Casa das Sibipirunas: Otto Felix reinventa o conceito de casa de campo na CASACOR São Paulo 2019.
O profissional apresenta um projeto de 250m² que se integra com a natureza e respira harmonia.
O arquiteto Otto Felix marca presença na edição de 2019 da CASACOR São Paulo, que este ano leva como temática ‘Planeta Casa’, e acontece de 28 de maio à 04 de agosto, no Jockey Clube.
De maneira única, o profissional traduziu o conceito do evento por meio de uma morada de 250m² que respira traços retos e mistura, harmonicamente, um lado rústico com o suprassumo da contemporaneidade.
A Casa das Sibipirunas, dividida em living com lareira, cozinha e uma suíte com closet, instiga por um morar mais reflexivo e desconectado, onde a proposta por uma vida mais simples foi estabelecida como referência.
Propondo um projeto arquitetônico contemporâneo e que, em termos técnicos, pode ser considerado leve e de fácil execução, a residência foi baseada em três elementos principais: vidro, gesso e travertino romano.
A forte presença desses materiais reinventa o conceito de casa de campo e traz uma releitura muito mais moderna, minimalista e afamada.
Criada por meio de peças estruturais, ou comumente chamadas de vigas metálicas, com fechamento em vidro nos espaços remanescentes, a morada se integra com duas árvores que já existiam no local, a quais de maneira poética e orgânica, batizaram o ambiente.
Inspirado pelas soluções das décadas de 40 e 50, Otto trouxe como referência os pisos de cerâmica vermelha muito encontrados em construções antigas da cidade de São Paulo.
O que era moda na época e vendia mais do que as próprias peças de ladrilho, acabou sendo esquecida e substituído.
O arquiteto, então, recriou a paginação com cacos de Travertino Romano, proveniente do reaproveitamento de sobras de uma marmoraria.
Além de apresentar uma das facetas sustentáveis do projeto, ainda constitui a bancada da cozinha minimalista, a tornando uma espécie de ruína que se confunde com uma intervenção artística.
As portas de serralheria, guardam os eletrodomésticos e armários de maneira sútil e elegante.
O teto, em gesso ripado, permite a entrada de luz solar e cria uma brincadeira interessante de luz e sombra.
Durante a noite, a iluminação que permeia os pilares da construção cria uma atmosfera cênica e destaca a estrutura do ambiente.
O living conta com uma lareira, que acolhe e exibe pelo fogo, um elemento vital que contrasta passado e presente.
O tapete delimita o local, quebrando o paradigma na apresentação e divisão dos espaços, que conversam entre si com os móveis cuidadosamente selecionados e dispostos com proporções análogas de conforto e sofisticação.
O mobiliário elegante e sóbrio, com tons mais escuros e quentes, e que interagem com o resto da composição do projeto.
A mesa de jantar com pés de latão e tampo de granito café imperial rústico, por exemplo, é um desenho original do profissional.
A máster suíte também possui peças de design autoral, como a cabeceira e a base da cama, além do amplo closet revestido em camurça suede, dividido entre nichos e prateleiras.
O banheiro segue o conceito de ruína e nasce de modo orgânico do chão, emoldurando o box e a cuba Deca.
Um grande espelho surgindo ao fundo cria a sensação de estarmos vendo um sol nascendo ou se pondo, dependendo do momento que é visto, e completa o décor.
Absolutamente incrível!
Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.
Você já conhece nossas outras redes sociais?
Já segue o Conexão Décor?
Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu