Apartamento compacto, de 36m2, muito charmoso e bem resolvido, em Ipanema é o “Primeiro projeto a gente nunca esquece” do jovem arquiteto Rodolfo Consoli, que tem 29 anos, cerca de um ano de formado, e acabou de abrir seu próprio escritório, depois de passar pelos escritórios Beta Arquitetura e Da Hora Arquitetura.
O cliente, Oberdan de Castro, 36 anos, advogado de Goiânia que atualmente mora em São Paulo, costumava visitar o Rio de Janeiro com frequência nas férias e fim de semana. Como ele sempre gostou de Ipanema, aproveitou o trabalho remoto em home office por causa da pandemia para comprar um pequeno imóvel no bairro, onde pretende morar até o fim do ano, mas quando acabar o período pandêmico, será usado como apartamento de temporada.
O novo proprietário só visitou o apartamento um dia antes de efetuar o pagamento (quem fez toda a negociação e achou o imóvel foi o arquiteto). Ele adorou o prédio baixo, a vista para o verde e a presença de luz natural farta na sala e no quarto.
A elaboração e execução do projeto, que incluía uma reforma total, com substituição de toda parte hidráulica e elétrica, contra-piso, piso e janelas, demorou apenas um mês, já a obra, demorou 3 meses.
Um dos pedidos do cliente era um segundo banheiro para visitas, pois na planta original só havia o banheiro da suíte, o arquiteto usou então uma parte entre a sala e a cozinha para a criação do lavabo. Também pediu uma cama grande no quarto e um móvel na sala que pudesse ser usado como sofá e cama de hóspede.
Como a sala era muito estreita, ele aumentou o espaço dela incorporando meio metro do quarto.
“Com o quarto ainda menor, tive que projetar o guarda-roupas em volta da cama e assim ganhar um pouco de espaço de circulação”, conta ele, que também precisou nivelar o piso da cozinha, que era 10cm mais alto em relação ao restante do apartamento.
Destaques do projeto, tanto na decoração como na arquitetura de interiores:
- Como o arquiteto optou por utilizar uma base neutra cinza em todo o apartamento, ele se sentiu mais livre para brincar com cores em alguns detalhes, como a cozinha (que ganhou revestimento de parede em azulejo rosa antigo), o sofá-cama da sala com capa e almofadas azuis e a roupa de cama que mescla tons de salmão e rosa antigo em diferentes texturas (tricô, veludo e linho).
- O grande banco projetado pelo arquiteto e executado em concreto armado se estende ao longo de toda a parede da sala, servindo de apoio de bar e assento extra para receber vários convidados ao mesmo tempo.
Fotos: Denilson Machado, do @mca_estudio
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco