Casa com alma

0 Ações
0
0
0

A designer gráfica e fotógrafa Paola Azevedo e o programador e músico Bruno Keleta, um casal apaixonado por tapetes, detectou que as peças vintage, feitas à mão, estavam chamando muita atenção, especialmente entre os jovens que se interessam por aqueles que têm história, beleza e que fogem do lugar comum.

Gente de gosto refinado, que valoriza o antigo, não gosta de produtos industrializados e não tem medo de misturar estilos. Encontraram então um nicho de mercado praticamente inexistente e criaram o TapisAntik, uma curadoria de tapetes com pegada “boho chic”, criando um Instagram para divulgar peças de várias procedências.

Tudo começou meio por acaso, quando o casal, que ama viajar, fez uma grande pesquisa sobre o assunto, antes de ir para a Turquia e Marrocos, na intenção de comprar algumas peças para decorar a casa.

Tapete Kayseri - turco pendurado na parede e em frente, um baú verde com livros sobre tapetes em cima.
Tapete Kayseri – turco.

Ficou difícil escolher quais iríamos trazer. Era tudo tão lindo que queríamos levar de tudo um pouco. Mas a paixão não parou com o fim da viagem e nem tampouco com a falta de espaço na nossa casa para mais tapetes. Depois dessa experiência começamos a estudar mais sobre as origens, as padronagens típicas de cada um, as técnicas de tecelagem, a quantidade de nós, o tingimento“, conta Paola.  “Um novo universo havia surgido para nós.”

Tapete Kilim Bessarabian, fundo preto e bem colorido, com flores. Ao fundo sofá na cor caramelo.
Tapete Kilim Bessarabian
Tapete Persa Belouchi - circa 1820 em frente a uma cristaleira antiga
Tapete Persa Belouchi – circa 1820

Os tipos de tapetes oferecidos são variados, mas sempre em fibras naturais: algodão, lã e/ou seda. Vão desde os famosos persas, afegãos, turcos, russos, indianos, paquistaneses, até os portugueses arraiolos e os brasileiros Casa Caiada.

Dentre os mais procurados, estão os geométricos com fundo vermelho que saem com muita rapidez. Mas há quem prefira os raros kilims Bessarabians, que também são sucesso absoluto da empresa. Suas belíssimas padronagens florais no fundo escuro são ousadas e inconfundíveis.

Tapete Kilim Bessarabian, florido, colocado em frente a um lago.
Tapete Kilim Bessarabian
Tapete Kilim Bessarabian, florido, usado como toalha de pic-nic , com um cesto e frutas em cima.
Tapete Kilim Bessarabian

É frequente receber pedidos por fila de espera, mas como trabalhamos com o garimpo de peças vintage, é impossível precisar quando vamos encontrar, em qual tamanho e muito menos garantir um design similar a um TapisAntik que já foi vendido e se tornou desejo”.

Paola faz questão de frisar que as marcas do tempo muitas vezes valorizam os tapetes: “Os TapisAntik escolhidos para a nossa curadoria que possuem “imperfeições”, são exemplares que acreditamos que tais detalhes os deixaram ainda mais belos, com mais textura, história e charme.” conta Paola. “Algumas pessoas preferem e procuram por esses exemplares com mais história.”, complementa Bruno.

Tapete Persa Bakhtiari, antigo, com cerca de 100 anos.
Tapete Persa Bakhtiari, antigo, com cerca de 100 anos.

Mas tudo isso é bem explicado em cada produto publicado no Instagram que vem com medidas, procedência e preço. “Algumas pessoas gostam mesmo que estejam bem usados“, diz ela, “Já tivemos modelos com mais de 100 anos e em perfeito estado”.  Além disso, neste mercado, quanto mais antigos alguns tapetes ficam, mais raros são de encontrar”.

Como o mercado realmente estava carente desse tipo de produto e um dos grandes diferenciais do e-commerce do TapisAntik são os preços mais acessíveis, o resultado foi animador. Logo na primeira semana de lançamento, somente no Instagram, as primeiras peças já foram vendidas. E, em um ano e meio, o TapisAntik chegou a um número expressivo: mais de 250 tapetes vendidos

Tapete Soumak -turcomeno.
Tapete Soumak -turcomeno.

Trazer o inusitado e sair do óbvio chamou a atenção para o negócio, que foi convidado para fazer uma parceria com a poderosa Westwing apresentando uma campanha semanal com 24 modelos exclusivo para os clientes da empresa.

Os visitantes do Instagram e do site têm muita curiosidade sobre as peças e vale ressaltar que as explicações nunca são negadas. Outro detalhe interessante é que os mais procurados – e vendidos – são os de grandes dimensões. “Os clientes gostam muito dos geométricos“.

Kilim afegão
Kilim afegão

Cada coleção cápsula (de peças únicas) tem em média de 6 a 12 exemplares, e é anunciada com lançamentos feitos simultaneamente no Instagram e no site com data e hora marcada. O processo de compra é todo feito pelo site, mas a divulgação acontece pelo Instagram.

 Muitas pessoas os procuram para vender seus próprios tapetes por vários motivos, seja por mudança para espaços menores, herança ou vontade de renovar a decoração.

Paola Azevedo e o programador e músico Bruno Keleta
Bruno Keleta e Paola Azevedo

Nesse momento entra a curadoria impecável da TapisAntik, que enxerga o potencial das peças escolhidas e já imagina como ficariam ambientadas dentro de uma proposta moderna. “Acreditamos que tapetes com imperfeições fogem do lugar comum e vêm cheios de história”, afirma Paola.

Boa aposta para dar personalidade e alma a qualquer casa.

Suzete Aché

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça também nosso Pinterest ! Repleto de imagens para te inspirar.

 

 

Tag: tapetes

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR