Reforma em etapas
Primeira parte do projeto de reforma e decoração deste apartamento no Leblon,
assinado por Adriana Esteves e Mariana Junqueira,
Localizado no Leblon, o apartamento de 100m² pertencente a um casal de advogados com um filho adulto ganhou nova vida após o projeto de reforma e decoração realizado pelas arquitetas Adriana Esteves e Mariana Junqueira, sócias no escritório Adriana Esteves Arquitetura.
O primeiro contato das profissionais com os proprietários foi inusitado: Adriana e o dono do apartamento treinam karatê com o mesmo Sensei.
A partir dessa coincidência, o casal passou a acompanhar o trabalho da dupla pelo instagram, até que surgiu o convite para um desafio: reformar a suíte do filho em 45 dias, no final do ano passado.
Estudante de direito, com 24 anos, o rapaz estava em Barcelona e os pais desejavam fazer uma surpresa quando o filho chegasse para o Natal.
Desafio cumprido, o novo quarto ganhou um estilo jovem e despojado, com marcenaria desenhada pelas arquitetas e paleta de cores neutra, composta por cinza, branco e madeira, e persianas que emolduram a vista para a praia do Leblon.
A reforma foi retomada pela família em abril, contemplando toda a área social, escritório, cozinha e lavabo, e concluída em julho deste ano.
Apenas a suíte do casal não foi inclusa no projeto, pois será feita em outro momento.
O living, antes dividido em sala de estar e TV, era estreito e comprido, sendo parcialmente integrado na reforma.
“Trabalhamos para transformar o espaço em um grande living com conforto para assistir TV, mas sem dar muito destaque ao aparelho, realocado para o estar. Na antiga sala de TV criamos um lounge bar”, explica Adriana, que completa: “descobrimos uma viga durante a obra. Nós a transformamos em um pórtico e unimos as duas áreas com o trabalho de marcenaria e pintura na parede, que simula o efeito de uma boiserie, contornando os dois ambientes”, conta a arquiteta.
De acordo com Mariana, o casal pediu apenas que o piso em mármore Botticino fosse mantido e que a decoração fosse o mais clara possível.
“Queriam um apartamento mais leve e contemporâneo, sem perder o estilo clássico do casal. Para isso, adotamos uma paleta neutra com variações do fendi nas paredes e colorimos pontos estratégicos, como tapete, almofadas e objetos”, descreve.
Todo o mobiliário da área social é novo, com adição de obras de arte, de artistas plásticos como Adrianna Eu e Fernando Lindote, às peças de acervo da família, como o quadro de José Paulo Moreira da Fonseca.
O escritório segue a mesma orientação do living, com base neutra e pontos de cor.
“Elegante, simples e muito funcional”, nas palavras de Adriana, o espaço ganhou marcenaria projetada pelas arquitetas e peças de design assinado que mesclam passado e presente: a moderna cadeira de escritório Aeron acompanha a escrivaninha Quilombo, de Arthur Casas, e foi ainda combinada à Poltrona Cuca, de Zanine Caldas.
A cozinha, por sua vez, ganhou uma decoração mais rústica, com direito à parede de tijolinhos e bancada de apoio em madeira, com banquetas.
Nesse cômodo, a obra consistiu na retirada da porta entre a cozinha e a área de serviço, integrando os espaços através da aplicação de azulejos e da bancada em L, de um lado acolhendo a pia e o fogão, do outro o tanque e a máquina de lavar.
Como trata-se de um ambiente estreito, de apenas 9m², as arquitetas optaram por reposicionar a geladeira para não atravancar a passagem, criando um nicho para embutir na parede de tijolinhos, tirando apenas alguns centímetros do quarto de empregada, usado pelos moradores como despensa.
Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.
Você já conhece nossas outras redes sociais?
Já segue o Conexão Décor? Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu