Um empresário na faixa dos 70 anos que mora na Praia de Ipanema comprou este apartamento de 85m2 ao lado do Forte de Copacabana (zona sul do Rio de Janeiro) para hospedar amigos e familiares que o visitam com frequência e oferecer a eles não só conforto como também privacidade e autonomia.
Em seguida, o novo proprietário encomendou um projeto de reforma geral ao arquiteto David Oliveira, do Studio Pipa Arquitetura , que integrou a sala com a cozinha, antes isolada. De resto, a planta original com duas suítes foi mantida, mas todos os cômodos foram reformados, com troca de toda a infraestrutura do imóvel – da elétrica à hidráulica, passando pelos acabamentos.
“O grande trunfo deste apartamento é, sem dúvida, a vista privilegiada de toda a praia de Copacabana, com o morro Pão-de-Açúcar ao fundo. Para quem mora fora do Rio ou do Brasil, equivale a ficar hospedado num hotel de alto padrão, numa região turística da cidade, ao lado de Ipanema”, conta ele.
Segundo o arquiteto, o projeto é urbano e tem estilo contemporâneo, mas preserva uma atmosfera levemente mediterrânea para melhor integrar o apartamento à ampla vista da praia. “Por se tratar de um apartamento relativamente compacto e com uma planta ingrata, especialmente da sala, investimos em marcenarias sob medida para aproveitar ao máximo os espaços, tornando-os mais funcionais”, conta o arquiteto David.
Na decoração, é tudo novo, adquirido de acordo com as especificações do projeto. Entre as peças de design assinado, vale ressaltar as cadeiras de jantar Medalhinha (de Lucas Bond), a mesa lateral Fenda (de Eduardo Bortolai) e as luminárias Bauhaus e Ufo (ambas de Fernando Prado para a Lumini).
“Priorizei móveis clean e visualmente leves, ora com estrutura em madeira ora em aço carbono, e estofamentos com tecidos claros, em tons mais naturais. Para quebrar a paleta monocromática, usei uma mesa de jantar oval, totalmente verde, num tom puxando para pistache”, explica o arquiteto David. “Na marcenaria, optei pelo acabamento em carvalho por ser uma madeira também clara, que traz acolhimento”, completa.
“Meu maior desafio neste projeto foi reformular o layout da área social, já que a planta irregular dificultava bastante a circulação e criava uma sensação de confinamento. Agora, o espaço está mais fluido, claro e parece bem maior”, conclui o arquiteto David Oliveira.
Destaques do projeto:
- A cozinha agora integrada à sala, cujo layout foi totalmente reformulado para gerar mais espaços de armazenamento e ampliar as superfícies de bancada.
- As marcenarias com quinas arredondadas, a exemplo da estante da sala de jantar e do armário de uma das suítes. “Durante a elaboração do projeto, descobrimos um pilar grande na área da sala próxima ao hall dos quartos que precisava ser escondido. Para isso, desenhei uma estante ao redor dele, que vai do piso teto e ganhou múltiplas funções, com espaço para cristaleira, armazenamento dos equipamentos de imagem e som, mini-adega e nicho de apoio”, revela o arquiteto.
- As gravuras do artista Volpi que fazem parte de um lote que o cliente arrematou recentemente em um leilão de arte, já com a intenção de emoldurar e expor no novo apartamento.
- A marcenaria ripada que esconde a condensadora do ar condicionado na varanda da sala, com uma área acoplada para vegetação.
- As paredes e tetos de todo o apartamento, que foram pintados com a mesma tinta de efeito especial, num tom areia. A mesma tonalidade aparece no piso de todos os cômodos, em porcelanato no padrão Travertino Navona, e no revestimento da parede da tv da sala, em réguas de argila.
Projeto: Arquiteto David Oliveira / Escritório: Studio Pipa Arquitetura
Fotógrafa: Raiana Medina
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco