O sonho de um casal de advogados foi realizado pela arquiteta Manuela Santos: morar numa casa cercada pela natureza para desfrutar de mais tempo com seus três filhos.
A disposição original do imóvel foi preservada, sendo a integração dos ambientes o principal destaque do projeto – principalmente da área social. Como o casal trabalha de forma híbrida e tem dois filhos pequenos e um adolescente, passam muito tempo juntos. Por isso, o detalhamento dos espaços, pensados para acompanhar o dia-a-dia dos integrantes da família, merece ser evidenciado.
“O desejo dos moradores era um lar amplo e incorporado à área externa no pavimento térreo. Para isso, pensamos numa grande sala de estar, trabalhando com poucos móveis, entre eles um sofá em “L” voltado para a vegetação. Na cozinha, criamos uma pequena copa de apoio que conta com uma bancada junto à janela com vista para o verde do paisagismo”, explica afirma Manu.
Os revestimentos, o mobiliário e a marcenaria imprimiram um alto astral para a casa, que ganhou também um toque de sustentabilidade: a palha, a madeira e o linho garantiram levar leveza ao conjunto.
O espaço gourmet, a piscina e o estar ficam na parte externa. No primeiro andar se localizam o quarto do casal, o quarto da filha e o quarto dos meninos, além da copa de apoio com frigobar, na área de circulação.
“Usamos uma marcenaria de cama personalizada com níveis diferentes entre elas, para garantir privacidade ao quarto dos filhos. O esconderijo criado por esse desnível tornou-se um espaço para brincadeiras secretas além de uma área para guardar os brinquedos, com detalhe para a janelinha na lateral e iluminação interna. Já no quarto da filha, pensamos em um ambiente bem teen e descolado, com mesa de trabalho e estante que permite a colocação de suas peças preferidas à mostra, como os vinis da parede”, acrescenta a arquiteta.
O escritório desenvolveu para o quarto do casal um painel ripado em peroba do campo, que harmoniza com o piso da mesma madeira. Também trouxe uma iluminação indireta, buscando transmitir uma sensação de aconchego e relaxamento.
No terraço há uma área de home office, separada dos demais ambientes da casa. O escritório se incorpora ao terraço através de uma porta de correr de vidro, que permite o contato com a natureza e a entrada de luz natural. Neste cômodo, vale ressaltar a grande bancada de trabalho com gaveteiro e o detalhe de um porta-lápis em marcenaria embutido na mesa, feitos sob encomenda.
“O paisagismo do Estúdio Rôza proporcionou um espaço bastante agradável para os clientes, que trabalham de forma híbrida. Na sala de TV, desenvolvemos uma estante em “L” do piso ao teto, com detalhes de iluminação para dar destaque especial à biblioteca” , conclui a arquiteta Manuela Santos.
Arquiteto: Manuela Santos
Fotografia: André Nazareth
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco