Cada um no seu quadrado

0 Ações
0
0
0

“Vem, estão voltando as flores”… Estão mesmo, a primavera vem aí. Mas estão voltando também os pisos quadriculados em várias versões, alinhados ou dispostos em diagonal, no clássico preto e branco ou em composições alegres e divertidas. Sua versatilidade permitiu que atravessasse séculos e continuasse sendo moderno e usado não só nas cozinhas, mas na casa toda. Conhecidos como damier ou checkboard, os padrões quadriculados são atemporais e podem ser feitos em vários materiais.

Cozinha rustica, em uma casa de campo, com piso quadriculado de preto e branco
Projeto: Mauricio Nóbrega
Casa de campo, com teto revestido em madeira e piso xadrez, quadrados grandes nas cores azul e bege
Projeto: Mauricio Nóbrega

O arquiteto Mauricio Nóbrega, que já usou essa padronagem em vários de seus projetos, gosta muito dos resultados. “Apesar de a paginação ser super clássica, quando bem colocada não fica “careta”. A sério é sem graça, parece pretensiosa. Também acho que se a área for muito pequena, é muita informação. E se for grande, usar outras cores que não sejam preto e branco, de preferência em tamanhos generosos para não poluir. Foi assim que usei em uma casa da serra, em toda ela. E ficou ótima.”

Cozinha com armários e madeira e piso xadrez nas cores verde e branco
Projeto: Simone Jazbik
Cozinha com armários e madeira e piso xadrez nas cores verde e branco
Projeto: Simone Jazbik

Seu uso nas cozinhas é, indubitavelmente, a solução preferida. “Numa casa em Itaipava a cliente queria que tivesse uma “carinha” mais rústica. Usamos então num tom de verde e branco com uma colocação fora do usual”, conta a arquiteta Simone Jazbik.

Cozinha com armários na cor rosa, e piso xadrez nas cores verde e rosa
Projeto: Jean de Just
Cozinha com armários na cor rosa, e piso xadrez nas cores verde e rosa
Projeto: Jean de Just

A vida com cor pode ser mais divertida, que o diga o arquiteto Jean de Just que projetou para uma cliente uma cozinha cor de rosa que é uma explosão de alegria. “Acho que o piso xadrez é sempre legal, tem aquele ar meio retrô. Na cozinha então, fica um charme. Como a cliente também é adepta do Feng Shui, a escolha da cor foi dirigida para o rosa”. E combinada com o verde, pode ser mais carioca?

Copa com armários verdes escuros, e piso xadrez em cores claras.
Projeto: Jean de Just
Copa com piso xadrez em preto e branco, balcão alto preto e ao lado, um armário na cor mostarda.
Projeto: Jean de Just

Mas como nada é rígido, de Just também produziu uma copa elegante usando mármore Imperial bicolor, de efeito mais sutil, que foi todo cortado para dar um ar mais sofisticado ao ambiente, em forma de losangos.

Cozinha com piso xadrez em preto e branco
Cozinha do jornalista Marcelo Guidine

Para endossar a teoria de que uma boa ideia pode durar muito mais do que os 15 minutos de fama preconizados por Wharol, o jornalista Marcelo Guidine, que reformou sua cozinha no final do ano passado, manteve o piso de tabuleiro de damas que tem mais de 20 anos. “Tive dois motivos: primeiro por se tratar de uma paginação clássica que nunca sai de moda e deixa o ambiente com ar retrô, mais acolhedor; segundo, porque não queria um ambiente totalmente clean”.

Entretanto, não fique triste se você se encantou com a vibe dos quadradinhos, mas não quer um quebra quebra em sua casa. Existem tapetes que são criados nessa padronagem, kilims em tons suaves e até mesmo adesivos. A escolha é sua. E as sugestões estão aqui para te inspirar.

Suzete Aché

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça também nosso Pinterest ! Repleto de imagens para te inspirar.

 

Tag: quadriculado

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR