Logo após o casamento, um jovem casal comprou este apartamento de 120 m², na Lagoa, diretamente da construtora. Em seguida, encomendou aos arquitetos Diego Raposo e Manuela Simas, do escritório Diego Raposo + Arquitetos, um projeto para adaptar a planta original às suas necessidades, incluindo a decoração dos cômodos. Tudo ficou pronto em seis meses.
“O imóvel tinha três quartos. Decidimos suprimir um deles para ampliar a sala e deixá-la mais confortável porque os clientes adoram receber os amigos em casa. Como o marido gosta de cozinhar, ele nos pediu uma cozinha integrada à sala que oferecesse a opção de ser fechada no dia a dia da casa. Para isso, eliminamos a parede e, no lugar dela, instalamos um grande painel de correr em freijó natural, embutido na marcenaria”, conta Diego. “Outra demanda dos clientes era dispor de um local para acomodar um hóspede que eventualmente precisasse dormir no apartamento”, acrescenta ele.
De estilo contemporâneo, clean e minimalista, a decoração é integralmente nova. A aposta em materiais naturais, cor branca e tons off white teve o intuito de aumentar a luminosidade e ampliar a sensação de leveza. “Na sala, no quesito mobiliário, nossa seleção é um mix de poucas peças grandes com outras menores e versáteis, que podem passear facilmente pelos ambientes. Em comum, todas primam pela atemporalidade e conforto”, explica Diego.
Destacam-se no décor o sofá Rocco de Luan del Savio, a mesa lateral Lina de Fernando Mendes, a luminária Thor de Arthur Moreno, o banco Toti de Bernardo Figueiredo e o sofá em ilha, com assentos voltados para o living e para o painel da tv, em marcenaria ripada com acabamento em laca branca. “Este sofá pode ser usado também como cama de hóspede, atendendo ao pedido inicial dos clientes”, ressalta.
Diferentemente da sala, cujo revestimento é de porcelanato acetinado off white, o quarto do casal ganhou piso e painéis de madeira para trazer aconchego e acolhimento, além da cama Less, do Estudiobola, com cabeceira estofada em lona cinza. No lugar dos tradicionais gaveteiros laterais, foram usados uma mesa de apoio e um banco com assento de palhinha, fazendo um conjunto interessante com as luminárias Piccolo, da Lumini, na versão de chão.
“Um dos desafios deste projeto foi o pé-direito baixo que, por já estar na laje, decidimos não rebaixar. Para contornar o problema, desenvolvemos uma luminária de sobrepor no teto, em trilho de freijó natural, que mescla iluminação de foco e difusa, além de funcionar como um elemento decorativo diferenciado”, finaliza o arquiteto Diego Raposo.
Projeto: Arquitetos Diego Raposo e Manuela Simas
Fotografia: MCA Estúdio
Você já conhece nossas redes sociais?
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco
TAG: DÉCOR MINIMALISTA