Apartamento na zona sul carioca para mãe e filha passarem os finais de semana
Mãe e filha compraram este apartamento de 80m², em Botafogo (zona sul do Rio de Janeiro), quando o prédio ainda estava em construção, com o objetivo de usá-lo somente nos finais de semana, já que elas moram em outra cidade e têm alguns familiares na capital carioca.
Antes de receberem as chaves, as novas proprietárias encomendaram um projeto às arquitetas Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso, do escritório Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores, e fizeram duas solicitações: que todos os revestimentos entregues pela construtora fossem mantidos para evitar ao máximo intervenções de obra, e que a decoração fosse alegre e colorida, mas com mobiliário neutro.
“Quando nos procuraram, as clientes já sonhavam em ter na sala uma estante em serralheria preta com madeira – a exemplo de outros projetos que assinamos com este mesmo recurso”, conta Juliana. “Para evitar que o apartamento assumisse uma estética muito industrial, elas nos pediram para pintar as paredes com cores alegres, para que o ambiente ficasse mais contemporâneo”, acrescenta a sócia Fernanda.
No novo projeto assinado pela dupla, todos os cômodos foram contemplados e ganharam decoração integralmente nova, já que este é o segundo lar das clientes. A única (e pequena) alteração na planta do imóvel ocorreu na parede entre a sala e a cozinha, que foi aumentada para que não ficasse tão devassada. Havia ainda a necessidade de criar espaço na sala (de formato bem estreito) para receber um rack, em frente ao sofá.
Na marcenaria, as arquitetas optaram por um desenho atemporal, combinando acabamento em carvalho americano com estrutura metálica preta. Já os móveis apresentam cores neutras, porém com toques quentes, a exemplo do sofá, estofado com tecido off white, com algumas almofadas coloridas, e a poltrona com encosto em couro caramelo e assento azul acinzentado. Os tapetes e as cortinas da sala e do quarto principal são de materiais naturais, para deixar os espaços mais acolhedores.
“Nosso maior desafio foi elaborar o projeto sem visitar o local, já que as clientes nos contrataram quando o prédio ainda estava em construção. Se por um lado tivemos mais tempo para idealizá-lo, por outro tivemos que usar como base a planta oferecida pela construtora. Quando o apartamento finalmente foi entregue, foi necessário fazer alguns ajustes de layout após a medição in loco”, finaliza Fernanda Matoso.
FICHA TÉCNICA:
Projeto: Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores | Arquitetas Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso
Fotografia: Luiza Schereier
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
TAG: finais de semana