Localizado na Praia do Flamengo (zona sul do RJ), com vista indevassável para o Pão de Açúcar, este apartamento de 400m2 acaba de passar por uma reforma completa comandada pela designer de interiores Roberta Devisate, do escritório Progetto.doc, para ser um novo lar de uma família composta por um casal com uma filha de 12 anos. O projeto ganhou décor clean em todos os cômodos, que foram redimensionados para se adaptar às necessidades dos novos proprietários.
“Eles adoram receber em casa, são amantes de vinhos, cinema e viagens, e também colecionam artes”, conta Devisate. “Eles já eram meus clientes, vivem no Flamengo há muitos anos e adquiriram este imóvel a poucos metros do endereço antigo. Conduziram a reforma com paciência e entusiasmo, participando ativamente de todas as etapas”, acrescenta ela.
Segundo a designer, toda a casa foi pensada para ser prática e de fácil manutenção, mas conforto e beleza, apostando numa base de tons claros (de bege, off white e cinza), com e materiais naturais, como madeira carvalho, linho, algodão, palhinha, couro e pedras.
“Como a ideia era não ofuscar o protagonismo da vista, que é de tirar o fôlego, os ambientes da área social são bem claros e suaves, ressaltando ainda mais a paisagem externa”, conta Devisate.
No setor social há uma presença forte do design modernista brasileiro, valorizado através de importantes composições, com destaque para o par de cadeiras Curva, assinadas por Joaquim Tenreiro (da década de 60) e o conjunto de cadeiras Lúcio, assinadas por Sérgio Rodrigues, em 1956. Dimensões, alturas, volumes… todas as proporções do mobiliário foram pensadas para não haver interferência no visual estonteante da Urca.
A marcenaria autoral desenhada pela própria designer inclui, por exemplo, as estantes gêmeas, que ocupam as paredes laterais do living. Já a estante do jantar acomoda louças, nicho para adega e um aparador horizontal com tampo e fundo de Dekton, que funciona como apoio da mesa de jantar e ainda conta com gavetas para acessórios de vinho.
“Para acompanhar a amplitude do vão da extensa varanda, propus painéis deslizantes com placas aplicadas em carvalho americano, cujo efeito cria um ritmo com luz e sombra e funciona como um pano de fundo para a sala de estar. Os grandes painéis correm em trilhos discretos encaixados no piso e no forro de gesso, permitindo brincar com as formas dos desenhos e, de certa forma, proteger os ambientes quando se deseja aconchego e privacidade”, explica Devisate.
A ideia de emoldurar a paisagem e criar um elemento de luz e sombra delicado para a fachada surgiu em conversa com os clientes, que são apaixonados por muxarabis – repare que o mesmo desenho quadriculado se repete no biombo presente na lateral do hall de entrada. A pedido deles, todo o piso em mármore existente no setor social foi preservado e restaurado, e o tom areia do material aparece também nas bancadas da cozinha e das salas de estar e jantar.
Outro pedido dos clientes foi integrar a cozinha à área social do imóvel. “Como eles queriam ter a opção de isolar a cozinha quando houvesse necessidade, escolhemos portas deslizantes, que podem ser integralmente recolhidas por trás do painel da tv da sala de estar, deixando o vão totalmente livre”, informa a designer.
A sensação de amplitude ganhou reforço extra no encontro discreto dos pisos, em tons próximos – em porcelanato cinza com grande formato na cozinha e mármore em tom areia na sala (original do apartamento e restaurado na reforma).
Na área gourmet, instalada em pleno setor social, entre a varanda e a cozinha, os clientes fizeram questão de participar de todas as definições na fase do projeto executivo – desde a escolha das cubas até o cálculo dos tamanhos das bancadas de preparo. A posição do balcão de bar, a churrasqueira e as tomadas para instalação de forno de pizza portátil, bem como o nicho para cervejeira e frigobar, foram solicitações deles, que adoram cozinhar juntos.
“Eles queriam uma ilha ampla, posicionada em local estratégico para que as visitas pudessem degustar comidinhas e bebidas enquanto admiram o cartão postal carioca”, relata Devisate. Por isso, foi projetado um generoso balcão para acomodar confortavelmente até 10 pessoas, banquetas estáveis com encosto e uma estrutura na parte inferior da marcenaria, para que os convidados apoiarem os pés.
A sala íntima ocupa uma parte da circulação que faz a ligação do setor social com o setor íntimo. Reservada e protegida por uma porta deslizante, essa área estratégica da casa se transformou em um espaço organizado e silencioso, próprio para a família se reunir – ou a filha convidar amigos para aquela animada sessão de cinema com pipoca e muita diversão.
A estante em Carvalho ocupa uma boa extensão da parede principal. Para deixar a marcenaria mais leve, Roberta Devisate escolheu traços retos, linhas simples e espaços sob medida para acomodar o home theater e muitos livros. As portas receberam palhinha natural, permitindo ventilação além de trazer um toque de charme e delicadeza à marcenaria. Destaque para a pintura em laca verde em partes estratégicas para valorizar a volumetria do móvel.
Dois quartos foram incorporados para ampliar o quarto de casal e atender ao pedido da cliente: um “walk-in closet”, com muita organização e planejamento. Dentro dele, a longa bancada em carvalho junto à janela funciona como apoio para maquiagem e auxilia na organização de acessórios, enquanto a ilha com gavetas e vidros acomoda miudezas, deixando tudo à mão.
Com a alvenaria eliminada, foi possível forrar o fundo do armário, formando um amplo painel de carvalho em L, que esconde uma coluna estrutural. No dormitório, bem ao lado da janela, a torre com nichos e o apoio em madeira trazem aconchego e organizam livros, caixas e objetos.
No quarto da filha, Boiseries, dois tons de beges na pintura das paredes, um degradé de rosados na roupa de cama e marcenaria além da bossa do balanço em fibra. Tudo que a adolescente desejava para seu quarto foi prontamente atendido para criar um ambiente feminino e atemporal – nas palavras dela.
A cabeceira estofada em linho grafite revela a maturidade estética da menina, que todo o tempo recusou papéis estampados ou cores cansativas. Mesmo firme com a ideia de um quarto perene que a acompanhasse por muito tempo, aceitou (e amou!) os detalhes propostos na marcenaria – que mescla painel em lambri e espelho com abas móveis para um espaço discreto de camarim. A ampla bancada em carvalho americano se estende sob a janela, aproveitando a boa luminosidade natural, além de organizar os artigos de papelaria, livros e miudezas.
Já o banheiro da filha apresenta o mesmo painel em lambri em laca nude que fica refletido inteiramente no espelho da bancada, de quartzo branquíssimo. A palha sintética, em tom natural, foi escolhida para revestir as portas dos armários, acrescentando um toque rústico que quebra a formalidade do conjunto e ainda garante a ventilação interna no interior do móvel. Repare na simetria e delicadeza das torres laterais, com estruturas vazadas.
Projeto: Designer de Interiores Roberta Devisate
Escritório: Progetto.doc
Fotografia: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio
Produção visual: Andrea Brito Velho
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco