da arquiteta Priscila Cox é incluir mantas perto do sofá da sala, além da praticidade, melhora e muito o conforto. A designer de interiores Fernanda Olinto, complementa dizendo que nessa época do ano (inverno) é preciso “vestir a casa”, incluindo, dessa maneira, tapetes e priorizando as cortinas ao invés das persianas, sem deixar de lado, claro, as almofadas, que levam ainda mais aconchego aos ambientes.

COMO DEIXAR A CASA MAIS QUENTINHA NO INVERNO. Cadeira de balanço com almofadas em tecidos naturais
Projeto Fernanda Olinto. / Tapetes macios e almofadas para aquecer. Os cestos organizam e decoram. / Foto: Pedro Nogueira
COMO DEIXAR A CASA MAIS QUENTINHA NO INVERNO, aposte em tapetes para aquecer o ambiente. Sala de jantar com tapete listrado, cadeiras de bambu e papel de parede florido
Projeto Priscila Cox e Natalie Bergamo. /Tapetes são boas opções para aquecer. / Foto: Sebastien Abramin

Para os tecidos, Fernanda explica que o ideal são os macios e naturais. “O vestir para esses elementos devem ser aqueles leves ao toque, macios e não ásperos. Os sintéticos são boas opções e facilitam a manutenção do dia a dia. Já os naturais, necessitam um pouco mais de atenção, pois amassam com mais facilidade e exigem maior cuidado, porém, o aconchego que eles proporcionam compensam o esforço”, ressalta.

COMO DEIXAR A CASA MAIS QUENTINHA NO INVERNO, cama com manta e repleta de almofadas em tecido natural
Projeto Fernando Olinto./ Almofadas e tecidos conferem aconchego e aquecem os ambientes. / Foto: Mariana Pierozzi

Para quem não dispõe de lareira em casa, a dica são os aquecedores ou lareiras portáteis, opções que podem ser encontradas facilmente no mercado.

 “Lareiras são sempre muito elegantes, e os fornecedores têm investido bastante no design dessas peças portáteis. Ambos são boas opções para aquecer espaços menores. Minha sugestão é deixá-los em lugares estratégicos, mais próximos do convívio, assim, apesar do espaço como um todo não aquecer, próximo a ele fica bem quentinho e aconchegante”, ensina Priscila Cox.

As lareiras portáteis são acesas com álcool, dessa maneira é necessário ter cautela no manuseio. “Os cuidados são os mesmos para qualquer lida com fogo e chamas; assim, é preciso tomar cuidado nos arredores de onde for acender a lareira, para não queimar algo próximo ou causar algum acidente”, esclarece Fernanda.

Cores influenciam na sensação térmica

COMO DEIXAR A CASA MAIS QUENTINHA NO INVERNO. Patio pintado de cor da laranja, aquece a entrada da casa.
Projeto Priscila Cox e Natalie Bergamo. / Cores quentes têm o poder de absorver o calor. /Foto: Sebastien Abramin

De acordo com as profissionais, até mesmo as cores podem influenciar na sensação térmica dos ambientes, por isso, devemos apostar nos tons quentes para criar essa sensação de calor, seja na pintura ou mesmo nos objetos de decoração. “Chamamos de cores quentes as que remetem ao sol: vermelho, laranja e amarelo. Além da sensação térmica, essas cores têm uma característica de absorção e refração de calor”, explica a arquiteta Priscila Cox, ressaltando que os tons claros, ou seja, os frios, não absorvem o calor emitido, “por isso vemos muito essas nuances utilizadas em casas de praia”, complementa

Para quem não gosta de cores muito vivas, a dica da designer de interiores Fernanda Olinto é de escolher tons mais claros, mas sempre com atenção aos pigmentos quentes para criar essa sensação térmica de conforto.

Dica para áreas molhadas

Banheiro com piso azul e branco, no ladrilho hidráulico.
Projeto Priscila Cox e Natalie Bergamo. /Nos banheiros uma boa opção são os pisos aquecidos. /Foto: Sebastien Abramin
COMO DEIXAR A CASA MAIS QUENTINHA NO INVERNO ,Cozinha com utensílios em madeira
Projeto Fernanda Olinto. / Utensílios de madeira na cozinha ajudam a melhorar a sensação térmica. /Foto: Tony Duque

Há dicas práticas para quem quer melhorar o conforto térmico também nas áreas molhadas, como cozinhas e banheiros. Para esse último ambiente, aposte nos toalheiros elétricos, encontrados facilmente em lojas especializadas. “Ele traz muito conforto para os banheiros, mas é necessário atenção aos pontos de tomada para sua colocação”, explica Fernanda.

Já para quem está pensando em investir um pouco mais, ou está na fase de construção ou reforma, a arquiteta Priscila Cox indica para os banheiros o piso aquecido.

 “O piso aquecido ainda não é muito utilizado no Brasil, mas é uma intervenção pequena quando se está em obra. Simplificando e resumindo: é utilizada uma resistência no contrapiso e por cima o piso é instalado. Visualmente não vemos nada, o piso (de qualquer material) fica aquecido e o ambiente como um todo também”, esclarece a profissional, ressaltando que é importante contratar uma empresa especializada para fazer esse tipo de obra

Para deixar as cozinhas mais quentinhas e aconchegantes, a dica da Fernanda Olinto é optar por utensílios de uso de diário produzidos em madeira, pois eles levam mais conforto, além, é claro, de tecidos, como toalhas e guardanapos, já que eles imprimem muito aconchego ao local.

Profissionais:

Arquiteta, Priscila Cox.

Designer de Interiores, Fernanda Olinto.

Você já conhece nossas redes sociais?

Já segue a Conexão Décor?

Siga o  nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.

Celina Mello Franco

 

 

Tag: Inverno

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR