O espaço Alma Brasileira marca a estreia da arquiteta Juliana Cascaes na CasaCor São Paulo, onde mora desde 2020. Nascida em Curitiba, ela tem experiência de quatro edições da CasaCor MT. O projeto, distribuído em um living de 125m², traz uma forte representação da brasilidade, miscigenação e todo potencial do povo brasileiro.
Cada detalhe foi pensado para apresentar um espaço acolhedor e rico em elementos aconchegantes e com muita memória afetiva. Como resultado, todos os mobiliários são de design nacional – criados por nomes como Zanini Caldas e Ricardo Fasanello, se misturam com outras peças assinadas por designers contemporâneos, como Jader Almeida, Ronald Sasson e Gustavo Bittencourt.
As escolhas feitas pela arquiteta valorizam também a arte brasileira. O Quadro de Abraham Palatnik representa a relação do Brasil com o mundo e instiga no observador o pensamento crítico através das linhas presentes em seu quadro. Já o artista Amilcar de Castro assina duas obras: a escultura Corte e Dobra, com corte a laser em aço, fruto da geometria flexível e humana que surgiu com o movimento neoconstrutivista brasileiro, e uma litogravura impressa manualmente. Um mosaico de Athos Bulcão faz referência à capital federal e uma gravura dos Irmãos Campana – feita exclusivamente para a Louis Vuitton homenageando o estado de São Paulo, completam o espaço.
São Paulo também está presente no teto idealizado por Juliana, retroiluminado, com recortes a laser em madeira, criando um elemento arquitetônico que prestigia a calçada paulista. Esta obra inclui a expressão da cultura urbana, inspirada na criação da artista plástica Mirthes dos Santos Pinto, de 1966, que traz a silhueta do mapa do estado de São Paulo.
O paisagismo harmoniza o ambiente e traz a brasilidade da nossa flora, com folhagens nativas frutíferas, como o açaí. Entusiasta da causa ambiental e da sustentabilidade, a arquiteta escolheu uma mesa de Hugo França com base de Ipê. Seus painéis possuem madeiras com certificação FSC e seu ambiente é feito de materiais naturais do Brasil e plantas nativas.
O toque especial do projeto traz sofisticação e desperta a memória afetiva com o piano do acervo particular da família, que fez parte da infância de sua mãe. Neste living diferenciado, o visitante viaja pelas regiões do Brasil. A trama do sofá remete às redes de pesca do Sul; a região Sudeste é representada pelo seu teto autoral, assim como uma escultura na entrada do ambiente que revela a principal atividade econômica de Minas Gerais: o minério.
Uma cortina criada e assinada pelo estilista e ícone da moda, Lino Villaventura e feita por bordadeiras cearenses para Juliana Cascaes, simboliza o Nordeste; já os cocares feitos à mão, presentes de indígenas amazonenses de Parintins do grupo Boi Caprichoso durante a Festa do Boi Bumbá retratam a região Norte. Terminando essa aventura, um quadro de Rita Duarte homenageia o Centro-Oeste.
Projeto: Juliana Cascaes
Escritório: Juliana Cascaes Arquitetura
Fotografia: Favaro JR
36ª CasaCor SP 2023
De 30 de maio a 06 de agosto de 2023
Local: Conjunto Nacional / Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.