Casa de veraneio minimalista, com interior inspirado nas casas de Punta del Este, foi construída do zero em Rifaina, interior de São Paulo, explora texturas naturais, tem iluminação zenital e integração da área social
O imóvel de 377,56 m², com projeto de interiores da designer Cacau Ribeiro e projeto de arquitetura da C4 Arquitetos, é usado pela família aos finais de semana e para receber amigos, localizado a 464 km de distância da capital São Paulo. Divisa com Minas Gerais, a pequena cidade fica em uma região chamada “Alto Mogiana”, conhecida pela produção artesanal de café, queijo e cachaça. Banhada pelo Rio Grande, onde a represa forma o Lago do Jaguara, Rifaina é um destino turístico tanto pelas atrações da praia artificial quanto pelas cachoeiras, grutas e trilhas da região.
Os clientes (casal com 48 anos e dois filhos homens com 19 e 22 anos) chegaram à designer de interiores através da indicação de outro cliente, e pediram a Cacau uma decoração low profile, minimalista e charmosa, que também fosse prática e com os ambientes sociais integrados.
A casa tem um grande living com espaço gourmet e área de jogos integrados; um “aquário” na fachada, com brises de madeira voltados para a sala de jogos, onde são guardados os objetos de ski, coletes e remos; lavanderia e lavabo atrás da cozinha gourmet, escondidos pelo grande painel de marcenaria; sala de TV; quatro grandes suítes; sauna e piscina.
Com o projeto de interiores inspirado nas casas de Punta del Este, uma das principais solicitações da cliente foi uso do cimento queimado no piso e em parte do mobiliário, alcançando um visual minimalista e elegante.
A designer se orgulha em “ter conseguido o efeito esperado pela cliente. A simplicidade, da forma mais elegante e sofisticada, através de um conjunto de ideias que proporcionou este efeito gostoso de olhar”, e aponta como destaques do projeto: “Uma das solicitações da cliente foi o uso de cimento queimado no piso e no mobiliário. Desta forma, fizemos as bases das camas e as mesas de cabeceira em alvenaria. Usamos pranchas de placas cimentícias para obter uma espessura mais delicada e fazer o rack da sala de TV e os bancos, recobertos com nata de cimento”, conta Cacau
Nos banheiros, apesar de não ser indicado devido às trincas que o material pode apresentar com o tempo, o cimento queimado também foi utilizado a pedido da cliente.
“O ponto alto do projeto foi a marcenaria. Nos quartos, grandes painéis de carvalho com palha separam o dormitório do banheiro, camuflando a entrada. O mesmo recurso é usado na cozinha gourmet, escondendo o acesso ao lavabo e à lavanderia”, descreve a designer.
Claraboias no living, nos corredores e nos banheiros otimizam o uso da luz natural, conferindo a sensação de amplitude e a integração com a natureza, favorecendo o ciclo circadiano.
“A iluminação zenital proporciona acolhimento e leveza quando bem projetada. Idealizamos, juntamente com os arquitetos responsáveis, a ideia de trazer essa iluminação natural para dar amplitude aos espaços. Utilizamos biribas por baixo, o que criou um efeito de sombras lindo que muda a cada minuto de acordo com a incidência do sol”, explica Cacau.
Designer de interiores: Cacau Ribeiro
Arquitetura: C4 Arquitetos
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco