Quando o casal decidiu reformar o imóvel de 235m² localizado em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, o principal desejo era ter o apartamento com décor leve.
A arquiteta Patricia Netto, amiga de longa da data dos moradores e, agora, clientes, assina o projeto com essa proposta de décor leve, contemporâneo e integrado.
Do projeto à finalização da obra, foram dez meses. Para trazer a amplitude desejada pelos moradores, a arquiteta optou por derrubar algumas paredes, integrando as áreas sociais.
“As paredes saíram para dar vez a essa integração, que é muito fácil de ser percebida no piso, através do tapete, que vai desde o estar principal até o longe, e no teto, com os rasgos de iluminação que vão desde a parede até o teto da sala de estar, com tamanhos irregulares”, afirma.
Como o imóvel era antigo, da década de 80, os revestimentos estavam inadequados para os dias atuais, com cores sombrias, como o marrom que existia na cozinha. Patricia propôs trazer para o décor leve com um ar praiano, aproveitando a atmosfera existente no bairro carioca.
“Como os moradores queriam espaços leves para receber visitas, a ideia foi promover a integração dos ambientes e trazer uma decoração leve e acolhedora”, explica a arquiteta, que também optou em um tom minimalista no uso de móveis.
Para isso, o azul se faz presente em vários pontos das áreas sociais, como na tapeçaria e mobiliário. Além disso, Patricia busca mesclar influências brasileiras e estrangeiras: um brise – com inspiração no cobogó – em marcenaria, desenhado pela arquiteta, permitiu que as áreas de circulação fossem ainda mais aproveitadas.
Sobre a marcenaria, a arquiteta fala que deu uma atenção especial a esse detalhe, que já é uma assinatura em seus projetos.
“O brise da entrada principal marca o acesso e encanta quem entra no apartamento. O painel atrás da TV recebe revestimento especial e é delimitado de forma irregular pelo detalhe marcenaria desenhada a sua frente”.
Na cozinha, o uso de cimento queimado dá o tom do décor leve, a marcenaria desenhada sob medida, aproveita cada centímetro disponível. O cinza escolhido para as portas, junto com a cor do cimento queimado da continuidade a ideia minimalista. Repare como os eletrodomésticos se mesclam perfeitamente, quase desapercebidos.
Os tons mais sóbrios são levados também para a suíte principal.
“O quarto recebeu cores fortes e masculinas, como gosta o casal. Atemporal, o cinza aparece predominantemente nas suas variações e o preto está nos detalhes”.
Você já conhece nossas redes sociais?
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu
tag: Patricia Netto