Paisagismo, por Marianne Ramos, dá o toque no projeto.
Priorizando o conforto e o ar convidativo, desejados pelo jovem casal morador, os profissionais do escritório Cipriano Paffi, junto á arquiteta Leli Bueno, partiram da base contemporânea, com paleta de tons neutros, para explorar detalhes rústicos e elementos sofisticados neste lar de 450 m².
Harmonizada a materiais naturais, como linho, couro e fibras naturais presentes no mobiliário, a madeira foi amplamente empregada para aquecer os ambientes.
Como por exemplo dos painéis ripados de Freijó da cozinha e da varanda e da bancada do lavabo e da mesa da varanda de Imbuia.
No estar, ganha destaque a composição de design formada por cadeira Oscar e banco Mocho, de Sergio Rodrigues, cadeiras Girafa Bordadeira, de Lina Bo Bardi, e 3 Apoios, de John Graz.
Já na cozinha integrada por uma extensa ilha central, os grandes protagonistas são justamente os painéis ripados, presentes na base da ilha e na parede de fundo, aqui, camuflando as portas de acesso ao lavabo e à lavanderia.
Ao lado da escada que conduz aos dormitórios, a parede verde, criada pela paisagista Marianne Ramos, mescla samambaias americanas e amazonenses, peperomia variegata e costela de adão, trazendo aconchego natural aos ambientes sociais.
Como uma extensão das salas e da cozinha, a varanda é contemplada por área gourmet, de um lado, com mesa de tora rústica e hortinha de temperos e verduras em alguidares de barro, e área de estar, do outro, abraçada por um acolhedor jardim vertical com samambaias e irrigação automática.
Além de horta e jardim vertical, o paisagismo externo de Marianne Ramos inclui vasos grandes com palmeirinhas fênix, agave e aspargos de vegetação.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu